Aula 9 – “Saúde e Segurança no trabalho”

Na Aula 9 do livro “Saúde e segurança no trabalho, primeiramente perguntamos aos alunos como eles  se sentem e se refletem sobre a  importância das condições oferecidas para o trabalho, como também a postura do funcionário ao executar suas funções. Perguntamos se eles conhecem alguém que foi vítima de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, principalmente como ficou a vida pessoa e como foi solucionado o problema. Orientamos os alunos quanto a responsabilidade do funcionário em cuidar de sua saúde.Foi uma participação unanime, bem discutida, pois cada um queria dar sua opinião em relação ao que acontece dentro de sua vida pessoal.
Em “Iniciando a Conversa”, o aluno conheceu o que é Acidente de trabalho, quais os impactos de um acidente na vida do funcionário e os fatores negativos que afetam a organização. Ele desenvolveu as habilidades de:
 1. Identificar riscos que estão presentes no processo de produção e no ambiente de trabalho em geral;
2.Caracterizar acidente de trabalho;
3.Identificar as obrigações da empresa e dos funcionários na saúde e segurança no trabalho; além da competência pessoal de ter atitude quanto a tomar os cuidados necessários à sua proteção e à dos colegas.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta, o Engenheiro de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, Helton Previatti, define acidente e acidente de trabalho. Maurício Pascolo, Gerente de Processos, fala que investindo na prevenção de acidentes a empresa preserva a integridade dos funcionários, reduz paradas operacionais e preserva as instalações e o nome da empresa. O vídeo traz também como se compõe a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A segurança do trabalho depende da empresa e de seus funcionários.
Registramos na lousa os principais pontos da seção “Iniciando a conversa”, enquanto um aluno conduziu a leitura coletivamente. Incentivamos os alunos a participarem com exemplos de boas práticas e pontos de atenção para a prevenção de acidentes de trabalho.
Antes de iniciar o estudo do item “Um pouco de História”, propomos aos alunos que organizem uma lista de riscos de acidentes. E colocamos na lousa revendo cada item e discutimos com elas da importância destes itens.
Na seção “Por dentro do tema”, o aluno reviu um pouco da história relacionada ao contexto do trabalho, desde a Revolução Industrial na Inglaterra ao Brasil dos dias de hoje, com o foco nas medidas e prevenção aos acidentes de trabalho. Também  foi possível  ver quando e por quê foram criadas as leis voltadas para a saúde do trabalhador, os tipos de acidentes de trabalho, os profissionais da segurança no trabalho, os tipos de riscos e os instrumentos e métodos mais adequados à prevenção de acidentes além dos tipos mais comuns de seguro patrimonial. O aluno desenvolveu as competências e habilidades de:
1. Analisar a evolução histórica da saúde e segurança no trabalho;
2. Identificar os tipos de ocorrências que podem ser consideradas acidente de trabalho;
3. Identificar condições inseguras no ambiente de trabalho;
4. Identificar e eliminar as condições dos atos inseguros que podem gerar os acidentes e as doenças ocupacionais;
5. Classificar os principais tipos de risco que ameaçam os trabalhadores;
6. Identificar possíveis causas do aumento do desenvolvimento de doenças ocupacionais;
7. Identificar métodos e instrumentos que promovam a boa qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho;
8. Conscientizar os funcionários da importância de utilização do EPI;
9. Sinalizar corretamente os locais para a prevenção de acidentes e promoção da saúde;
10. Propiciar ajuste ergonômico nos postos de trabalho;
11.Valorizar a importância da realização de seguro patrimonial.
Para dinamizar a aula, dividimos os exercícios das seções Agora é com você entre 2 grupos, sendo que cada um ficou com um exercício proposto. Em seguida, cada grupo apresentou o exercício que respondeu para toda a turma.
Na seção “Fazendo e aprendendo”, o aluno fez a análise de uma figura que contém vários riscos de acidentes que ameaçam a integridade física de uma criança dentro de sua casa, desenvolvendo a habilidade de Analisar riscos que ameaçam a saúde e a segurança.
Solicitamos aos alunos que registrassem em seu bloco de notas os conceitos do capítulo. É alertamos que é de fundamental importância que o aluno compreenda e conheça todas as etapas do processo de saúde  e segurança no trabalho. Saber o quanto, como e em quanto tempo a empresa precisa fazer o controle junto com  a CIPA de suas atividades.

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