Aula 7 – “Elementos da matemática financeira II”

Iniciamos a Aula 7 do livro “Elementos da matemática financeira II, primeiramente perguntamos aos alunos se eles sentem se eles compram a juros ou se procuram primeiro fazer uma poupança para depois efeturem com os juros da mesma suas compras. Tambem refletimos com eles se em suas casas é feito algum tipo de controle de orçamento e como é feito? Quais semelhanças eles conseguem ver entre os controles orçamentários domésticos e organizacionais? Também perguntar aos alunos o que eles entendem sobre juros e correção monetária, vocabulário até comum quando fazemos empréstimos ou colocamos dinheiro na poupança. Foi uma participação unanime, bem discutida, pois cada um queria dar sua opinião em relação ao que acontece dentro de sua vida pessoal.
 Em Iniciando a conversa o aluno retomou contato novamente com as três variáveis da fórmula de juros simples, vistas no capítulo anterior, desta forma ele pode identificar qualquer uma delas a partir da definição das outras duas.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta neste vídeo, o Professor de finanças, Fábio Gallo Garcia, que explica o que são juros simples e juros compostos e diz que os juros são menores para pessoa jurídica do que para pessoa física. E também Paulo Kikuchi, Gerente Comercial de uma gráfica, fala dos investimentos da empresa na compra de equipamentos; e, Ricardo Freitas, Gerente Financeiro da gráfica, fala do custo do investimento em novos equipamentos.
Refletimos com os alunos a importância de memorizem as fórmulas para o cálculo dos juros, do valor principal e da taxa de juros. Para auxiliar a compreensão solicitamos a eles que copiassem as fórmulas em seu bloco de notas e explicassem como encontrar o juros, o valor principal e a taxa de juros. Para ajudá-los colocamos todas as formulas na lousa e refletimos em seguida em conjunto cada parte deles e suas aplicações.
Em “Por dentro do tema”, o aluno aprendeu os conceitos de juros simples e juros compostos. Além de aprender a fórmula, ele entendeu como funciona seu cálculo e a partir da sistemática apresentada no livro pode entender o porque esta modalidade de cálculo remunera de forma diferentemente dos juros simples. O aluno aprendeu que os juros compostos estão presentes em todas as situações das organizações e que seu uso terá implicações no resultado financeiro. Voltamos a utilizar o exemplo da D. Neuza na sala de aula e propor aos alunos a mesma situação. Nesse caso, o aluno pode aplicar os conceitos desenvolvidos no capítulo anterior e ao mesmo tempo conheceu os princípios de uma poupança programada ou aposentadoria privada. Durante o capitulo eles  ainda desenvolveram as habilidades de:
 1.utilizar as fórmulas de juros simples e juros compostos;
2. Identificará o valor do dinheiro em uma data especifica (data focal) através de equivalência de capitais;
3.Analisar tipos de financiamentos para aquisição de equipamentos utilizando as taxas de juros;
4. Analisará opções de investimentos, desenvolverá a percepção da necessidade de poupar como forma de garantir um futuro mais tranqüilo. E ainda tiveram a oportunidade de ter subsídios para desenvolver a habilidade de autogestão financeira.
Dinamizando a aula, trouxemos folhetos de lojas de variedades que geralmente oferecem os produtos com pagamentos a longo prazo. Solicitamos aos alunos que localizem nos folhetos as taxas de juros aplicadas e calculassem o valor principal de cada produto. Além de praticar as fórmulas, o aluno pode analisar situações práticas, foi um ótimo momento para a sistematização do capitulo.
Na seção “Fazendo e aprendendo” o aluno teve a oportunidade de utilizar os “Juros compostos” em diversas situações práticas tanto sob o aspecto pessoal como organizacional. Praticou os processos de elaboração, avaliação e crítica na construção de uma planilha orçamentária. Resolvemos coletivamente os exercícios da seção fazendo e aprendendo. Solicitamos aos grupos que conduzissem um exercício na lousa a partir da contribuição de todos. Foi um momento de tirar as duvidas e poderem praticar suas habilidades adquiridas durante a aula. Para facilitar o processo utilizamos a calculadora do computador onde podemos explicar aos alunos o processo de utilização para a elevação da potenciação, tornando os exercícios mais fácil e prazeroso para os alunos.
Em “Vale saber”, o aluno teve a oportunidade de refletir sobre o consumismo que é tão propagado pelos diversos meios de comunicação. Refletiu sobre as compras a prazos (financiamentos) e o custo real pago. Pode fazer análise de custos e escolher qual melhor opção de compra, a prazo ou à vista. Teve condições de analisar o planejamento realizado pela pessoa física ou jurídica de como poupar para adquirir um produto, além de aumentar sua capacidade de negociação.

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