Aula 12 - A Empresa no contexto global: noções de comércio internacional



Iniciamos a aula com a discussão que a globalização esta diminuindo as fronteiras entre os países e que se faz necessários as empresas terem uma visão mais ampla dos seus consumidores.Perguntamos aos alunos se eles utilizam de produtos internacionais e discutimos o quanto estamos inseridos neste comercio de importação e exportação de mercadorias para o nosso consumo diário.  Debatemos com os alunos as diferentes visões acerca de importação e exportação as mudanças que trazem estes produtos na vida das pessoas que são positivas em muitos aspectos. Perguntamos qual país são os produtos importados que eles utilizam? Questionamo-los também se eles sabem de algum produto nacional que utilizam e que também é exportado? Para quais países? A partir dos comentários dos alunos, aproveitamos para ressaltar a importância da globalização e do posicionamento dos países com relação a economia globalizada.
Em “Iniciando a Conversa”, retornou a história do empreendedor Ubaldo (visto no capítulo 2 do módulo I) que vende alpargatas para fora do país. Teve os primeiros contatos com os incentivo e apoio do governo para quem quer exportar.Aqui o aluno desenvolveu as habilidades de identificar os tipos de incentivos e facilidades para exportação. Para dinamizar a leitura, pedimos para que dois alunos, um representando a Revista e outro o Sr. Ubaldo, fizessem a leitura da seção Iniciando a Conversa. Enquanto os alunos fizeram a leitura, anotamos na lousa os pontos principais da entrevista, para que durante o estudo do capítulo sejam retomados.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio onde Silvina Ramal, Especialista em Administração, explica o que é SISCOMEX e fala dos passos que o empreendedor deve seguir na hora de importar ou exportar produtos. Rodrigo Vogel, Diretor Executivo de uma exportadora de carne seca, fala como a empresa conquistou mercado internacional. Rodrigo comenta também o passo a passo dos processos sanitários e de documentação e logística exigidos para exportar o alimento. Os incentivos fiscais têm incentivado o aumento das exportações, afirma Rodrigo.
Na seção “Por dentro do tema”, o aluno conheceu o passo a passo da exportação e da importação, desde o contato prévio com a outra parte interessada, envio ou recebimento da fatura pró-forma até a finalização total cumprindo todos os passos da transação. Nessa seção o aluno desenvolverá as habilidades de:
1. Realizar registro no SISCOMEX;
2.Acompanhar as operações de importação e exportação;
3. Comunicar-se e traçar informações com os órgãos responsáveis por autorizações e fiscalizações do comércio exterior;
4.Identificar todos os passos necessários para a efetivação de uma exportação;
5. Identificar todos os passos necessários para a efetivação de uma importação;
6. Identificar os documentos necessários para embarcar uma mercadoria para o exterior e
7. Identificar mercadorias exportadas ou importadas pela sua descrição no Mercosul.
Esclarecemos para os alunos muitos pontos de uma exportação como são os procedimentos junto a duana, pois tenho experiência de exportação, os procedimentos da liberação das mercadorias, o check liste, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário