2º Módulo - Aula 9: Administração da Produção e Operações

                                                                                   9/10/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.

·        Os alunos Selecionaram um produto que compram habitualmente e fizeram uma reflexão sobre os custos envolvidos para o produto chegar em suas mãos.
  • Os alunos responderam o que entendem por simples nacional, custos fixos custos variáveis, margem de contribuição e ponto de equilíbrio operacional.
3) Os alunos Pesquisaram no site do SEBRAE (http://www.sebraemg.com.br/arquivos/aprendacomosebrae/palestra/bancopalestra/transparencias_entendendo_custos_despesas_e_preco_de_venda.pdf) para entender melhor sobre custos, despesas e preço de vendas, explicando com suas palavras o que entendeu.
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para as questões de múltipla escolha sobre os custos fixos, custos variáveis e preço de venda e sobre a confecção de camisetas Boa Fabrica.
Iniciamos a aula 9 Administração da Produção e Operações I” fazendo a leitura que para produzir qualquer coisa, é necessária a reunião de diversos insumos ou recursos.Tem coisas que precisam de pouca gente para serem produzidas. Já outras precisam da colaboração de muitos trabalhadores. Colocamos para os alunos a pergunta se eles participam de algum processo produtivo? Qual é a sua função nesse processo?
 Refletimos com eles que a Leitura de um jornal ou assistindo a um telejornal procurando prestar atenção aos números de produção de diversos itens que são apresentados, por exemplo, nas notícias sobre exportações brasileiras. Procurem imaginar. Quantas pessoas devem ter participado dessas produções? Da mesma forma, verifique nos créditos deste livro quantos profissionais foram envolvidos para que este trabalho se realizasse.
 Em “Iniciando a Conversa”, os alunos conheceram a Zona Franca de Manaus, sua criação e finalidade, além dos números da produção. Sendo uma área de livre comércio, de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais. Que foi estabelecida pelo Governo brasileiro em 1967, com a finalidade de criar, no interior da Amazônia, um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas para fomentar o desenvolvimento da região.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto. Ao final da leitura, lançamos as perguntas da seção “Por dentro do tema”. Dando continuidade relembramos um pouco da historia do homem desde a Pré-história explicando a forma de produção em cada etapa do desenvolvimento da humanidade até chegarmos ao inicio da industrialização na metade do século XVIII discorrendo sobre os conceitos de artesanato, manufatura e maquinofatura. Os alunos registraram em seus blocos de notas as suas atividades.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que fala sobre a linha de montagem de uma fábrica de bonecas. Conhecendo também o que cada profissional faz, como funciona a linha de montagem, a importância de se seguir o padrão de produção, o controle de qualidade e em quais fases ele acontece e a importância do treinamento de novos funcionários. O Gerente de Produção desta empresa fala sobre a importância da área técnica, da padronização dos produtos, o processo de produção, a produção em série e os processos de trabalho.
Em “Por dentro do tema” o aluno viajou no tempo, conhecendo um pouco sobre as teorias de Taylor, Ford e Fayol, conhecendo a história evolutiva da Administração da produção. Nesta seção, nossos alunos desenvolverão as habilidades de:
1. Identificar e reconhecer a importância da Revolução Industrial para evolução do sistema de produção e o desenvolvimento econômico mundial;
2. Relacionar o desenvolvimento da Administração científica com a Revolução Industrial;
3.Identificar as principais contribuições de Taylor, Ford e Fayol, bem como as críticas relativas a cada um;
4.Caracterizar a pesquisa operacional e suas funções;
5. Identificar o resgate da produção artesanal como uma ação da atualidade.
6. Analisar as principais modificações introduzidas pela Administração Científica.
7. Identificar as mudanças introduzidas pela escola das relações humanas na administração.
Durante a leitura das teorias Cientifica de Taylor e Ford e da teoria Clássica de Fayol, refletimos com os alunos a sua importância para a área administrativa, assim como elas são utilizadas até nos dias de hoje e discutimos sobre modelos práticos do dia a dia com os alunos argüimos se eles já trabalharam em uma linha de produção, assim como se já realizaram trabalhos repetitivos durante um longo tempo, como se sentiram em relação a este processo, os alunos foram dando suas contribuições e refletimos cada tópico do livro, fazendo as atividades propostas.Os alunos foram fazendo as suas anotações no bloco de notas no sistema A.V.
Em “Fazendo e aprendendo” o aluno observou que na Administração da produção, os princípios de Taylor e Fayol estão no seu cotidiano e ao desenvolver as atividades propostas ele desenvolverá a habilidade de identificar princípios da Administração Científica.
Em “Vale saber” o aluno refletiu sobre como ocorreu a exploração feminina e infantil no mundo trabalho. Através de leitura de textos, e exercícios propostos para as atividades não presenciais.

Na atividade “Avalie seu conhecimento” orientamos o aluno de forma a  Comparar os dois textos: O brilho do capim dourado e sobre a Exportação de frango industrializado cresce 55%. Refletindo sobre o trabalho artesanal e sobre a maquinofatura, através de questões apresentadas no livro.
Em “Vale Saber”, vimos no livro uma relação entre a formação de preço e os aspectos legais de nosso país.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Pesquisar sobre os principais princípios de Taylor, Ford e Fayol.Colocar tasmbem como sua contribuição no Wiki.
·        Pesquisar sobre trabalho artesanal conversando com pessoal que realizam estes trabalhos e como são  realizados estes processos .
  • Pesquisar sobre a exploração  do trabalho infantil e do trabalho da mulher?.
  • Pesquisar sobre como nasceu o dia internacional da mulher?
  • Comete se você conhece alguma empresa que coloca o interesse na produtividade acima da própria vida dos trabalhadores, pondo em risco sua segurança ou a preservação do meio ambiente?
  • Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre a questão a corrida de canoa e sobre a revolução industrial.
Para complementar as atividades não presenciais e melhor trabalharmos as teorias Científica e clássica, propusemos aos alunos 2 estudos de caso um sobre a teoria Científica Taylor Resolve um problema e outro sobre a teoria clássica Empresa Telelatina onde os alunos responderam questões pertinente a parte pratica administrativa podendo se exercitar como um futuro técnico em administração. 


Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário