2º Módulo - Aula 1: As Pessoas = O Bem mais Valioso da Organização

                                                                                    07/08/2010

        Iniciamos a aula de Boas vindas aos alunos expondo os conteúdos específicos do curso de Administração Empresarial, relatamos sobre a qualificação que o aluno ira adquirir como auxiliar administrativo e financeiro.
        Em seguida seguindo o roteiro para aula inicial:
  • Expomos os Principais temas do módulo 2
  • Atuação do técnico em administração
  • Reportamo-nos ao estudo dinâmico e interativo do telecurso Tec
  • Sobre o foco do Telecurso TEC que é o desenvolvimento de competências e habilidades.
  • Reavaliamos a importância do “bloco de notas”, do “fazendo e aprendendo”, o “vale saber” que ajuda a formar cidadões.
Durante apresentação explanei os diversos pontos a serem observados e tirei duvidas e indagações dos alunos.

        Logo em seguida iniciamos a Aula 1 do livro As pessoas: o bem mais valioso da organização”, primeiramente solicitamos aos alunos  que falassem o que eles entendem por Recursos humanos  e por Gestão de Pessoas, dando suas opiniões e expondo seus comentários. Discutimos que nas organizações, o sucesso também depende das pessoas que integram as equipes.
        Reportamo-nos ao modulo 1 sobre o RH relembrando os conceitos estudados n capitulo 11 do livro. Dando continuidade no processo apresentamos os novos conceitos que estudaremos neste capitulo Agregar pessoas, Aplicar pessoas, Recompensar pessoas, Desenvolver pessoas, Reter pessoas e monitorar pessoas discutindo cada conceito e colhendo a opinião dos alunos.
        Dando continuidade realizamos as atividades do “iniciando a conversa” onde apresentamos os conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessárias formação de competência para contratação adequada de um funcionário que exerce uma atividade especifica. Os alunos anotaram em seus blocos de nota um plano de trabalho, indicando os passos que deverá seguir para o um processo  de seleção e contratação de um técnico em Administração, para trabalhar no setor administrativo-financeiro de uma empresa.a melhor o que é competência
Aprofundamos o estudo do conjunto de atributos ligados a conhecimentos, habilidades, valores experiências que um candidato tem para ser contratado por uma empresa, junto,o potencial de desempenho de um profissional. Sendo a competência o resultado da soma de três variáveis:

Ter os conhecimentos e habilidades para realizar determinada atividade.
– Possuir as motivações individuais, as atitudes, a vontade e a iniciativa pessoal para realizar tal atividade.
– É como o indivíduo se relaciona com os recursos e as condições necessárias para realizar uma atividade, bem como com a liberdade para fazê-la.
Propusemos aos alunos fazerem em grupo uma descrição do cargo de auxiliar do departamento Administrativo- Financeiro, elencando pelo menos cinco atribuições dessa função. Em seguida, fazer uma lista de características do perfi l apropriado para ocupar esse cargo.
Em “por dentro do tema” a partir do entendimento das concepções contemporâneas de gestão de pessoas  e de gestapo por competências os alunos aprenderam a importância das relações entre empregadores e colaboradores das pessoas estratégicas para  empresa e a qualidade no trabalho. Vimos que a gestão de recursos humanos baseada no conceito de competências pode ser resumida assim:
  • A organização define a visão, as competências organizacionais;
·        Escolhem-se, para cada setor e cargo, as competências que mais se alinham a essas intenções estratégicas;
  • O processo de treinamento e desenvolvimento das equipes é também voltado para desenvolver e potencializar essas competências
Na seção “fazendo e aprendendo” os alunos se reunirão em grupo e aplicaram os conceitos estudados para resolução de uma situação problema no processo de seleção e contratação de pessoal.
Em avalia seu conhecimento os exercícios que abordam a diferença entre a visão da administração de pessoal  e de recursos humanos (visão clássicas) e de gestão de pessoas (administração contemporânea) os alunos através de reunião em grupo discutiram  argumentaram fazendo um texto que no final da aula socializamos com a leitura de cada grupo e fechamos com as questões das atividades não presenciais como tarefa de casa.

Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário