1º Módulo - Aula 8: Estrutura Societária

Iniciamos a aula 8 “Estrutura societária” com a acolhida aos alunos e realizamos a socialização das pesquisas  das 10 horas não presenciais pelos alunos, as quais foram:
  • Pesquisa para a instalação, em frente à escola, de uma quadra de futebol para locação.
  • Os alunos entregaram a pesquisa de mercado da empresa que cada grupo está planejando, junto com as atividades não-presenciais, individualmente.
  • Tabulação dos dados da pesquisa de mercado da empresa que cada grupo está montando. Na socialização desta questão, cada grupo demonstrou seu esforço e um ótimo desempenho.
  • Pesquisa sobre sociedade anônima e limitada. Aproveitamos essa pesquisa realizada para introduzir o tema “Estrutura societária”.
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “O negócio próprio de seu Manoel”. Também colocamos outro teste da prova do ano de 2007 com o texto e “Análise e representação gráfica”. Quase na totalidade dos alunos presentes foi grande a assertividade das respostas dos quatro testes aplicados. Somente uma pequena parte ficou em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o por que da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração, inclusive no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
        A seguir, utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Refletimos, primeiramente, sobre a figura inicial da lição 8. A partir do texto, os alunos entraram em contato com o conteúdo do modo lúdico com o caso do restaurante do seu Vitório. Convidamos dois alunos voluntários que participaram da vivência da entrevista: um como entrevistador e o outro como o mecânico Dorival do texto “Dorival dos Santos, o mecânico que virou empreendedor de sucesso” e logo a seguir convidamos os alunos a refletir sobre a história de um empreendedor de sucesso que eles conhecem ou uma história que eles já leram em alguma revista ou pela internet e as dicas que são oferecidas para quem está pensando em constituir uma sociedade.  Desenvolvemos a aula com o vídeo discorrendo sobre “estrutura societária”, do programa 16, que apresenta a importância do Código Civil, as atribuições do contador e o conceito de sociedade. Utilizamos o vídeo com o exemplo de dois médicos que se unem para formar uma sociedade para complementar explicações e para reflexões.
        Em “Por dentro do tema”, apresentamos o conceito de sociedade e quais são os tipos de sociedades descritas no Código Civil Brasileiro. Pedimos para os alunos lerem o que é uma sociedade, e foram aparecendo diversos conceitos que fomos discutindo com os alunos, com utilização do glossário.Como atividade complementar, sugerimos que os alunos consultassem o Código Civil em www.planalto.gov.br/CCivil/leis/2002/LT406htm, apresentado na seção Intertextos.
         Apresentamos o programa 17 sobre os tipos de sociedades: simples, empresária (limitada ou anônima) ou cooperativa e sua organização, as fundações e as ONGs. Após a apresentação do vídeo, os alunos leram e discutiram o texto do livro. Foram citados exemplos de empresas do país e da própria cidade, incluindo uma fundação e várias ONGs, e comparação entre os motivos prováveis que levaram a situações de fracasso e de sucesso.
        No programa 18 do vídeo “Estrutura societária: como criar uma empresa”, vimos o passo-a-passo para a criação de uma empresa desde a busca prévia do nome à inscrição no sindicato patronal. Logo a seguir, apresentamos um roteiro de como constituir legalmente uma sociedade apresentando todos os passos:
·        Busca prévia do nome da empresa
·        Consulta prévia do local
·        Registro da empresa
·        Inscrição no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
·        Inscrição na Previdência Social
·        Inscrição Estadual
·        Inscrição Municipal
·        Solicitação de licença sanitária
·        Vistoria das condições de segurança e proteção contra incêndio
·        Alvará de licença de funcionamento da prefeitura
·        Inscrição no sindicato patronal.
        A leitura foi feita por diversos alunos, com discussões e exemplos. Como já estamos desenvolvendo uma empresa alguns destes itens já foram solicitados pelo professor orientador e os alunos falaram de suas experiências e de suas dificuldades para conseguir determinados documentos para a formação de suas empresas.
        Em “Avalie seu conhecimento” os alunos solucionaram e responderam as situações-problemas propostas pelo capítulo e deram suas contribuições durante a socialização do exercício proposto.
        Durante as atividades os alunos realizaram anotações no bloco de notas. Ao final, pedimos para alguns relatarem o que entenderam daquela atividade e discutimos cada ponto abrindo para participação de toda a classe.
        Em “Vale saber” discutimos a importância de assumir, numa sociedade, uma postura de cooperação e com responsabilidade, que é de todos os sócios e da importância da participação de cada membro desta sociedade. Os alunos compararam as orientações técnicas com a formação das empresas que estão desenvolvendo pois, sempre a divisão de tarefas e responsabilidades que deve cada um desenvolver, que cada um deve ter uma postura ética e cidadania ativa, uma  autocriticidade no desenvolvimento pessoal  e devendo se manter relacionamento interpessoal inspirado no respeito ao outro.
Para complementar o conteúdo da apostila, pesquisamos e organizamos material sobre os tipos de contratos: sociedade limitada, sociedade simples, sociedade comercial e sociedade em conta de participação.
        Os alunos se reuniram em grupo para estudar os tipos de contrato e para selecionar um tipo, que se identificasse melhor com a empresa que estão organizando. Em seguida, elaboraram um contrato social com a utilização dos modelos apresentados.
Cada grupo fez exposição oral do seu trabalho.      
        Para a atividade de montar uma empresa, os alunos se reuniram no final da aula e demos continuidade ao planejamento de suas empresas apresentando os seguintes tópicos a serem trabalhados no planejamento de recursos humanos:
·        Necessidade de recursos humanos: Quantos funcionários serão necessários para manter a empresa operando e forma de pagamento
·        Elaborar a política de recursos humanos
·        Organograma de recursos humanos: estrutura hierárquica da empresa
·        Sistemas de recrutamento e seleção: como será o contrato e processo seleção e treinamento.
    Antes de finalizarmos a aula passamos um power point explorando os tipos de sociedade que temos em nosso planeta. Apresentamos uma tribo que se situam no triangulo formado pela Etiópia, Sudão e Kenia no continente Africano, que explora a diversidade de sua cultura e sua arte de pintar e enfeitar o próprio corpo.
               
Vagner Corrêa Netto

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