Aula 8 – “Controle da Produção de Materiais”

Na Aula 8 do livro “Controle da Produção de materiais, primeiramente perguntamos aos alunos como eles  se sentem e se refletem sobre a  importância do controle de materiais para o alcance adequado dos objetivos traçados para o trabalho. Levamos os alunos a retomar a discussão inicial feita no capítulo 13 (M2) sobre o transtorno que a falta de materiais traz para realizar uma determinada tarefa.
Em “Iniciando a Conversa”, o aluno foi instigado a analisar a importância em planejar e gerenciar os gastos da organização para evitar problemas financeiros e desenvolvendo a habilidade de Controlar estoque de materiais. Alertamos os alunos sobre o quanto é necessário um bom planejamento dos materiais a serem utilizados na produção, para que se tenha segurança e confiabilidade no processo. Perguntemos se a falta de algum material em seu trabalho, ou até mesmo em sua casa já os levou a alguma situação de risco ou prejuízo.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta, a Especialista em Administração, Silvina Ramal, que fala da importância do controle de tempo, de quantidade de produtos e da qualidade do que é produzido pela empresa visando ao aprimoramento permanente do processo produtivo. Nelson Santin, Gerente de Suprimentos de uma empresa de aeronaves, fala das estratégias de controle de produção utilizado pela empresa. Heretiano Dias, Gerente de Planejamento, explica o processo de obtenção de matérias-primas e peças para a fabricação das aeronaves. Produzir com eficiência e sem desperdícios é fundamental para o controle da produção da empresa, comenta Silvina.
Em “Por dentro do tema”, o aluno conheceu os tipos de controle da produção, controle de estoque e outros conceitos importantes como:
 Ponto de pedido,
 Intervalo de suprimento,
LEC (Lote econômico de compras)
Além de alguns métodos de controle do fluxo de estoques . Nessa seção o aluno desenvolverá as seguintes competências:
1. Administrar a produção para que os objetivos e metas da empresam sejam atingidos;
2. Acompanhar e avaliar o sistema de produção da empresa;
3.Manter controle do volume de produção;
4.Produzir de forma que a qualidade final dos produtos esteja de acordo com aquilo que foi prometido aos clientes;
5.Correlacionar tempo e velocidade de produção com valor final do produto;
6. Calcular o custo do dia de trabalho do empregado;
7. Calcular a relação existente entre custo do empregado e sua capacidade de produção;
8. Identificar ineficiências no sistema de produção que possam reduzir a margem de lucro da empresa;
9.Supervisionar e acompanhar os controles da produção;
10. Estabelecer controle de segurança do estoque;
11. Caracterizar e estabelecer para o organização intervalo de ressuprimento fixo ou variável;
12. Estabelecer o lote econômico de compra para o gerenciamento das compras da organização;
13. Identificar alguns métodos de controle do estoque.
Solicitamos aos alunos que registrassem em seu bloco de notas os conceitos do capítulo. É alertamos que é de fundamental importância que o aluno compreenda e conheça todas as etapas do processo produtivo. Saber o quanto, como e em quanto tempo a empresa produz, faz com que ela economize e consiga otimizar suas atividades.
Na seção “Fazendo e Aprendendo” o aluno resolveu os exercícios que simulam situações práticas de um assistente de gerente de produção e dos procedimentos relacionados ao controle dos estoques. Foi uma  ótima  oportunidade para colocar em prática o que foi visto no capitulo e desenvolver as habilidades de:
1. Estabelecer métodos de verificação da produção da empresa;
2.Calcular a relação entre custo do empregado e sua capacidade de produção;
3. Calcular valor imobilizado no estoque.
Em “Avalie seu conhecimento”, o aluno desenvolveu a habilidade de: Identificar e calcular sistema de produção e de controle de materiais mais vantajoso para a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário