Aula 11 - “Controlando a Qualidade II”

Iniciamos a ouvindo a música “Metamorfose ambulante” e refletimos primeiramente perguntamos aos alunos se a qualidade de vida é sempre a mesma ou se sofremos modificações e transformações na vivência do dia a dia? Se é fácil mudar ou se relutamos, se refletimos que a qualidade de vida tem tudo a ver com as mudanças pois sempre que mudamos queremos que seja para melhor. Debatemos com os alunos as diferentes visões acerca das qualidades de  vida que  para uma pessoa é positiva para outra é levada como algio difícil de se alcançar.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que aborda os padrões de qualidade internacionais. Marcos de Oliveira, Consultor de Qualidade explica o que é ISO e ISO 9000, comenta o que a empresa precisa fazer para receber estes certificados e quanto tempo ela leva para recebê-los. A principal norma da ISO é o foco no cliente, afirma Marcos. Profissionais da área de Marketing falam das vantagens de se trabalhar de acordo com as normas da ISO 9000.
Em “Iniciando a conversa”  vimos a empresa Fraldas e Companhia, que apesar de já ser líder de mercado entende que precisa continuar melhorando para se manter líder da concorrência. Aqui o alunopode  desenvolver as habilidades de:
1. Relacionar mudança com qualidade;
2. Organizar documentação de procedimentos da empresa.

Aproveitamos para que todos participassem fomos relatando situações semelhantes que aconteceram no decorrer de nossas vidas. Aproveitamos para incentivar a participação de todos e relacionarem com a situação-problema proposta no livro. Vamos acompanhar a empresa Fraldas & Companhia e sua luta para manter a qualidade e competitividade no mercado.
Em “Por dentro do tema” vimos que existem hoje diversas ferramentas que visam ao aprimoramento da qualidade dos produtos e serviços das organizações em busca da melhoria contínua. Colocamos para os alunos que encontrará algumas ferramentas da gestão da qualidade. Que são apresentados os conceitos da filosofia Kaizen, o ciclo PDCA e o Programa 5 S. Além disto, foram abordadas também padrões de qualidade ISO, os benefícios da certificação e o Prêmio Nacional de Qualidade. O aluno desenvolveu nessa seção as habilidades de:
1.Identificar e analisar ferramentas para a gestão da qualidade na organização;
2.Caracterizar e aplicar Kaizen;
3.Caracterizar e aplicar o ciclo PDCA
4. Caracterizar e aplicar o programa 5S;
5.Identificar a importância da certificação ISO para a organização;
6. Analisar os benefícios da certificação para a empresa e
7. Identificar a importância do prêmio nacional de qualidade para a organização.
Estudamos o PDCA (Planejamento/ Execução/ Verificação e Ação), entendendo passo a passo como ocorre a sua implementação nas organizações. Propomos aos alunos que, em duplas, elaborassem em seus blocos de notas o ciclo PDCA de sua formação escolar, incluindo a metodologia TEC? Sendo  um ótimo momento de reflexão e planejamento.

Reportamos nós a importância do certificação do selo da ISO e explicamos como se da ao processo de certificação os tramites necessários e as implicações que envolvem a certificação.
Na seção “Fazendo e Aprendendo”, o aluno é convidado a refletir sobre a melhoria da qualidade na Empresa Fraldas e Companhia e sugerir implementações para a qualidade, desenvolvendo a habilidade de Identificar procedimentos que colaborem para melhorar a qualidade da organização.
Formamos dois grupos na classe para execução desta seção onde cada grupo apresentou suas respostas para o restante da sala. Aproveitamos para convidar os outros alunos para debaterem as idéias sugeridas pelos grupos, de forma a pensar em outras propostas e soluções possíveis foi um bom momento para a sistematização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário