Administração Empresarial

O técnico em Administração Empresarial controla as atividades da rotina administrativa das empresas. Ele contribui para elaboração de planos (estratégicos, táticos e operacionais) para atingir os objetivos da organização por meio de certas ações, condições e recursos adequados a este fim.

Atividades

Entre tantas e diversificadas atividades do técnico em Administração Empresarial destacam-se:
  • Gerenciar pessoas ou apoiar essa gestão.
  • Administrar orçamentos.
  • Gerenciar ou apoiar a gestão de patrimônio.
  • Interpretar resultados de estudos mercadológicos, econômicos e tecnológicos, utilizando as informações que obteve no processo de gestão.
  • Aplicar os instrumentos de planejamento e executá-los. Controlar e avaliar os procedimentos relacionados com: pessoal. recursos materiais. tributos e impostos. finanças. contabilidade. patrimônio. seguros. produção e sistemas de informação.
  • Gerir atividades de rotina relativas à aquisição, armazenagem, preservação e manutenção de materiais e relativas à produção, garantindo: o atendimento aos padrões de qualidade dos recursos. o desempenho eficiente no trabalho e o aperfeiçoamento do processo produtivo.
  • Implementar ações de gestão ambiental, atendendo normas e legislações ambientais, propondo ações preventivas de impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável.
  • Elaborar e analisar demonstrativos contábeis e financeiros, acompanhando a movimentação financeira.
  • Gerenciar custos, analisando-os e confrontando-os com as informações contábeis.
  • Realizar atividades de comércio exterior.

Mercado de trabalho

Há oportunidades em todos os setores econômicos: indústria, comércio, agricultura, prestação de serviços; empresas de pequeno, médio e grande porte, tanto públicas quanto privadas ou mistas e também em organizações não governamentais.
Podem desempenhar suas funções em escritórios de assessoria; departamentos de comércio exterior; grandes lojas (magazines), supermercados, bancos, clubes, associações, sindicatos etc.

O curso de Administração aborda os seguintes conteúdos:

MÓDULO 1

    1 - Planejamento Organizacional
    • Planejamento Estratégico e Tático
    • Sistemas Orçamentários e Societários
    • Pesquisas e Estudos
    2 - Planejamento dos Processos
    • Planejamento de Recursos Humanos
    • Planejamento Tributário, Financeiro e Contábil
    • Planejamento de Recursos Materiais, Patrimônio, Seguros

MÓDULO 2

    2 - Operação dos Ciclos de Gestão
    • Ciclo de Pessoal
    • Ciclo Tributário, Financeiro e Contábil
    • Ciclo de Recursos Materiais, Patrimônio, Seguros, Produção e Informações
    • Ciclo da Comunicação Mercadológica

MÓDULO 3

    3 - Controle dos Ciclos de Gestão
    • Gestão de Pessoal
    • Gestão Financeira e Contábil
    • Gestão de Materiais, Patrimônio, Seguros, Produção e Informações