1º Módulo - 1º dia de Aula !

Agora começaremos uma sequencia de postagens para contar nossas aulas do 1º Módulo do Curso !

Usaremos as palavras do nosso professor Vagner Corrêa Netto para descrever o que aprendemos e contar como foram as aulas...

Depois disso, compartilharemos textos, fotos e vídeos relacionados ao tema das aulas...

Aula 1 “Administração Contemporânea” do Telecurso Tec de Bebedouro

                                                                                    20/02/2010

        " Iniciamos a aula 1 Administração contemporânea com boas vindas e depois socializamos a pesquisa dos alunos programada na aula anterior sobre o que é a Administração Contemporânea nos dias de hoje. Tivemos a participação de todos os alunos presentes cada um falando sobre sua pesquisa e dando sua contribuição.
        A seguir iniciamos a aula com o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Inicialmente exploramos todos os recursos visuais interessantes do capítulo. Convidando os alunos a analisar a ilustração, com atenção para o texto que lhe dá sentido. Dando as dicas das noções fundamentais a ser desenvolvidas na abordagem inicial é a da complementaridade dos processos de trabalho e de produção, do grande número de pessoas e atividades que contribuem nesses processos.
        Fiz a Apresentação do programa 1 do DVD 2, com Breves interrupções para estimular a reflexão e participação dos alunos: Que situações as cenas nos mostram? Já vivenciamos situações semelhantes?    Recolhemos vivencias dos alunos e suas experiências no cotidiano. Desenvolvemos a aula com leitura do texto e seguimos os pontos de construção dos momentos no bloco de notas, refletimos com a história de Silvio, até chegarmos ao primeiro conceito de organização onde refletimos e levamos o aluno a ficar por dentro do tema quando exploramos o que é recurso, eficiência e eficácia. Levei o aluno a entender que estes conceitos são a base do conceito de administração. Convidei o aluno a pensar em uma situação familiar em que o conceito em seu cotidiano se evidencia na pratica. Aproveitando o contexto vimos o programa 2 do DVD 2, para apresentar a cena da confeitaria. As seguir pedimos para os alunos fazerem suas anotações no bloco de notas, das funções da administração de uma confeitaria. Logo a seguir, através de equipes as quais foram formadas utilizando a dinâmica da aula anterior de cores e formas para os alunos se conhecerem e poderem conviver sempre em grupos diferentes.
         Eles se reuniram e utilizando os conceitos e as figuras da apostila da pagina 34, eles utilizaram-se dos conceitos sobre recursos, eficácia e eficácia e juntamente como os conceitos apresentados, pelas figuras eles construíram uma empresa da área de confeitaria e apresentando a todos da sala socializando os novos conceitos apresentados das funções da administração (Planejar, organizar,dirigir e controlar). Foi um momento fantástico, pois cada aluno utilizou de uma técnica de encenação diferente e com propostas diferentes e muitos outros conceitos da área administrativa foram aparecendo durante estes momentos.  
        Dando continuidade para trabalhar o conteúdo “A organização e suas relações” vimos o programa 2 do DVD 2 com a apresentação da cena da fábrica de chocolate. Em seguida propus a dramatização envolvendo clientes, empregados, fornecedores e concorrentes da fábrica de chocolate, os alunos aproveitaram o gancho da etapa anterior onde tinham construído uma confeitaria e com a mesma dramatizaram estes novos conceitos envolvendo clientes, empregados, fornecedores e concorrentes.
        Durante a apresentação explanei os diversos pontos a serem observados e tirei duvidas e indagações dos alunos. Propus as pesquisas a serem realizadas como atividade não presencial a primeira para a identificação de profissionais que apresentam características de um bom administrador com pesquisa ou entrevista de profissionais que o aluno conhece ou propondo pesquisa em revista da área com Pequenas Empresa e Grandes Negócios, Vende mais, Exame, etc. ou sites da internet como do Sebrae, etc.
        Desenvolvendo o aprendizado sobre atitudes empreendedoras, espírito de equipe, conhecimento técnico, flexibilidade e ética, juntamente com as situações do fazendo e aprendendo e o Caso da Aracruz Celulose prepus aos alunos a Consulta também do link http://www.ethos.org.br/  “Instituto Ethos de Responsabilidade social”, trabalhando melhor os conceitos de responsabilidade social. Assim como o Site do Sebrae http://www.biblioteca.sebrae.com.brque/ apresentam entrevistas com empreendedores.
        Ao terminar o roteiro da aula procurei discorrer, sobre os conceitos vistos durante a aula para melhor fixação dos alunos e por fim passei os exercícios enviados no roteiro da aula 1 sobre a Fabula de Lafontaine A Lebre e a Tartaruga com aplicação dos exercícios propostos.
         Participaram da aula 27 alunos, as 6:50 iniciou uma chuva muito forte na cidade e a qual só parou as 7:40 h e como muitos dos alunos vêem de ônibus ou são de outras cidades, penso que isto possa ter prejudicado comparecimento dos alunos.
         Esta aula foi bastante participativa, com momentos muitos alegres e divertidos na dramatização dos alunos, que souberam utilizar adequadamente os conceitos anteriormente apresentados.
         Esperamos que as próximos encontros tragam mais motivação e que possamos fazer um programa prático, envolvente e dinâmico do Telecurso Tec em Bebedouro."

Vagner Corrêa Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário