Aula 13 - Comunicação Empresarial I

Discutimos o quão é importante a comunicação na vida das pessoas, refletimos sobre as imagens apresentadas no livro e analisamos os dizeres das mensagens. Em seguida a leitura analisou se a conversa dos personagens, ajudando-os a resolver a situação ou a confundir ainda mais a comunicação. Analisaremos a importância da qualidade da comunicação como fator fundamental para o sucesso, não só das empresas, mas também para nossa vida pessoal.
A partir dos comentários dos alunos, aproveitamos para ressaltar a importância da comunicação e do posicionamento das pessoas em suas comunicações no dia a dia.
Em “Iniciando a conversa” levou os alunos a entender que “se comunicar é interagir com o mundo” e para fazer essa interação é importante “falar a mesma língua” que o seu interlocutor. Na empresa isso significa saber o que a direção espera de seus funcionários, conhecer a missão da empresa e quais competências as pessoas precisam desenvolver. Nessa seção o aluno desenvolverá as habilidades de:
1. Cuidar da qualidade da comunicação;
2. Identificar possíveis falhas na comunicação;
3. Analisar o processo de comunicação em suas diferentes modalidades e contextos;
4. Identificar barreiras no processo de comunicação;
5. Analisar o contexto em que ocorre a comunicação;
6. Adequar sua mensagem ao público alvo de forma a minimizar as barreiras da comunicação;
 7. Diagnosticar a importância da informação para toda a organização, além dos valores de clareza e simpatia e atitude de trocar informações com os colegas de trabalho.
Conversamos com eles sobre a importância da leitura para ampliar o vocabulário e da necessidade de usar um dicionário de língua portuguesa sempre que sentir necessidade. Além disso, relembramos da existência e a importância do Glossário do livro que conceitua palavras novas ou pouco usadas e que são apresentadas em cada capítulo.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio onde se apresenta a rotina de trabalho do Propagandista de Produto, Ricardo Almeida. Para Ricardo, comunicar-se bem é fundamental em sua área de atuação, isto é, passar todas as informações necessárias sobre o produto ao cliente de maneira clara, objetiva, segura e agradável. Ter conhecimento técnico sobre o produto e falar dele com propriedade e segurança estão entre as principais preocupações que o propagandista deve ter, comenta Ricardo.
Em “Por dentro do tema” foi possível verificar como a comunicação é importante para a relação entre as pessoas. Para que a comunicação seja recebida e interpretada pelo outro é preciso que seja emitida de forma clara e eficaz. Essa clareza e eficácia são traduzidas no cuidado com a escolha das palavras, na atenção dispensada ao outro e no respeito pela condição em que o outro se encontra, adequando, assim, a linguagem utilizada. Estudamos as diferentes formas de se comunicar e as barreiras do processo de comunicação. Por meio do personagem Alan podemos verificar uma situação comum, onde a fala não retrata a real intenção das pessoas. Vimos que a comunicação engloba muito mais do que a fala e a escrita: nossa postura corporal transmite muito de nossas intenções, e que barreiras no processo de comunicação podem causar situações constrangedoras. O aluno desenvolverá aqui as competências de:
 1. Analisar a complexidade e a importância da comunicação na vida das pessoas;
2. Analisar o contexto em que ocorre a comunicação;
3. Identificar e analisar as possíveis barreiras na comunicação e
4. Adequar a mensagem aos receptores.
Solicitamos aos alunos que relatassem brevemente uma situação em que disseram uma coisa e pensaram outra. Baseando-se nas respostas dadas pelos alunos refletimos juntos utilizando as questões de estímulo ao lado da ilustração. E pedimos que no bloco de notas registrassem, individualmente, o que entendem por comunicação.
Continuamos trabalhando o conceito de comunicação utilizando as perguntas contidas no texto: “Comunicar-se para quê?” “Comunicar-se como?” Fizemos  uma pergunta de cada vez e estimulamos a elaboração de respostas orais. Ficamos atento à multiplicidade de respostas que  surgiram e escrevemos as palavras-chave no quadro, auxiliando a compreensão e a sistematização dos alunos.
Para reforçar os conceitos de dado, informação e comunicação e realçar as diferenças entre eles pedimos para trabalharem em suas casa na leitura de revistas, jornais etc. Solicitamos a eles que identifiquem nessas fontes exemplos de dado, de informação e de comunicação.
Realizamos a leitura coletivamente, privilegiando a reflexão sobre os fatores que geram barreiras na comunicação. A cada fator lido estimulamos a exposição oral dos alunos sobre “como acontece na prática” ampliando as possibilidades de compreensão para além dos exemplos apresentados no livro didático. Para descontrair o grupo e sistematizar os conceitos trabalhados até aqui você pode propor uma atividade lúdica como o “telefone sem fio”. Aproveite a atividade para sistematizar os conceitos estudados até o momento.
de ícones para nossa comunicação também pode ser abordado (emoticons ou smilles). Pode ser inclusive utilizada como complementação da atividade não presencial e será utilizada no próximo capítulo. Ao realizar essa atividade o aluno terá a oportunidade de desenvolver as habilidades de Pesquisar a analisar formas de comunicação pela internet e participar de processos de comunicação online.Na seção “Fazendo e Aprendendo” o aluno teve a oportunidade de sistematizar os conceitos relacionados às possibilidades de interação na internet. Muitas vezes, as pessoas já utilizam a internet, porém não sabem o mínimo de netqueta, ou qual a ferramenta de interação é adequada para determinada tarefa. Solicitar aos seus alunos uma análise comparativa entre a linguagem formal e a linguagem utilizada nos chats e comunicação informal, abordando também o conceito de netiqueta. O uso
   A seção “Vale Saber” traz um aspecto importante da comunicação: a comunicação não-verbal. Muitas vezes, a comunicação não-verbal é responsável por muitos mal entendidos. O impacto da expressão e dos gestos na mensagem sobre os ouvintes representam mais de 50% do processo de comunicação, e o que a pessoa diz, impacta em apenas 7%.

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