Aula 2 – “A Gestão de Informação”


        Iniciamos a Aula 2 do livro A gestão da informação”, primeiramente solicitamos aos alunos  que relatassem sobre suas experiências com relação a organização das informações tanto na vida privada como na vida do trabalho  o que eles entendem por controle como estes controles ocorrem em seu dia a dia. Nós reportamos a falar sobre o controle que é feito nas empresas, se a diferenças do controle feito em nosso dia a dia. Os alunos deram suas opiniões sugestões de como se organizam com os materiais, o estudo, o trabalho, em casa, etc.
Em “Iniciando a Conversa”, o aluno aprendeu a desenvolver as competências de:
1. Analisar situações-problema que apresentam conseqüências negativas relacionadas à má gestão das informações ;
2. Identificar a importância da gestão da informação.
Realizamos a leitura dos exemplos dados no livro com relação a gestão de informação que muitas vezes se apresenta em difíceis situações e propomos as alunos que procurassem analisar e dar possíveis soluções ou novas visões para solução dos problemas apresentados.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta, profissionais da área de Gestão da Informação que contam como fazem para gerenciar as informações durante a rotina de trabalho. Como o gestor Cláudio Bessa, Diretor Corporativo de Marketing e Negócios, que fala das facilidades oferecidas pelos softwares de gestão empresarial para organizar empresas. Transparência, Agilidade, Eficiência e Eficácia são as principais vantagens das empresas que investem na Gestão da Informação. Ao final compartilhamos com os alunos os momentos mais importantes apresentados no vídeo e levamos a refletir cada ponto apresentado pelo gestor ou por outras situações apresentadas pelo programa.
Em “Por dentro do tema”, focamos no conceito de gestão da informação e os diferentes instrumentos e sistemas que auxiliam nesse processo. O aluno aprendeu a desenvolver as habilidades de:
1. Identificar as ações envolvidas na gestão da informação, bem como articulá-las para a tomada de decisão;
2. Identificar condições apropriadas para a guarda de documentos e garantir a sua preservação
3. Caracterizar os diferentes instrumentos e sistemas para a gestão da informação;
4. Identificar corretamente os materiais a serem armazenados e possibilidades de minimização de espaço ocupado;
5. Analisar as conseqüências da quebra de sigilo das informações.
Após trabalharmos cada conceito apresentado lançamos uma pergunta aos alunos se já passaram por alguma experiência devido a disseminação indevida da informação? Os Alertamos para os danos que geram no contexto familiar e de amizades quando insto acontece. E refletimos no âmbito empresarial, quais seriam os prejuízos? Abrimos um debate onde cada um pode expor seus exemplos e dar suas opiniões, esta sala é muito participativa e colabora muito com suas intervenções muito positivas.Reportamos nos a sistematização e para orientá-los sobre a manutenção do sigilo de informações pessoais na internet, como forma de preservar a segurança pessoal e familiar.

Em “Fazendo e Aprendendo”, ao desenvolver a atividade os alunos analisaram o tempo de guarda de cada documento. E após a solução do exercício proposto socializamos as resposta e cada aluno foi pondo suas colocações referentes a dificuldades encontradas para a realização dos exercícios.
Em “Vale Saber”, iniciamos uma reflexão que pode ser ampliada na TEC sala sobre os valores necessários aos funcionários de uma organização. A empresa pode contar com os mais modernos instrumentos e sistemas de gestão da informação, porém perdem sua eficácia se o funcionário não corresponder com as atitudes carregadas de valores necessários à organização: disciplina, sigilo, informação compartilhada e tantos outros necessários ao perfil de um funcionário eficiente. Buscamos refletir com os alunos o quanto é importante estes valores e quão fazem diferença no ambiente de trabalho estas atitudes.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        
Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário