1º Módulo - Aula 6: Planejamento Tático e Operacional

Iniciarmos a aula 6 “Planejamento Tático e Operacional” com um Power Point que fala do tempo e das mudanças que ocorrem na vida do dia a dia do cotidiano levando o aluno a refletir sobre as mudanças em nossas vidas e o quanto podemos influenciar nestas mudanças. Logo a seguir, demos a acolhida aos alunos e realizamos a socialização das pesquisas  das 10 horas não presenciais pelos alunos, as quais foram:
·        Os alunos fizeram uma pesquisa das áreas de atuação da Nestlé e da Natura. Pesquisando que Tipos de negócios que elas trabalham, produtos, público alvo, etc., utilizando revistas e Internet. As pesquisas foram diversificadas, pois houve diferenças abordagem em relação a aspectos de atuação de cada empresa.
·        Os alunos pesquisaram qual é a missão, a visão e os objetivos da empresa Petrobrás, como eles se definem utilizando como fontes a Internet ou site http//www.petrobras.com.br, com revisão dos conceitos dados na aula anterior.
·        Os alunos fizeram uma análise FOFA das empresas pesquisadas Nestlé e Natura, através dos sites das respectivas empresas abordando aspectos das empresas suas forças e oportunidades, fraquezas e ameaças.
·        Os alunos escolheram uma loja comercial de seu bairro ou de sua cidade e fizeram uma entrevista com os diretores ou gerentes do local, explicando que estavam fazendo uma atividade do plano de estudos do Telecurso Tec. Fizeram o seguinte questionamento:
Se a  organização tem missão, visão e valores bem definidos, quais são eles?
     Os funcionários conhecem essas informações?
        Na socialização desta questão ficou bem claro o desempenho dos alunos e o crescimento do seu conhecimento ao relatarem as suas entrevistas.
Os alunos responderam as questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “A primeira loja da rede de pão de queijo”. Também colocamos outro teste da prova do ano de 2007 com o texto “Os segredos de sucesso da Localiza”. Quase na totalidade dos alunos presentes  foi a acertividade das resposta dos quatro testes aplicados, somente uma pequena parte ficou em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o por quê da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios e a verificação das pesquisas os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
        A seguir utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Fizemos uma retrospectiva sobre o planejamento estratégico que vimos na aula anterior e realizamos uma reflexão, considerando a importância das ações de cada departamento de uma empresa com seus objetivos específicos, onde se deve identificar o caminho que se deve percorrer para atingir cada meta. Que devemos ter um olhar projetado para o futuro, fundamental para o sucesso das ações que norteiam estes níveis de planejamento.
         Refletimos levando os alunos à oportunidade de aprofundar nossos estudos sobre Planejamento Tático com o vídeo do programa 9 com a  definição de planejamento tático e como ele é fundamental para definir os objetivos e ações em uma empresa. Após o vídeo discorremos que o planejamento Tático deve ser elaborado a médio prazo, que ele traduz os objetivos estratégicos amplos em objetivos mais específicos que dizem respeito a cada área da organização.
        Discutimos os conceitos e expressões que estão sempre presentes ao nos remeterem ao universo dos planejamentos. Que são, entre outros: satisfação de clientes e colaboradores, departamentos e suas responsabilidades, gerência, alinhamento entre departamentos, caminho a percorrer, futuro, rotina, procedimentos, padronização.
        No iniciando a conversa retornamos trazendo à discussão um caso já conhecido pelo aluno – o restaurante do Sr. Vitório – com propostas para ampliação do planejamento iniciado no cap. 4, quando o aluno planejou táticas  para um novo restaurante e operações para adequação ao mesmo.
        Em Por dentro do tema, trabalhamos as especificidades dos objetivos do Planejamento Tático, ou seja, os objetivos propostos pelos departamentos da empresa que permitem que um objetivo maior seja alcançado, no caso, o planejamento estratégico. Levamos os alunos a observar que o tempo começa a ser indicado como prazo médio e os prazos para realização das tarefas passam a ser ainda mais limitados. Demos a identificação dos nomes de alguns departamentos de uma organização, seus planos e políticas, e conduzimos os alunos para a atividade proposta.
        Em Agora é com você, os alunos refletiram sobre um determinado tipo de comércio em seu bairro analisando quais são as políticas de créditos e como se dá o atendimento do cliente nestas empresas.
        Para introduzirmos o tema Planejamento operacional solicitamos aos alunos que descrevessem uma atividade rotineira, como por exemplo, se preparar para ir para escola, ir ao supermercado. Perguntamos se eles têm um padrão para estas atividades ou se cada dia fazem de um jeito. Conduzimos a discussão de forma que eles perceberam que tudo na vida acaba como o conceito de rotina.
        Ao iniciarmos a explanação do Planejamento Operacional, vimos primeiramente o vídeo do programa nº 10 que aborda a definição e utilização do planejamento operacional, além de destacar a importância da rotina e do procedimento nas atividades de uma empresa. Destacamos que o planejamento operacional é para curto prazo e tarefas cotidianas. Que rotinas e procedimentos adequados ao trabalho levam à padronização, o que faz com que as ações do dia a dia tenham melhores resultados e mais rápidos. Deixamos claro que ele envolve sempre ações bem detalhadas. Solicitamos aos alunos que leiam voluntariamente o texto das p. 105 a 107. Cada um pode ler um parágrafo, e assim muitos puderam participar e todos prestaram atenção.  
        Deixamos claro que todo planejamento, cronograma e orçamento devem andar juntos para que as contas e prazos de uma empresa sigam em dia.
        Dando continuidade a aula, passamos o vídeo do programa nº 11 que aborda como planejamento, cronograma e orçamento devem andar juntos para que as contas e prazos de uma empresa sigam em dia. Levamos o aluno a observar que o Fluxograma relaciona-se à organização/ordenação das ações, em seqüência de procedimentos ou rotinas. Dando continuidade apresentamos aos alunos o cronograma que indica as atividades a serem desenvolvidas e o tempo que cada uma delas consumirá, lembrando que algumas delas poderão acontecer concomitantemente. Explorando a questão de tempo e planos operacionais realizamos o exercício do orçamento, que relaciona necessidades de recursos financeiros com períodos de tempo e atividades a desempenhar.
        Em Fazendo e Aprendendo, os alunos elaboraram de acordo com a sua rotina diária um fluxograma. Aprendendo a observar a função que tem cada figura na construção do fluxograma, bem como aproveitar a oportunidade de reflexão sobre o planejamento dos gastos pessoais e de correlacionar o planejamento pessoal com o de uma organização.
        Antes de iniciarmos as atividades do “Avalie seu Conhecimento” passamos o vídeo do programa 12 que destaca a importância do gerenciamento do tempo em uma empresa, principalmente para o cumprimento de prazos, e que é imprescindível para que uma empresa seja organizada. Logo a seguir refletimos os conceitos que vimos no vídeo e fizemos a proposta de os alunos fazerem em grupos as atividades do avalie seu conhecimento seguindo as etapas a serem desenvolvidas. Para finalizar este exercício propusemos que eles desenvolvam o programa e o orçamento de uma viagem. Foi um bom momento de descontração e criatividade: solicitamos que eles fizessem um pequeno cartaz com a propaganda de sua viagem para que a turma elegesse a melhor propaganda do ponto de vista tático e operacional. A apresentação ficou para o inicio da próxima aula, quando resgataremos os conceitos dados nesta aula com a vivência da exposição dos exercícios e dos cartazes.
        Em “Vale saber”, levamos a reflexão dos alunos para o gerenciamento do tempo:
·        se eles têm tempo para fazer tudo o que desejam e/ou precisam fazer.
·        Se cumprem os prazos por eles determinados, pois é um indicador muito importante de competência pessoal e organizacional e contribui para a boa imagem do profissional e da organização na qual trabalha.
·        Conversamos com os alunos sobre como eles estão se organizando e agindo quanto às tarefas não presenciais. Todos têm planejado suas horas de trabalho e feito as atividades no prazo estipulado? Se não, por quê? E como melhorar este aspecto?  
        Analisamos com os alunos diversas situações sobre os vários tipos de conceitos apresentados durante o capitulo 6, procurando explorar sempre o raciocínio lógico do aluno nas tomadas de decisões propostas ao longo do capitulo.
        Durante as atividades os alunos realizaram anotações no bloco de notas. Ao final, pedimos para alguns relatarem o que entenderam daquela atividade e discutimos cada ponto abrindo para participação de toda a classe.
        Foram propostas 5 atividades a serem realizadas dentro do período não presencial, a serem entregues na próxima aula presencial:
·        Fazer um fluxograma das etapas de planejamento de uma empresa, que pode ser da empresa que eles estão montando.
·        Depois que você planejou um fluxograma Desenvolva um orçamento desta empresa.
·        Fazer um cronograma das suas atividades diárias, desde quando se levanta até a hora de dormir. Utilizar o exemplo da lição 6
·        Realizar leitura e análise do texto “Cabeças Abertas” dando sua opinião pessoal e fazer uma discussão em torno de se abrir para o “novo”. Pesquisar www.pedroarrupe.com.br/upload/CABE%C3%87AS%20ABERTAS.pdf. Reportagem publicada no jornal “O Globo”

·        Os alunos devem responder às questões de múltipla escolha sobre “Nestlé Brasil Ltda” e “a burocracia das empresas”. Para cada opção escolhida os alunos devem explicar por quê escolheram a resposta, a partir do texto estudado em sala de aula (Planejamento estratégico).
Para a atividade de montar uma empresa, os alunos se reuniram no final da aula e discutiram suas pesquisas de orçamento para a montagem de uma empresa segundo um roteiro traçado pelo professor. Recebendo orientações sobre cada passo a ser executado.
Para a semana vindoura eles irão sair a campo fazendo uma pesquisa para abertura de uma empresa:
·              Inscrição Estadual na JUCESP (Junta Comercial)
·              Inscrição municipal (Prefeitura)
·              Vigilância Sanitária, se necessário
·              Inscrição Federal (site da Secretaria da Receita Federal)
·              Alvará de funcionamento dos bombeiros
Deverão também:
·              Elaborar contratos societários em conformidade com os direitos e deveres dos sócios ou acionistas, identificando as quotas societárias, a partir do site do Sebrae
·              Preenchimento dos principais formulários envolvidos na abertura do negócio
·               Enquadramento fiscal da empresa
·              Identificar os impostos incidentes na área de atuação da empresa
        Antes de se despedir, incentivamos os alunos a fazer a breve leitura da seção “Vale Saber” sobre gestão do tempo. Deixamos como uma reflexão juntamente com o power point que passamos chamado a ilha do sentimentos que explora o quão importante é o tempo em nossas vidas e que devemos aproveitá-lo em toda sua extensão para podermos ter momentos bem vividos.
                
        
Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário