Aula 3 – “Avaliação de desempenho”

Iniciamos a Aula 3 do livro Avaliação de desempenho”, primeiramente solicitamos aos alunos  que relatassem sobre suas atividades diárias e seus desempenho na realização destas atividades, após a colocação de diversos alunos discutimos como é sentir avaliados dentro destas funções que executamos, qual a sensação, como trabalhamos com este conceito no dia a dia.
Os alunos deram suas opiniões sugestões de como se comportam ao serem avaliados referentes aos estudos, ao trabalho, em casa, etc. Quão é importante definir os critérios? Por quê?  De passamos por uma avaliação
        Em “Iniciando a Conversa”, a partir de uma situação-problema, convidamos os alunos a refletir sobre a elaboração do processo de avaliação de desempenho, iniciando pelo estabelecimento de critérios e indicadores de verificação para que a avaliação seja objetiva. Nessa abordagem inicial o aluno pode desenvolver as seguintes habilidades:
1. Avaliar equipes e identificar se o problema é específico ou generalizado; 2. Definir critérios para realizar avaliação de desempenho;
3. Estabelecer indicadores de desempenho para o critério ou competência avaliada.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta a avaliação de desempenho dos profissionais de uma empresa. Tal avaliação revela pontos fortes e pontos a melhorar de cada trabalhador. Demonstrando que a autoavaliação e o feedback são elementos importantes neste processo. Régis Schroder, gerente de RH, afirma que a avaliação de desempenho garante a qualidade dos profissionais, revelando os resultados de cada colaborador e indicando novos rumos e objetivos profissionais. Avaliação de desempenho, de competência e 360 graus são os tipos de avaliação abordados neste vídeo.
Ao iniciarmos a seção “Por dentro do tema” ele pode verificar que a avaliação deve ser feita para todos na empresa. Que uma avaliação eficiente gera benefícios para o avaliador e para o avaliado, resultando em uma melhor compreensão do que se espera para a função, uma oportunidade de crescimento e de correção de falhas.
Utilizando a avaliação do exemplo de formulário de avaliação, o aluno também pode conhecer e participar de uma avaliação de 360º. Como numa brincadeira de amigo secreto, anotei os nomes de todos os alunos em pequenos pedaços de papel. Cada um tirou um nome. Em seguida pedimos para que cada um comente pelo menos duas qualidades que vê no seu colega. Através dessa dinâmica, os aluno puderam  exercitando a percepção de si próprio e do outro. Em outras palavras, como eu me vejo e como o outro me vê. A dinâmica foi recebida com muita aceitação e reflexão por parte de todos os alunos, foi um momento especial de reavaliação de si mesmo descobrindo qualidades que muitas vezes não percebemos em nós mesmos.
Nós reportamos ao capitulo 3 do livro 1 sobre as atitudes que temos proativa ou reativa em relação a nossa vida pessoal e ao nosso dia a dia seja nem casa ou no trabalho.
Durante o processo de realização da secção agora é com você sugerimos aos grupos de alunos que encolhessem uma determinada função e elaborassem os critérios e indicadores de verificação para uma avaliação? Solicitamos que eles apresentem para a turma a função escolhida e explicasse o porque dos critérios escolhidos.
Dando continuidade abordamos outro aspecto importante que é o fluxo da avaliação, ou seja, quem avalia quem, os processos e diferentes fases e o registro da avaliação. Não podemos deixar de lado o impacto que a avaliação gera para a empresa, por isso, os objetivos e critérios devem ser do conhecimento de todos. Durante este processo os alunos desenvolveram as habilidades de:
1. Elaborar avaliação de desempenho de acordo com as estratégias da organização;
2.Estabelecer objetivos a serem alcançados com a avaliação de desempenho;
3.Realizar o feedback com a pessoa que foi avaliada;
4.Desenvolver relatório das avaliações;
5.Consolidar resultados de indicadores.
Na seção “Fazendo e Aprendendo” o aluno teve a oportunidade de criar a avaliação de desempenho dos garçons de Seu Vitório, contendo: objetivo, critérios de avaliação, descrição de indicadores, grau de desempenho e o formulário de avaliação. O aluno pode desenvolver as habilidades de:
1. Construir avaliação de desempenho;
2. Elaborar formulário de avaliação de desempenho.
Na seção “Vale Saber” abordamos o tema avaliação e ética apontando aspectos importantes a serem evitados para uma avaliação de qualidade. O aluno pode desenvolver a habilidade de Identificar aspectos que podem colaborar ou prejudicar a qualidade da avaliação.
Ao final da aula os alunos prepararam uma pequena comemoração surpresa pelo meu aniversário de 50 anos, o que me deixou muito comovido pelo carinho demonstrado por eles.
        
Vagner Corrêa Netto

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