Café da Manhã para encerrar o 2º Módulo !

2º Módulo - Aula 15: De olho no Cliente!

                                                                                    27/11/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e realizamos a socialização das atividades não presenciais no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades.
·        Os alunos fizeram uma analise do mercado consumidor de uma padaria próxima a sua casa e depois dos concorrentes da mesma selecionando quanto a atendimento, localização, preço, qualidade dos produtos, reputação e tempo de mercado.
·        Os alunos a partir da empresa selecionada a padaria , construiram um perfil dos consumidores em potencial da empresa.
·        Os alunos deram suas opiniões se a postura ética é fundamental na relação com os concorrentes.Qual a sua opinião?
·        Os alunos também responderam as questões não presenciais de múltipla escolha sobre o restaurante Bento e o seu relacionamento com diferentes empresas e sobre as afirmações de um consultor na época de Henry Ford.
Iniciamos a aula 15 De olho no cliente” fazendo a leitura do texto discutimos com os alunos da importância de valores de um mercado alvo os clientes. A ação de Marketing envolve a compreensão do mercado para a melhoria da relação entre a empresa e seus clientes. Por isso, interessa a todos na empresa: sócios e também funcionários. Afinal, todos precisam estar de olho no cliente! Durante este bate papo tivemos muita descontração e cada aluno deu sua idéia e apresentou um pouco de suas dificuldades do dia a dia em relação ao atendimento que se tem nos dias de hoje, que interessa a todos na empresa ter um bom relacionamento com: sócios e também funcionários. Afinal, todos precisam estar de olho no cliente! Para concluirmos analisamos dois ou três comércios de mesmo ramo e qual a representatividade deles no mercado, relacionamos com a ilustração inicial do capítulo, quais os fatores que estão influenciando nas vendas dos carrinhos de pipoca?
Pedimos a um dos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
 Em “Iniciando a Conversa”, os alunos conheceram a história de dona Idalina, que já estava no ramo de alimentação, e devido a uma necessidade de mercado percebida por seu filho, resolve abrir um restaurante nas imediações da faculdade onde ele estuda. Infelizmente, devido ao fato de dona Idalina não estar focada no cliente, seu restaurante não estava indo bem. O aluno pode desenvolver aqui a habilidade de: identificar a importância da pesquisa de mercado para o estabelecimento de um negócio.
Após leitura fizemos uma recapitulação da história da Dona Idalina revendo cada ponto da teoria dos 4 Os e fomos registrando na lousa os principais pontos da história.Logo a seguir os alunos responderam as questões da seção “Agora é com você” após a conclusão da atividade socializamos as respostas dos alunos.
 Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta informações sobre o foco que será o cliente. Para qualquer empresa, ele é peça fundamental para se alcançar o sucesso. Mais do que conseguir clientes, é importante mantê-los e para isso deve-se ouvi-los, saber quais suas expectativas e aplicar os 4 Ps ao negócio. No vídeo foi mostrado a conversa com Rogério Miola, gerente de um shopping center, nosso aluno pode aprender como oferecer ao cliente o que ele deseja, que serviços prestar a eles, o tipo de tratamento adequado aos clientes, o perfil do público do shopping e a aplicação dos 4 Ps.
Em “Por dentro do tema”, o aluno viu a importância dos 4Ps do Marketing e o impacto deste conceito para o restaurante de dona Idalina. A partir dos 4 Ps ele pode estudar melhor o caso de dona Idalina – conhecendo os possíveis clientes e suas necessidades, o estudo sobre o preço, a localização e a promoção de sua empresa. O aluno desenvolveu as habilidades de:
1.Identificar e relacionar os 4 Ps do marketing;
2.Analisar um negócio sob a ótica dos 4 Ps;
3.Identificar os fatores de sucesso que propiciam o reposicionamento de mercado.
Em “Fazendo e Aprendendo”, o aluno teve a oportunidade de refletir sobre a estratégia utilizada para reposicionar no mercado as sandálias Havaianas, os fatores que impactam na localização de um ponto comercial de ramos distintos e os fatores importantes para estabelecer o preço de um produto ou serviço. Revemos também a propaganda da marca “Dove” sobre o uso de pessoas comuns para realização de um clipe, qual o efeito deste tipo de publicidade.
Em “Vale saber”, convidamos os alunos para refletir sobre as conseqüências da propaganda enganosa e os diretos do consumidor relacionados a ela. Lembre-se de que a imagem (positiva) pode ser considerada um bem da empresa que é muito valorizado (bem intangível).
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Apresentem o conceito de marketing da teoria dos 4 Ps, analisando uma empresa entorno de sua casa ou de sua escola?.
·        Quem faz propaganda enganosa fala mal de si mesmo” você conhece algum caso em que o Código de Defesa do Consumidor foi violado? Explique com suas próprias palavras e de sua opinião.Para completar veja o liink do Código de Defesa do Consumidor: http://www.almg.gov.br/procon/codigo/codigo%20co nsumidor.pdf.
·  Retornar ao estudo de caso da “Pastelaria do Chico” do capítulo 14, e baseados nos resultados que obtiveram em suas pesquisas de mercado, vinculado ao conhecimento adquirido em relação aos “4Ps do Marketing” deste capítulo, montem uma estratégia de posicionamento da empresa mais eficiente em relação aos seus futuros clientes criando materiais de divulgação e estratégias de atuação em Marketing.
·        Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de qual a estratégia de preço é recomendada e a questão qual é tipo de promoção recomendada


Vagner Corrêa Netto

2º Módulo - Aula 14: De olho no Mercado !

                                                                                    20/11/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e realizamos a socialização das atividades não presenciais no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades.
·        Os alunos definiram um ramo de empresa, selecionaram um produto e estabeleceram os itens necessários nos estoques para a sua fabricação. Apontaram a quantidade mínima de estoque para a produção de seu produto?
·        Os alunos estabeleceram se há ou não a necessidade de estoque de segurança e qual o método para a definição do nível ideal de estoque que você utilizaria em sua empresa?
·        Elaboraram um fluxo de um processo de compras para a empresa que já desenvolveram.
·        Os alunos assistiram ao vídeo de Logística da NATURA, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=JSdxG54jkns e observar  todo o processo do gerenciamento da cadeia de suprimento, faça uma análise pessoal por escrito deste processo
·        Viram e analisaram alguns vídeos do SEBRAE que trazem casos de empreendedores e consultores especializados, abordando questões do dia-a-dia do mundo dos negócios e valiosas dicas para o sucesso nos empreendimentos. Negócios & Soluções - Estoque - Parte 1/3 http://www.youtube.com/watch?v=_RA50x_yTz0 Tirar sua opinião pessoal.
·        Os alunos também responderam as questões não presenciais de múltipla escolha sobre estocar ou cantar eis a questão e sobre o plano de aquisição de materiais da empresa estokada.
Iniciamos a aula 14 De olho no mercado” fazendo a leitura do texto inicial e discutimos com os alunos da importância de uma especialidade no trabalho, e tudo o que não temos capacidade para produzir nos é fornecido por outros. Assim, o professor se alimenta com aquilo que o fazendeiro plantou, o fazendeiro cuida da sua saúde indo ao médico, o médico matricula os seus filhos na escola em que o professor dá aula, e assim por diante. Que o primeiro meio de troca se dava o nome de escambo.Que no Mercado a relação entre a oferta – pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços – e a procura – pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços.Questionamos os alunos sobre como seria se a prática de escambo (trocas) ainda fosse praticada hoje. Questionamos sobre as necessidades básicas: alimentação, vestuário etc. Durante este bate papo tivemos muita descontração e cada aluno deu sua idéia e apresentou um pouco de suas dificuldades do dia a dia em relação aos meios de consumo.
Pedimos a um dos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
            Em “Iniciando a Conversa”, apresentamos aos alunos a história de Chico que acaba de abrir uma pastelaria e assume um novo papel no mercado.Que no mercado a três fatores descidos que são:
·        Concorrentes
·        Consumidor
·        Fornecedor
        Nessa sessão o aluno pode desenvolver as habilidades de:
1. Analisar os fatores decisivos para o sucesso da empresa;
2. Caracterizar oferta e procura
3. Analisar o mercado comparando os pontos fortes e fracos entre a organização e seus concorrentes;
4. Observar e analisar as características dos possíveis fornecedores da organização;
5. Observar e analisar o perfil dos consumidores.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta informações sobre as diferentes estratégias de mercado adotadas pelas empresas. No qual é entrevistado o Sr. Luiz Neto, proprietário de uma lavanderia tradicional de bairro, que fala das adaptações que teve que fazer, em sua empresa, para atender as transformações do mercado. E a entrevista com o Sr. José Ventura, Gerente de Expansão de Franquias de uma grande rede de lavanderias, que apresenta as estratégias que utiliza para enfrentar a concorrência. Oferta e procura, atendimento diferenciado, oportunidades e promoções são alguns dos conceitos que vimos no vídeo.
Fizemos uma analogia sobre os produtos vendidos no mercado que alteram de preço quando a sociedade tem por hábito consumi-lo, por exemplo: bacalhau na quaresma (tempo que precede a Páscoa – Comemoração religiosa), tender, peru e panetone no Natal, (Comemoração religiosa) entre outros, que assim pode auxiliar na compreensão da lei da oferta e da procura com os alunos.
Os alunos selecionem uma empresa conhecida sua e fizeram uma análise sobre o mercado: consumidor, concorrente e fornecedor da empresa. Tendo desta forma refletido sobre as organizações e sistematização dos conceitos das mesmas.
Em “Por dentro do tema”, o livro apresenta a história de Bruno e Renata, que pretende montar uma malharia próximo de onde moram. Já Bruno pretende abrir uma loja de roupas de crianças no shopping Center novo da cidade. A partir da análise das pretensões de Bruno e Renata, o aluno terá a oportunidade de desenvolver as habilidades de:
1. Analisar a participação da empresa no mercado.
2. Calcular os consumidores em potencial e a relação com os concorrentes da região.
3. Calcular o valor médio de compras.
4. Analisar o mercado em relação ao potencial de vendas da empresa.
Solicitamos aos alunos que se dividissem em dois grupos na sala e produzissem uma situação hipotética em grupo: uma empresa com todos os seus problemas de mercado e formas de trabalho e os cálculos de sua participação no mercado. Ao final da criação da empresa um dos alunos expôs o trabalho e o outro grupo da sala analisou sua participação no mercado, valor médio de compras e analisou as vendas relacionadas ao seu potencial. Em um segundo momento ouve a troca de situações, de modo que cada grupo ficou com uma situação criada por outro grupo.
Aproveitamos as situações para fazer uma correção coletiva, na lousa envolvendo o grupo que criou e o grupo que realizou a atividade: criando um ótimo momento de socialização e sistematização dos conceitos trabalhados nesta lição.
Em “fazendo e aprendendo” realizamos as atividades proposta onde tivemos varias questões dissertativas onde o aluno pode verificar os seus conhecimentos adquiridos nesta aula.
Em avalie seu conhecimento o aluno pode refletir sobre  uma empresa que resolveu inovar um pouco adotando um novo tipo de mercado planejado que vai afetar os concorrentes? O aluno também escolheu uma empresa que conhece bem ou que costuma freqüentar (por exemplo: um supermercado, uma loja ou um comércio do seu bairro). E analisou se este estabelecimento tem concorrentes. Como essa empresa se posiciona frente à concorrência?
 Na seção “Vale saber”, o aluno teve a oportunidade de refletir sobre a postura ética da empresas frente a seus concorrentes.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
       

Vagner Corrêa Netto

2º Módulo - Aula 13: Administração de Estoque

                                                                                    13/11/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e realizamos a socialização das atividades não presenciais no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades.
·        Os alunos selecionaram uma empresa próxima a sua casa e pesquisaram sobre a logística dos processos de planejamento, execução e controle de processos? Pesquisaram sobre os incentivos fiscais para a instalação das empresas?
·        Os alunos refletiram sobre Quais os problemas que podem ocorrer com uma empresa ao não tomar cuidados da higiene e também de comprometimentos de qualidade do produto?
·        Os alunos pesquisaram sobre o que é logística reversa?
·        Os alunos também responderam as questões não presenciais de múltipla escolha sobre armazenagem e almoxarifado e sobre sistema de armazenagem de matérias.
Iniciamos a aula 13 Administração de Estoques” fazendo a leitura do texto inicial e discutimos com os alunos a importância da Administração de estoque, tanto na vida particular como nas empresas onde a organização tem necessidades muitas vezes imediatas de matérias como, por exemplo, para continuar um processo produtivo, etc. Refletimos sobre a despensa de uma casa simples até os depósitos de grandes corporações, nas mais diversas situações, há que prever o que vai ser necessário e manter o estoque em dia, como algumas linhas de produção que sofrem a falta de controle de materiais e, consequentemente, a falta deles.  Sendo assim foi possível o aluno perceber como a falta de organização quanto ao controle de estoque pode prejudicar um empreendimento.Durante  a apresentação do texto inicial tivemos varias participações dos alunos relatando das suas situação de constrangimento pela falta de algum item da despensa de casa e que muitas vezes o menu programa se transformou em algo bem diferente do que se idealizou inicialmente.
Lemos em conjunto a história do pequeno comerciante, o Sr. Pedro, com todos os seus problemas administrativos e principalmente na área de administração de estoque. A seguir refletimos como seria possível ajudarmos Sr. Pedro, de alguma forma, a evitar chegar a uma situação de tanto prejuízo.
        Em “Iniciando a Conversa”, o aluno pode perceber a importância de se controlar os estoques de maneira eficiente, principalmente relacionando à necessidade, preço, capacidade de armazenamento, demanda de utilização e até mesmo a validade do produto.

Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que evidencia importante dos setores dentro de qualquer empresa: o estoque. É lá que todos os materiais que serão utilizados pelos empregados estão guardados. Boa organização, planejamento e controle são essenciais para que este setor funcione adequadamente. Vimos a entrevista com a Alessandra Giglio, Diretora de Marketing de uma grande rede de supermercados, onde o nosso aluno pode conhecer o que é um centro de distribuição, como controlar os produtos, o estoque de segurança e a transferência de estoque, os fornecedores quanto à escolha e relacionamento, a compra de produtos e a gestão da cadeia de suprimentos.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
Em “Por dentro do tema”, apresentamos  ao aluno te a oportunidade de desenvolver as habilidades de:
 1. Identificar a importância do estoque em uma empresa;
2. Reconhecer os fatores positivos e negativos relacionados à administração dos estoques;
3. Identificar e caracterizar os diferentes métodos de definição dos níveis de estoque:
·        Métodos do consumo do último período,
·        Média móvel
·        Média móvel ponderada.
4. Identificar e caracterizar cada fase do fluxo de um processo de compras, desde a ordem de compra ao controle do recebimento da mercadoria comprada.
5. Reconhecer a cadeia de suprimentos como um sistema aberto que inclui o produtor, o distribuidor, o cliente e o fornecedor.
Desenvolvemos com os alunos na lousa os métodos de calculo da media móvel e móvel ponderada, explicando o mecanismo de funcionamento do calculo da media e também explicitamos sobre outros métodos que podem ser utilizados, como a moda e a mediana. Alguns alunos comentaram que estes métodos caíram na prova do ENEN.
Discorremos sobre o que é “Just in time” explicamos sobre a técnica japonesa como ela surgiu nos reportamos a parte histórica do Japão assim como sobre os teóricos Willian Edwards Deming e Joseph Moses Juran que levaram a Administração japonesa ser o que é. Bem como a sobre a contribuição administrativa dos teóricos japoneses Ishikawa, Kondo, Kusaba, Mizumo.
Em fazendo e aprendendo realizamos as atividades proposta de ajuda ao Sr. Jacinto, que é vizinho do Sr. Pedro, possui um comércio de eletrodomésticos a fazer a compra mais adequada. Calculamos com o método da média móvel ponderada e desejada quantidade de televisões que ele deverá comprar.
Na seção “Vale saber”, o aluno teve a oportunidade de rever a história da quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, sob a ótica administrativa. Dendo desta forma um ótimo momento para a reflexão.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Realizaremos a simulação da prova oficial para os alunos poderem ter uma maior firmeza na realização da prova final e realizamos algumas fotos.  


Vagner Corrêa Netto

2º Módulo - Aula 12: Administração de Materiais

                                                                                    06/11/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema do WEBSAi para fazerem o su cadastro da avaliação institucional, após o cadastro os alunos entraram no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.

·        Os alunos pesquisaram sobre Tecnologia aplicada ao processo produtivo?
·        Os alunos pesquisaram sobre os incentivos fiscais para a instalação de empresas?
·        Os alunos leram a matéria “Loja sob medida”,disponível em http://www.amis.org.br/downloads/gondola/g128/layout.pdf. Em seguida, visitaram um supermercado e analisaram como o espaço físico da loja foi projetado. Após a leitura e a visita ao supermercado, registraram nos seus blogs algumas sugestões para a melhoria o espaço físico da loja, bem como relatar o que julgam funcional no local visitado.
·        Os alunos pesquisaram sobre manutenção preditiva?
·        Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre tecnologia e sobre mudanças no arranjo físico.
·        Os alunos responderam também as questões não presenciais, de múltipla escolha sobre tecnologia e sobre mudanças no arranjo físico.
Iniciamos a aula 11 Administração de Materiais I” fazendo a leitura do texto inicial e discutimos com os alunos a importância da Administração de materiais, tanto na vida particular como nas empresas onde a organização tem necessidades muitas vezes imediatas de matérias como, por exemplo, para continuar um processo produtivo, etc. Refletimos sobre a problematização com algumas linhas de produção que sofrem a falta de controle de materiais e, consequentemente, a falta deles.  Sendo assim foi possível o aluno perceber como a falta de organização quanto aos materiais pode prejudicar um empreendimento.
Lemos em conjunto a história de Maria e sua empresa de congelados com todos os seus problemas administrativos e principalmente na área de administração de materiais. A seguir refletimos como seria possível ajudarmos Maria, de alguma forma, a superar essa fase da empresa.
Também em conjunto fomos relacionando os desafios da administração de materiais da história de Maria, anotando na lousa os problemas encontrados na empresa.
Tentando refletir juntos, o que você mudaria na forma de administrar os materiais para melhorar a situação? Os alunos Registraram suas idéias no bloco de notas.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que evidencia a importância do controle de estoque e a classificação de materiais. Que a sintonia entre o estoque e a produção é essencial para o bom andamento de uma empresa. Vimos a entrevista com a nutricionista de uma empresa fabricante de lanches, nosso aluno pode aprender um pouco mais sobre a administração de materiais, a compra de matéria-prima, o recebimento dessas matérias-primas, o estoque, o envio do produto para a linha de produção e a organização dos produtos.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
Em “Por dentro do tema” levamos o aluno conhecer os processos envolvidos na administração de materiais: a relação entre o fluxo produtivo e fluxo de materiais, a classificação de materiais quanto à aplicação, ao valor e importância de materiais. Estudamos também as atividades básicas da administração de materiais, do recebimento aos cuidados quanto à segurança, deterioração e utilização adequada. O aluno também tomou conhecimento do conceito de logística e suas principais atribuições. Aprendeu a desenvolver as habilidades de:
1. Identificar e aplicar os cuidados quanto ao armazenamento adequado dos produtos, evitando sua deterioração e garantindo a sua permanência em bom estado;
2. Classificar os materiais de acordo com a sua aplicação;
3. Classificar os materiais de acordo com sua classe
4. Calcular o percentual de custo de um material em relação a seu consumo total em determinado período de tempo;
5. Identificar os tipos de classificação de materiais de acordo com sua perecibilidade e periculosidade
6. Caracterizar as atividades básicas da administração de materiais:
a) Compra: comprar os materiais necessários para as operações da organização.
b) Recebimento: receber os materiais comprados, verificando se as entregas estão de acordo com o que foi pedido e em perfeito estado.
c) Cadastramento: registrar todos os materiais que chegam à organização.
d) Almoxarifado: guardar os materiais, garantindo que fiquem em perfeitas condições até serem usados.
e) Gestão: gerenciar os estoques de materiais, garantindo que todos estejam disponíveis e em boas condições quando necessários.
f) Inventário físico: fazer o controle dos materiais, verificando as quantidades compradas, as consumidas e aquelas que se mantêm em estoque, e se estão de acordo com os controles contábeis.
7. Identificar a codificação numérica de materiais
8. Identificar quais são as responsabilidades das pessoas que trabalham no almoxarifado.
9. Identificar as etapas de trabalho, bem como identificar as ações pertinentes a cada uma delas;
10. Caracterizar a logística.
Em seção “Fazendo e aprendendo”  levamos o aluno a identificar as possíveis causas que refletem quando uma fábrica não está bem e o aluno fez uma análise com propostas para a superação dos problemas da empresa.
E em “Vale saber” o aluno pode refletir sobre reciclagem e responsabilidade social. Que Reciclar depende de uma postura cidadã e tem tudo a ver com Administração de Materiais, pois começa na catalogação do lixo.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Selecione uma empresa próxima a sua casa e pesquise sobre a logística dos processos de planejamento, execução e controle de processos? Pesquisar sobre os incentivos fiscais para a instalação de empresas?
·        Quais os problemas que podem ocorrer com uma empresa ao não tomar cuidados da higiene e também de comprometimentos de qualidade do produto?
·        Pesquisar sobre o que é logística reversa?
·        Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre armazenagem e almoxarifado e sobre sistema de armazenagem de matérias.
Realizaremos a apresentação de dois trabalhos dos projetos dos alunos para uma banca composto por professores da área de gestão e negócios que ministram aula em Bebedouro.


Durante a apresentação foi muito gratificante de se ver a realização dos trabalhos dos alunos e o desempenho com que eles se dedicaram tanto na escrita, como na pesquisa e apresentação final dos seus projetos.
A banca avaliou, fez seus comentários e também apresentou sugestões para a melhoria dos projetos,  elogiou os trabalhos dos alunos e a dedicação dos mesmos.

Vagner Corrêa Netto

2º Módulo - Aula 11: Administração da Produção e Operações

                                                                                    23/10/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema do WEBSAi para fazerem o su cadastro da avaliação institucional, após o cadastro os alunos entraram no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.
·        Os alunos pesquisaram sobre as inovações e evoluções que o sistema de produção vem sofrendo?
·        Os alunos pesquisaram sobre o processo de produção de algum produto próprio?
·        Responderam: Qual é sua opinião sobre a desigualdade da utilização dos recursos naturais e energia do planeta em relação aos países do Hemisfério Norte rico em relação aos países do Hemisfério Sul. Reflita o porquê desta desigualdade social.
  • Os alunos responderam também as questões não presenciais, de múltipla escolha sobre a questão a Herança do seu Manuel Carlos e sobre os novos sistema e métodos dos sistemas de produção.
Iniciamos a aula 11 Administração da Produção e Operações III” fazendo a leitura do texto inicial e discutimos com os alunos a importância da Administração da Produção, onde as organizações transformam matérias-primas para dar origem a produtos ou prestam serviços especializados ao mercado.
Levamos os alunos a Refletirem se em uma empresa, cada coisa ficasse num lugar diferente a cada dia. Já pensou numa montadora de automóveis na quais os equipamentos ficassem em lugares diferentes a cada semana? E uma fábrica na quais os responsáveis pela matéria-prima esquecessem de pedir novas entregas?Tudo isto seria um caos. Refletimos com os alunos como anda a organização da sua casa? Você sabe dizer exatamente a localização dos cômodos e o que tem dentro de cada um deles? E quanto ao seu trabalho? Você sabe onde estão todas as coisas? A localização é fácil? Os alunos refletiram e deram suas opiniões, com relação as questões propostas contribuindo com uma boa discussão de cada item dado.
 Em “Iniciando a conversa”, levamos os alunos adquirirem as habilidades a serem desenvolvidas que são: 1. identificar as dificuldades que uma organização enfrenta quando os seus gestores não planejam a utilização racional dos espaços e a adequação dos objetos e da estrutura física para o bom desempenho dos trabalhadores. Assim após a leitura da historia do seu Célio, solicitamos para os alunos dizerem os principais pontos da história  e fomos registrando na lousa.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que evidencia a importância da ordem correta dos produtos em uma linha de produção. A ordem tem influência direta no trabalho dentro de uma empresa. O vídeo aborda também os tipos de produção: produção contínua, sobre encomenda e produção por lotes além de apresentar uma fábrica de produção de pães, os maquinários, os procedimentos e funções. Apos assistirmos o vídeo ficou mais fácil identificarmos dentro da leitura que fomos realizando cada parte do processo pois tínhamos visto a parte pratica onde fomos associando a teoria a pratica demonstrada no vídeo.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
Em “Por dentro do tema”, tivemos o foco no desenvolvimento das competências de:
1. gerenciar a arrumação das máquinas e dos trabalhadores no espaço da produção;
2. administrar a transformação de insumos em produtos e serviço;
3. identificar e relacionar as dimensões físicas e abstratas das tecnologias;
4. relacionar o tipo de arranjo físico (de produto ou de processo) mais adequado ao tipo de sistema de produção (sob encomenda, em lotes, contínua) e as habilidades de:
a. aplicar métodos e critérios para escolher o local mais adequado para uma fábrica;
b. identificar as formas como alterações no arranjo físico podem afetar positivamente uma organização;
c. evitar folgas, estrangulamentos ou ociosidade ao longo do processo produtivo.;
d. promover a manutenção preventiva para evitar os problemas provocados pela manutenção corretiva no cotidiano da organização.
Aprendemos o que é Arranjo físico de produto também chamado de layout linear e sobre Arranjo físico de processo também chamado de layout funcional.
Apresentamos aos alunos  os Tipos de manutenção que se tem em uma empresa:
a)    Manutenção preventiva. Consiste numa programação de vistoria das instalações, de modo a prevenir possíveis falhas no funcionamento das máquinas.
b) Manutenção corretiva. Ocorre quando as máquinas dão problema.Por isso, é menos indicada, uma vez que está focada em verificar o funcionamento das máquinas só quando dão problemas.
Após a leitura realizada por alguns alunos voluntários propomos as questões de:
  • Como arrumar a fábrica?
  • O layout ou arranjo físico?
  • Você já pensou sobre a forma como você arruma sua casa Qual seria o resultado se você passasse várias semanas sem arrumar nada?
  • Se você vendasse seus olhos, como se fosse brincar de cabra-cega, conseguiria localizar seus objetos pessoais?
Os alunos refletiram e deram suas opiniões enriquecendo este momento da aula.
Aprofundamos com os alunos o conceito de tecnologia. Lembrando que a tecnologia diz respeito a um conjunto de atividades, técnicas e informações aplicadas à produção de bens e serviços.
Em “Fazendo e Aprendendo”, tivemos a proposta de uma atividade que fez com que os alunos refletissem sobre a importância da manutenção no processo produtivo e forçamos um debate, de maneira implícita, sobre o risco que se corre quando não se dá a devida atenção à manutenção preventiva.
Em Vale saber”, vimos que para os alunos possam adquirir competência a ser desenvolvida faz se necessário: observar, identificar e analisar os motivos que provocam as grandes filas de espera de clientes e usuários e suas conseqüências para as organizações responsáveis por elas.
Que um bom profissional deve ter os valores incentivados que são:
1. respeito pelo cliente;
2. boa imagem da organização;
3. fidelização da clientela.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Pesquisar sobre pesquisem sobre Tecnologia aplicada ao processo produtivo?
·        Pesquisar sobre os incentivos fiscais para a instalação de empresas?
·        Ler a matéria “Loja sob medida”,disponível em http://www.amis.org.br/downloads/gondola/g128/layout.pdf. Em seguida, visitar um supermercado e analisar como o espaço físico da loja foi projetado. Após a leitura e a visita ao supermercado, deverão registrar nos seus blogs algumas sugestões para a melhoria o espaço físico da loja, bem como relatar o que julgam funcional no local visitado.
·        Pesquisar sobre manutenção preditiva?
·        Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre tecnologia e sobre mudanças no arranjo físico.
Realizamos no final da aula a socialização dos estudos de caso sobre a teoria Científica Taylor Resolve um problema e outra sobre a teoria clássica Empresa Telelatina, onde os alunos deram suas opiniões e responderam as questões propostas,  vendo a parte pratica administrativa e podendo se exercitar como um futuro técnico em administração. 

Vagner Corrêa Netto