1º Módulo - Aula 3: A Importância do Planejmento !

                                                                                   06/03/2010

        " Iniciamos a aula 3 “A importância do planejamento”  com a acolhida dos alunos  e depois socializamos a pesquisas realizadas nas 10 horas não presenciais pelos alunos, as quais foram:
·        “Queda de fronteiras econômicas entre outros paises”, usando como fontes: jornais, revistas e Internet. Os alunos pesquisaram e fizemos uma socialização das pesquisas e muitos alunos abordaram temas que contribuíram para um melhor desenvolvimento dos tema.
·        A globalização e sua influência na vida das pessoas e das empresas. Muitos abordaram aspectos positivos da globalização assim com aspectos negativos gerando um bom debate e socialização das idéias apresentadas destas pesquisas.
·        Planejamento e sua importância nas empresas. Esta pesquisa foi abordada para os alunos se inserirem no tema da aula 3 planejamento na vida das pessoas  e das empresas, o que surtiu um bom efeito pois todos pesquisaram e se inteiraram o quão é importante o planejamento em todos os sentidos em nosso dia a dia.
Os alunos responderam as questões e explicaram o por que da  escolha de determinadas respostas para o texto dado como prova final do mesmo conteúdo em anos anteriores, utilizando uma entrevista com Luiza Helena Trajano I. Rodrigues, do Magazine Luiza, sobre lojas virtuais, globalização e internet. A maioria dos alunos acertou a resposta dos dois testes aplicados, e alguns ficaram em dúvida da resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o por que da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios e a verificação das pesquisas os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
        A seguir utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Exploramos inicialmente os recursos visuais do início do capítulo, de saber planejar mesmo que seja para tomar um caminho diferente em nossas vidas, pois nem sempre todos os caminhos levam a algum lugar seguro.
        Convidamos os alunos a fazerem uma reflexão sobre os momentos bons e ruins que uma organização pode atravessar e como uma atitude de acomodação diante de certas circunstâncias, achando que não há nada que possa ser melhorado, pode interferir negativamente para o sucesso do empreendimento. Também – e principalmente - possibilita reflexão de como o conhecimento técnico e as atitudes proativas podem promover transformações positivas na administração dos negócios e da vida pessoal.
        Propus refletirem o quanto é necessário termos objetivos na vida e  programarmos a execução destes objetivos através de um planejamento. A discussão foi livre e aberta, com maciça participação da classe com opiniões e idéias individuais. 
        A seguir iniciamos a leitura do texto do restaurante do “seu” Vitório com a leitura feita por alunos voluntários. Dando continuidade à aula, dividimos a classe em grupos. Os alunos discutiram e registraram, no seu bloco de notas, os exercícios propostos na seção “Agora é com você” e sobre as mudanças que fariam no restaurante do seu Vitório. Após o termino da reunião em grupo socializamos as atividades com a leitura feita no bloco de notas e dos registros de Juliana verificando os conceitos abordados no texto mais significativos e muito importantes para o entendimento do capítulo como pesquisa, cliente, trabalho operacional, fornecedores, referência e gestão planejada.
        No momento seguinte, para completar, passamos o vídeo do programa 5, que apresenta a importância do planejamento das ações, que é imprescindível para uma empresa. É por meio do planejamento que os objetivos a serem alcançados são definidos e também a realização deles, além de possibilitar a previsão de eventuais dificuldades, pelas quais uma empresa pode passar. Abrimos espaço para discussão com os alunos e refletimos sobre alguns conceitos passados no vídeo referente a planejamento, objetivos, realizações, dificuldades e previsões.
        Dando continuidade à aula, pedimos para os alunos interpretarem as imagens que ilustram o capítulo na pagina 65. O que a vida reserva para aqueles que cantam alegremente sem se preocupar com o rumo da sua vida?, Em primeiro lugar apresenta a ilustração de um moço tocando viola e cantando “deixa a vida me levar, vida leva eu”, quando refletimos o que despertam estas referências na vida cotidiana do aluno.  Ele pode ser o protagonista de sua própria vida ou simplesmente um ser passivo, deixando que a vida o leve.
        É preciso sonhar e tornar os sonhos realidade através do planejamento em nossas vidas. Que diversas ações devem ser feitas para tornar os nossos sonhos realidade.
        Em seguida, propomos o exercício de reflexão “agora é com você” para o momento de estudo não-presencial. Incentivamos os alunos a pensarem sobre seus objetivos e ações para que eles sejam alcançados. Lembramos aos alunos os sonhos planejados e com objetivos definidos transformam-se em ações. Na próxima aula analisaremos as anotações feitas  por cada aluno, de forma a socializar primeiramente entre um aluno e seu colega ao lado, e em seguida, incentivando alguns alunos e exporem as suas anotações para a classe.
        Na página 67 sobre planejar é decidir vimos o conceito de planejamento, que na sociedade moderna em que vivemos tudo tem que ser planejado para ser realizado, que dependemos do planejamento de outras pessoas para termos uma vida mais confortável. Que Planejar tem a ver com a ação de arquitetar um Plano. Todo plano é concebido de trás para frente, ou seja, a primeira coisa a ser pensada é no objetivo e a partir dele se constrói um conjunto de ações necessárias para atingi-los.Vimos o exemplo dado para se construir uma casa. A primeira coisa que se pensa é no projeto, ou seja, colocar no papel aquilo que se tem em mente (considerando os recursos disponíveis) para depois partir para a execução, ou seja, implementar o conjunto de ações necessárias para alcançar o objetivo proposto. Vimos que o planejamento é uma atividade dinâmica, que ao planejar tomamos decisões hoje, visando a resultados que irão acontecer no futuro. Há uma série de variáveis e os nossos planos têm que ter uma certa flexibilidade de ajustes para poderem dar certo no amanhã.
        Antes de iniciarmos a pagina 69 passamos o vídeo da estória “Quem mexeu no meu queijo” para dar inicio à reflexão dos conceitos de atitude proativa e de atitude reativa.





Dividimos a classe em grupos e propusemos que eles trabalhassem o item “agora é com você”, para pensar em suas atitudes e depois anotá-las em seus blocos de notas. Solicitamos que fizessem uma dramatização para explicar os conceitos de atitudes proativas e reativas. Também propusemos que fosse feito em grupo as atividades do “fazendo e aprendendo”. Os grupos que se reuniram fizeram as dramatizações que ficaram muito boas, trazendo um momento de descontração dentro da sala, quando cada um colocou um pouco de sua habilidade como ator.
        Antes de socializarmos as atividades do “Fazendo e aprendendo” vimos os conceitos da importância do planejamento e porque é bom planejar. Para melhor exemplificarmos, demos um exemplo na área de marketing, passamos o clip da propaganda da Dove do ano 2005, onde as protagonistas do comercial eram mulheres comuns.
Mostramos ainda um exemplo de marketing massivo. Passamos a outra propaganda da Dove do mesmo ano, realizada na Argentina, em que aparecem pessoas comuns e a propaganda sendo explorada de várias formas na sua comercialização. A seguir, socializamos a outra atividade em grupo e discutimos vários conceitos apresentados na área de planejamento.
        Para finalizar a aula propusemos as atividades a serem realizadas no bloco de notas dos alunos, em relação ao seu Vitório para complementar em seu restaurante, que era em relação a uma festa junina.
Em relação ao “avalie seu conhecimento” foi proposta uma viajem de acampar com diversas atividades a serem planejadas e executadas antes de se partir para o acampamento
        Durante as atividades os alunos foram realizando as suas anotações no bloco de notas e após pedimos para alguns relatarem o que entenderam daquela atividade e discutimos cada ponto abrindo para participação de toda a classe.
Apresentamos aos alunos os principais passos para realizar uma pesquisa de mercado. Nos grupos de trabalhos contínuos, os alunos devem organizar um questionário para uma pesquisa de mercado, de modo a viabilizar a formação da sua empresa.
Na próxima aula, eles se reunirão e escolherão as questões mais pertinentes para a entrevista a ser lançada ao público referente à viabilidade da empresa.
        Terminamos a aula com a música "Sonho impossível" na voz de Maria Bethânia e Chico Buarque, dando em papel impresso a letra da música e apresentação de um vídeo. Isto proporcionou um momento de descontração, quando todos cantaram em conjunto.

         Participaram da aula 37 alunos. Esta aula foi muito dinâmica com muitos momentos de trabalhos em grupo fortalecendo  a amizade e o trabalho de planejamento das atividades dentro e fora da sala de aula."

        
Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário