2º Módulo - Aula 4: Departamento Pessoal

                                                                                    28/08/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.
  • Os alunos pesquisaram sobre Thomas Stewart, Chris Argyris e Donald Schön autores das principais teorias da administração de competências, emitindo suas opiniões sobre eles.
  • Os alunos deram suas opiniões sobre empresas que estão se transformando em Organizações educadoras e desenvolvendo educação corporativa.
  • Os alunos pesquisaram sobre as principais idéias de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuch.
  • Os alunos compartilharam suas pesquisas em seu Blog no sistema AV do Telecurso Tec. Assim seus colegas poderão desfrutar também destes conhecimentos.
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para as questões de múltipla escolha referentes ao desperdício na fábrica de sabão.
Iniciamos a aula 4 dividindo a turma de alunos em dois grandes grupos (grupo observador e grupo verbalizador). O primeiro grupo falou sobre o que pensam de seu trabalho e do trabalho de seus chefes por 5 minutos (grupo verbalizador), enquanto o segundo grupo observa os comentários. Depois, o grupo 2 (grupo observador) comentou o que o grupo verbalizador apresentou. Durante a realização desta técnica os alunos do grupo verbalizador ficaram surpresos com alguns comentários. Ao final dos comentários e participações refletimos como cada funcionário enxerga a si próprio, seus colegas de trabalho que executam outras funções e seus superiores no ambiente de trabalho. A seguir entramos na leitura do livro e discutimos as opiniões das figuras onde cada lado da parede tem sempre uma opinião errada de quem esta trabalhando julgando as atitudes dos outros, sem nenhuma consistência ou analise da execução do trabalho do outro.

        Em “Iniciando a conversa”, vimos os relatos verídicos de ações movidas por empregado contra o empregador e julgadas no Tribunal Regional do Trabalho. Os casos são exemplos curiosos de litígios entre essas duas partes inseparáveis do universo do trabalho e motivou os alunos a desenvolverem atitudes de colocar-se no lugar dos empregados e empregadores e a habilidade de analisar e avaliar suas condutas sob o ponto de vista da justiça.
Após a leitura dividimos a lousa em três partes, argumentação dos funcionários, argumentação da empresa e mediação e fizemos as anotações conforme a leitura da seção. Dessa forma, os alunos analisaram se o juiz foi justo, questionamos os alunos sobre exemplos de situações em que ora um ora outro foi vitorioso em uma ação na Justiça. Os alunos também contribuíram contando casos em que o conflito judicial foi evitado por meio de pessoas ou grupos de pessoas que souberam negociar e encontrar soluções adequadas para as duas partes.  
Antes de darmos continuidade à leitura do livro passamos o vídeo de apoio da aula 4 que apresenta o departamento pessoal: seu funcionamento, suas principais atividades e a importância da contratação ao desligamento de um funcionário dentro da empresa. Uma entrevista com um gerente de RH, Wagner Pereira, explica quais são os primeiros passos de um funcionário contratado por uma empresa, e uma entrevista com Juiz do TRT-SP aborda a respeito dos procedimentos que o empregador deve adotar na contratação.
Em “Por dentro do tema”, tivemos como foco o conceito de emprego, o papel do Direito do Trabalho e suas principais fontes. Os alunos tiveram contato com normas trabalhistas referentes aos acordos coletivos, dissídios assim como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal, que em seu artigo 7º define alguns dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. Além disso, estudamos a utilidade de um Contrato de Trabalho, as especificidades de um estágio e da condição de aprendiz. Os alunos também viram as rotinas do departamento de pessoal, os procedimentos e a documentação exigida para o registro do empregado. Além de tomarem conhecimento também do contrato de estágio, que recebeu alteração.
As habilidades que trabalhamos nesta parte do livro foi:
1. Identificar direitos e deveres de empregados e empregadores conforme estabelecido em lei.
2. Identificar os tipos de contrato de trabalho e as situações nas quais são estabelecidos.
3. Caracterizar a situação dos trabalhadores e empresas em relação aos direitos e deveres em cada tipo de contrato.
4. Identificar os processos que correspondem ao Departamento Pessoal.
5. Aplicar normas e procedimentos relativos a cada processo do Departamento Pessoal.
Durante o processo de leitura e compreensão dos textos fomos esclarecendo duvidas dos alunos assim como recebendo contribuições dos que já atuam no mercado de trabalho e passam muitas vezes por um processo semelhante em suas vidas. Os alunos foram fazendo as suas anotações no bloco de notas no sistema A.V., o que provocou uma satisfação pessoal, ao ver seus esforços concretizados na composição das respostas das questões propostas pelo livro.
Em “Fazendo e aprendendo”, os alunos desenvolveram as habilidades de:
1. Identificar as informações que devem constar na Carteira de Trabalho:
• Data de admissão.
• Dados da organização empregadora.
• Valor da remuneração.
• Nome do sindicato para o qual será recolhida a Contribuição Sindical.
• Período de experiência: 60 dias, com acréscimo de até 30 dias.
Na seção “Vale saber”, o aluno desenvolveu as habilidades de: 1. aplicar e garantir as condições adequadas à contratação de pessoas com deficiência física. De acordo com a Lei nº 8.213/91 e o Decreto nº 3.289/99, as empresas devem obrigatoriamente manter deficientes físicos em seu quadro de empregados. O percentual de vagas destinadas a essas pessoas varia de acordo com o número de empregados da empresa.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
  • Uma entrevista com um amigo, que esteja empregado e converse com ele sobre: se ele conhece todos os instrumentos que regem a vida trabalhista. Coloque em seu bloco de notas online, para socializar com seus colegas.
  • Fazer um organograma dos tópicos das paginas 77 e 78 no Power Point ou Photoshop enviar anexado pelo Correio Tec para todos os alunos da sala. Pedir sugestão para melhoria e ampliação dos conhecimentos.
  • Pesquisar sobre as rotinas trabalhistas utilizadas no Brasil nos dias de hoje. Verificar se há uma variação de empresa para empresa.
  • Pesquisar sobre tipos de trabalho como sazonal, avulso, temporário, etc especificando a sua forma de contrato e pagamento.
Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre a questão dos aposentados na ativa e sobre o texto IBGE: o emprego formal bate recorde.
Antes de terminarmos a aula colocamos o vídeo da musica Construção, de Chico Buarque e cantamos com os alunos fazendo uma reflexão sobre o trabalho, suas dificuldades e suas  alegrias.
        
Vagner Corrêa Netto

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