Aula 14 - Comunicação Empresarial II

Iniciamos com a discussão o quão é importante a comunicação neste mundo globalizado, refletimos sobre as imagens apresentadas no livro e analisamos os dizeres do personagem. Em seguida a leitura refletimos com os alunos, se em suas empresas que tipo de comunicação eles utilizam no dia a dia. Analisamos a importância da qualidade da comunicação como fator fundamental para o sucesso, não só das empresas, mas também para nossa vida pessoal. E que a comunicação é utilizada nas mais variadas formas, e-mails, fax, MSM, celular, etc. Aproveitamos para solicitar aos alunos que relembrassem situações em que a boa comunicação lhe favoreceu, e também situações que a falta de comunicação causaram conflitos a serem superados e problemas que não existiam para serem resolvidos.
Para ilustrar melhor o tipo de comunicação passamos um vídeo sobre a vida de um vendedor que apesar de todas as dificuldades apresentadas pela sua deficiência em relação a sua saúde se torna o melhor vendedor de sua empresa.
A partir dos comentários dos alunos, aproveitamos para ressaltar a importância da comunicação e do posicionamento das pessoas em suas comunicações no dia a dia.
        Em “Iniciando a conversa” apresentamos uma situação-problema que exigirá o resgate dos conceitos sobre o processo de comunicação em suas diferentes modalidades. Estudamos também sobre as falhas de comunicação, que são as fontes mais frequentes de conflitos entre pessoas. Tivemos uma boa oportunidade para verificar a compreensão dos alunos sobre o tema. O aluno foi estimulado a desenvolver as habilidades e atitudes de:
1. Gerenciar caixa de emails, lendo as mensagens diariamente e organizando-as por pastas;
2. Utilizar ferramenta adequada para estabelecer a comunicação com seus interlocutores;
3. Preparar com antecedência as suas apresentações.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que aborda os cuidados que se temos que ter para encaminhar e receber e-mails no ambiente profissional e como organizar este fluxo de informações. O vídeo apresenta a logística de funcionamento de uma empresa provedora de internet. Leandro Mendonça, Coordenador Técnico de Informação, dá dicas de como enviar e-mails, com anexos, sem deixá-los pesados e lentos para o envio. No mundo coorporativo, a mensagens de e-mail também podem ser consideradas documentos, comenta Leandro. Reler as mensagens e conferir os destinatários antes de enviá-las pode evitar problemas de comunicação por esta ferramenta.
Em “Por dentro do tema” vimos a importância e a utilização adequada de alguns instrumentos de comunicação a distância, tais como: telefone celular, fax e e-mail. Que as mensagens de texto são cada vez mais utilizadas no mundo dos negócios. Elas aliam praticidade rapidez e baixo custo. Nessa seção, o aluno pode desenvolver as habilidades de:
1. Identificar e gerenciar os recursos de comunicação a distância mais utilizados nas empresas atuais.
2. Organizar os documentos virtuais de diversos tipos.
3. Gerenciar arquivos eletrônicos.
4. Utilizar linguagem adequada a cada tipo de recurso de comunicação, considerando também o respectivo receptor.
5. Analisar a capacidade de encaminhamento de arquivos anexados em mensagens eletrônicas.
6. Fazer uso correto do correio eletrônico na utilização do corretor ortográfico, organização de arquivos, endereços dos destinatários e anexação de arquivos.
7. Organizar e preparar as ações para a realização de reuniões de trabalho e apresentações orais.
8. Preparar com antecedência e harmonizar a comunicação verbal com a comunicação não verbal.
9. Adequar a linguagem quanto a expressões, tom de voz, gestos e postura à apresentação oral, considerando o respectivo receptor.
10. Identificar as etapas de preparação de uma apresentação oral (antes, durante e após a apresentação), observando as adequações para cada uma.
Refletimos o quanto nos leva a pensar que hoje em dia a comunicação ocorre de várias formas e com todo tipo de recurso tecnológico. Pedimos aos seus alunos para que reflitam e discutam entre si, considerando sua atuação no Telecurso TEC, se ocorrem divergências na comunicação a distância e na presencial. A seção Iniciando a Conversa traz uma questão muito importante, e já estudada anteriormente, que é a organização. Não basta escrever um e-mail corretamente se sua rotina não está organizada o suficiente para atender as demandas diárias. O e-mail é um meio de comunicação ágil que pressupõe resposta sintonizada à necessidade. Alertamos os alunos para a situação proposta na ilustração e abrimos espaço para o debate sobre o comportamento de Hilário. Questionamos-os sobre as falhas de postura profissional e de organização. Solicitamos aos alunos que registrassem suas observações em seus blocos de notas.

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