2º Módulo - Aula 10: Administração da Produção e Operações

                                                                                    16/10/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.
·        Os alunos pesquisaram sobre os principais princípios de Taylor, Ford e Fayol.Colocaram também como sua contribuição no Wiki.
·        Os alunos pesquisaram sobre trabalho artesanal conversando com pessoas que realizam estes trabalhos e como são realizados os processos de produção.
  • Os alunos pesquisaram sobre a exploração do trabalho infantil e do trabalho da mulher?
  • Os alunos pesquisaram sobre como nasceu o dia internacional da mulher?
  • Os alunos comentaram se conheciam alguma empresa que coloca o interesse na produtividade acima da própria vida dos trabalhadores, pondo em risco sua segurança ou a preservação do meio ambiente?
  • Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre a questão a corrida de canoa e sobre a revolução industrial.
Iniciamos a aula 10 Administração da Produção e Operações II” fazendo a leitura do texto inicial e discutimos com os alunos a importância da produção na vida da gente desde o momento que acordamos até a hora que vamos dormir estamos utilizando do processo produtivo (produtos). Que fazemos parte do fazendo parte de um sistema de produção, mesmo que seja apenas como cliente final. Também pedimos para os alunos apontarem diferentes exemplos de sistema de produção. Aproveitamos para evidenciar as diferentes fases dos processos.
 Em “Iniciando a Conversa”, levamos os alunos a conhecer a história de Antônio José e o seu planejamento para a pequena fábrica de queijos. Acompanhando o caso do personagem Antônio, o aluno pode identificar as etapas de produção e as operações que são necessárias para administrar a fabricação do produto. Para dinamizar a leitura e organizando as informações do texto, registramos na lousa as características do planejamento de seu Antônio, como a participação dos alunos focando cada item a ser apontado neste planejamento.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta os processos de produção por encomenda, por lote e produção contínua. Na entrevista com o Gerente de Produção, Ecio Vidotti Filho o aluno aprendeu um pouco mais sobre possíveis problemas em uma linha de produção, estoque de produtos, adequação de níveis de estoque, interrupção de produção e integração entre as ações de todos os departamentos.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto. Ao final da leitura, lançamos as perguntas da seção “Por dentro do tema”. Administração da Produção, que vem se tornando cada vez mais complexa e sofisticada para atender às crescentes demandas. Por que sofisticada? Porque há demandas muito específica. Para se chegar a um queijo mais seco, por exemplo, preferido em algumas regiões do país, é preciso controlar a produção segundo determinados critérios. Os processos são diferenciados. É através da Administração da Produção que a empresa utiliza matérias-primas, transforma-as para chegar ao produto acabado ou presta serviços especializados ao mercado. Os alunos refletiram e tiraram suas conclusões expondo durante a socialização das perguntas.
Em “Por dentro do tema” os alunos ainda estudaram sobre os sistemas de produção, os conceitos de eficiência e eficácia, os insumos, o processo de transformação, os diferentes tipos de produção e os avanços nos sistemas produtivos. Desenvolveram as habilidades de:
1. Identificar diferentes sistemas de produção;
2. Correlacionar gestão de pessoas e administração da produção;
3. Caracterizar eficiência e eficácia;
4. Representar graficamente os sistemas de produção;
5. Identificar e caracterizar as diferentes etapas de produção;
6. Definir o sistema de produção mais adequado para o tipo de produto ou serviço:
  • Produção sob encomenda
  • Produção em lotes
  • Sistemas de produção contínua
Os avanços nos sistemas de produção:
a)Células de produção
b)CAD/CAM (Computer Aided Design) Projeto com Apoio de Computador. CAM (Computer Aided Manufacturing) Fabricação Apoiada por Computador.
c)MRP, MRP II e ERP (Material Requirement Planning) planejamento de necessidades de materiais, MRP II (Manufacturing Resources Planning) planejamento de recursos de fabricação e ERP (Enterprise Resources Planning) Planejamento dos Recursos do Empresariais.
d)EDI (Electronic Data Interchange) Intercâmbio Eletrônico de Dados
7. Identificar a evolução nos sistemas de produção ao longo dos anos.
Em “Fazendo e aprendendo” o aluno teve a oportunidade de refletir e planejar um sistema de produção de um novo negócio, além de identificar e fazer a correspondência dos diferentes tipos de sistemas produtivos e os produtos.
Na seção avalie seu conhecimento nos reportamos a história de seu Ubaldo das Alpargatas Silvestres e pedimos para os alunos refletirem se conhecem algumas inovações/evoluções que os sistemas de produção vêm sofrendo ao longo dos anos. Quais inovações poderiam ser incorporadas aos processos de produção das Alpargatas Silvestres?
Em “Vale saber” o aluno irá refletir sobre a produção e o consumo, bem como sobre a necessidade de controlar o consumo além da preocupação com a produção socialmente responsável.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:

·        Pesquisar sobre as inovações e evoluções que o sistema de produção vem sofrendo?
·        Pesquisar sobre o processo de produção de algum produto próprio?
·        Qual é sua opinião pessoal sobre a desigualdade da utilização dos recursos naturais e energia do planeta em relação aos países do Hemisfério Norte ricos em relação aos países do Hemisfério Sul. Reflita o porque desta desigualdade social.
  • Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre a questão a Herança do seu Manuel Carlos e sobre os novo sistema e métodos dos sistemas de produção.
Com relação ao trabalho de estudo de caso resolveremos na próxima aula, pois não foi possível colocar no sistema AV os textos e desta forma  propusemos aos alunos  que os 2 estudos de caso um sobre a teoria Científica Taylor Resolve um problema e outro sobre a teoria clássica Empresa Telelatina, seriam resolvidos na próxima aula onde os alunos responderam questões pertinente a parte pratica administrativa podendo se exercitar como um futuro técnico em administração. 


Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário