Aula 10 – “Controlando a qualidade I”

Na Aula 10 do livro “Controlando a qualidade I, iniciamos a ouvindo a musica “Se todos fossem iguais a você” e refletimos primeiramente perguntamos aos alunos se a qualidade de um relacionamento é importante para eles, se diferentes visões acerca das qualidades de uma pessoa. O que pode ser qualidade para um, pode não ser para outro. Pedimos para os alunos refletirem sobre suas qualidades pessoais e profissionais. E se estas qualidades estão colocadas em seu currículo. Aproveite para debater com os alunos as diferentes visões acerca das qualidades de uma pessoa, analisando a música citada e a canção “Amélia” de Ataulfo Alves e Mário Lago.
Em “Iniciando a conversa” o aluno aprendeu, sobre a história da Escola Qualiensino, qual a importância da organização dos processos para o desenvolvimento da qualidade de produtos e serviços. E pode desenvolver as competências e habilidades de:
1. Analisar como se controla a qualidade nas empresas;
2. Identificar conceitos associados à qualidade;
3.Analisar a sequência de procedimentos no trabalho da organização;
4.Estabelecer modelo de processo a ser seguido na organização com o objetivo de otimizar a qualidade;
5.Representar procedimento através de fluxograma; e será motivado a desenvolver os valores de organização, colaboração, trabalho em equipe.
Em seguida, aplicamos a técnica de Brainstorm. Perguntamos aos alunos o que eles entendem sobre Gestão da Qualidade Total.  Anotamos as palavras na lousa. Demos continuidade à leitura da seção de Iniciando a conversa e comparamos os conceitos estudados às palavras ditas pelos alunos. Os alunos foram registrando em seu bloco de notas todos os conceitos estudados no capítulo: uma  forma de organizar o estudo. 
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que revela como é feito o controle de qualidade em uma grande empresa de pesquisa de investimentos e céditos. Elcio de Lucca, Presidente da empresa, fala como se dá a gestão da qualidade total dos processos da empresa. Silvina Ramal, Especialista em Administração, comenta que o cliente atribui qualidade ao produto ou ao serviço oferecido a ele a medida em que estes atendam suas expectativas. Satisfazer o cliente deve ser a filosofia de trabalho de todos os integrantes de uma empresa, afirma Silvina.
Com problema prático propomos aos alunos se a necessidade do desenvolvimento de processos na organização, principalmente para associá-lo à qualidade dos produtos e serviços. Frisamos o quão é importante que o aluno entenda que a falta de qualidade esta associada à falta de processos organizacionais.
Em “Por dentro do tema”, o aluno aprendeu o conceito de qualidade e a filosofia da qualidade que deve nortear todas as fases do trabalho. Ele verá também quais são os tipos de cliente bem como tomará contato com o princípio da melhoria contínua. Nessa seção o aluno terá a oportunidade de desenvolver as seguintes competências e habilidades:
1.Definir elementos que formam o conceito de qualidade para determinada organização;
2. Estabelecer que etapas devem ser observadas a qualidade em produtos e serviços;
3. Projetar produtos e serviços de acordo com o público alvo;
4. Definir política de atendimento ao cliente;
5. Estabelecer que os processos da empresa sejam desenvolvidos de forma a oferecer o máximo de satisfação ao cliente;
6.Analisar como o estabelecimento de processos de qualidade podem influenciar nos custos e na produtividade;
7. Caracterizar gestão da qualidade total;
8. Identificar princípios que norteiam a gestão da qualidade total;
9.Identificar clientes externos e clientes internos da organização; além valorizar a motivação como forma de atingir a qualidade dos produtos e serviços.
Refletimos se o que é qualidade para os alunos? Buscamos responder se os quesitos que fazem a qualidade de uma roupa, um alimento ou até mesmo uma música são iguais para todos. Para auxiliar a compreensão do conceito de qualidade, solicitamos aos alunos que pensem em um produto que costumam comprar e que gostem muito. Pedimos para eles registrem em seu bloco de notas quais os motivos pelos quais dá preferência a esse produto. Pedimos para que eles comentassem suas anotações.
Comentamos sobre as etapas de um trabalho de qualidade, perguntamos aos alunos sobre um serviço de qualidade que o torna cliente de um determinado lugar. E registramos na lousa os serviços e os motivos que o tornam adequado quanto à qualidade. A seguir  comparamos o exemplo dos aluno às etapas descritas no livro didático. Dessa forma, associamos os conceitos às situações práticas do cotidiano.
Na seção “Fazendo e aprendendo” o aluno pode ajudar a personagem Cristina a extrapolar a sua experiência de melhoria na Secretaria da escola para melhorar o processo de limpeza associando isso aos conceitos de GQT. Aqui, o aluno desenvolverá a habilidade de: Estabelecer conceito e processo de qualidade para o serviço da empresa.
Na atividade do “avalie seu conhecimento” convidamos o aluno a refletir sobre os conceitos do GQT presentes ou não no seu local de trabalho e em alguns estabelecimentos que costuma freqüentar, desenvolvendo as habilidade de
1. Pesquisar iniciativas sobre gestão da qualidade total e
2. Identificar processos nos quais existe a falta de qualidade.
Em “Vale saber” levamos o aluno a refletir sobre as diretrizes, os pontos de atenção e benefícios da GQT na organização, desenvolvendo a habilidade de Analisar críticas referentes à filosofia da qualidade.

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