Aula 4 – “O controle financeiro da organização”

A seguir iniciamos a Aula 4 do livro “O controle financeiro da organização, primeiramente perguntamos aos alunos se em suas casas é feito algum tipo de controle orçamentário e caso seja feito, qual o resultado final? Eles relataram sobre suas atividades diárias e seus desempenho na realização do controle orçamentário em suas vidas, após a colocação de diversos alunos discutimos fazendo um paralelo do planejamento financeiro com as organizações e quais as semelhanças e diferenças entre os controles orçamentários domésticos e organizacionais?
Os alunos deram suas opiniões e sugestões de como vêem este paralelo e quais  as suas atitudes e enfrentamento durante o dia a dia referente aos vários tipos de orçamentos que  eles têm que conviver.
        Em “Iniciando a conversa”, os alunos aprenderam o que é e qual a diferença entre um controle estático e um controle flexível ou variável. O aluno também desenvolveu as habilidades de:
1. Elaborar orçamento variável prevendo a variação do lucro;
2. Comparar e analisar orçamento planejado com realizado, identificando as possíveis causas de variação;
3. Identificar elementos que compõe o orçamento;
4. Relacionar os itens que compõem os custos variáveis;
5. Relacionar os itens que compõem os custos fixos;
6. Relacionar os itens que compõem as despesas administrativas.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta conceitos importantes para o sucesso do controle orçamentário de uma empresa. Haroldo Filho, Gerente Financeiro, revelou não usar o planejamento de vendas como meta para determinar o pagamento das despesas da empresa. A especialista em administração, Silvina Ramal, explicou o que são orçamento estático e orçamento flexível. Vimos que  no vídeo é reforçada a idéia de que o controle orçamentário ajuda a melhorar a gestão financeira da empresa.
Após o vídeo construímos na lousa uma  planilhas com os alunos, ressaltando os conceitos estudados anteriormente. E solicitamos aos alunos que os registrassem em seu bloco de notas. Na exposição na lousa reforçamos que um orçamento pode ser trimestral, semestral, anual ou como as grandes empresas fazem (as multinacionais até por 5 anos) fazendo as devidas correções conforme os problemas forem surgindo.
Em “Por dentro do tema”, o aluno desenvolveu a oportunidade de aprender os conceitos de orçamentos estáticos e variáveis ou flexíveis e o que é relatório de desempenho. Ele aprendeu os conceitos de custo padrão e custo orçado, a diferença entre perdas por “preço” e por “eficiência” e ainda qual a relação que estas perdas mantêm com o controle da saúde financeira da organização. Ele pode verificar que é de extrema importância para o técnico em administração analisar as variações de preço e eficiência, e também ter conhecimento sobre o planejamento orçamentário de organizações sem fins lucrativos. Neste capitulo, o aluno desenvolveu as habilidades de
1. Diferenciar orçamento estático e orçamento variável;
2. Caracterizar custo padrão e custo orçado;
3. Analisar possíveis causas de variações de preço e de eficiência em relação ao que foi planejado no orçamento;
4. Estabelecer e aplicar critérios de comparação do controle orçamentário;
5. Calcular o valor da mão-de-obra direta;
6. Calcular o custo da mão-de-obra por peça produzida;
7. Elaborar planejamento orçamentário nas organizações sem fins lucrativos;
8. Estabelecer maneiras de controlar a saúde financeira da organização.
Dentro das atividades proposta agora é com você apresentou-se uma boa oportunidade para que o aluno pratica-se as condições de variação de custo de um item. Destacamos que estas questões podem estar relacionadas tanto com o custo da matéria-prima quanto com a eficiência produtiva.
Na seção “Fazendo e aprendendo”, pudemos praticar através das atividades propostas, onde o aluno retomou os conceitos do capítulo e desenvolveu as habilidades de:
1. Verificar a variação entre orçamento realizado e orçamento planejado;
2. Elaborar previsão orçamentária em diversos cenários;
3. Analisar possíveis causas de variação desfavorável no controle orçamentário.
Para os alunos foram de extrema importância a realização dos cálculos das planilhas, pois puderam desenvolver as habilidades praticas do setor orçamentário de uma empresa, assim como verificar as dificuldades que se encontram na realização de tal atividade, durante a execução vários alunos foram dando suas contribuições e fazendo seus comentários referentes ao processo de realização da planilha tanto do orçamento previsto como do realizável.
Em “Avalie seu conhecimento”, pelo relatório de desempenho o aluno se sentiu estimulado a desenvolver a prática de interpretação, avaliação e conclusão de resultados.
Dentro do “Vale saber” o aluno refletiu sobre a relação existente entre produção e custo. Ele soube identificar que as relações de produção devem ser norteadas também pelas questões sociais e não somente pelo lucro. É imprescindível melhorar a relação entre custos e produção, mas também valorizar as habilidades de cada trabalhador independente de sua idade.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.

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