2º Módulo - Aula 2: Recrutamento e Seleção de Talentos

                                                                                    14/08/2010

        Iniciamos a aula de Boas vindas aos alunos e fizemos as correções das atividades não presenciais.
·        Os alunos Fizeram uma elaboração dos requisitos básicos de que um funcionário tem que ter para o setor administrativo-financeiro. consultando o site do Ministério do Trabalho e Emprego (http://www.mte.gov.br/) e veja a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).
·        Os alunos fizeram uma auto-avaliação e traçaram metas de auto desenvolvimento, considerando:
v           As competências que você desenvolveu cursando o módulo 1.
v           As competências que você espera desenvolver cursando os módulos 2 e
v           O que você poderá desenvolver por outros meios, além do Telecurso TEC.
·        Os alunos Fizeram um paralelo entre a função que descreveram e as competências no livro na lição 1 e pensaram no  que les já desenvolveram até o momento presente
·        Os alunos Pesquisam sobre a biografia de Prahalad o Guru da Administração.
Os alunos responderam as questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para às questões de múltipla escolha Sobre a estratégia nas organizações. E com o texto da Consultoria José e Maria Ltda. responderam as questões sobre as pessoas o bem mais valioso das organizações.
Iniciamos a apresentação da Aula 2 Recrutamento e Seleção de Talentos”  do livro, com o clipe de duas musicas “Ai que saudade da Amélia” e “Cúmplice” analisamos as duas canções sugeridas e  realizamos um  bate-papo com os alunos, relacionando as canções às ilustrações do livro. Os alunos comentaram sobre as musicas e deram suas opiniões. Discutimos que nas organizações, o sucesso também depende das pessoas que integram as empresas e que estas sempre estão a procura da pessoal ideal para cada atividade realizada na mesma.
 Em “Iniciando a Conversa”,motivamos os alunos a continuar o desenvolvimento do exercício iniciado no capítulo anterior: colaborar no processo de seleção de um técnico para atuar como assistente administrativo. Os alunos utilizaram de instrumentos de planejamento já conhecidos, bem como executaram, controlaram e avaliaram alguns dos procedimentos de recrutamento e seleção de pessoal. Desenvolveram, também, as habilidades de:
1. Analisar currículos e perfis candidato e
2. Entrevistar candidatos com foco no perfil adequado para a função.
Em “Por dentro do tema”, levamos os alunos a conhecerem a existência de várias técnicas de seleção de pessoal que podem ser utilizadas pela empresa para identificar o candidato com perfil ideal e convidamos eles a refletir sobre qualificação, perfil profissional e remuneração financeira. Dando continuidade ao processo do novo contratado esclarecemos aos alunos que o candidato também tem que passar por um processo de ambientação na empresa. O aluno com este aprendizado pode:
1. Identificar contatos, canais e meios de divulgação adequados para informar vagas para recrutamento de pessoal;
2. Analisar competências, personalidades, atitudes e valores dos candidatos;
3. Identificar técnicas de seleção e optar pelas mais adequadas a cada situação e função; e
4. Registrar dados e informações mais importantes, do ponto de vista profissional, sobre os candidatos.
E desenvolveram, as competências de saber utilizar adequadamente a classificação de aptidões enumeradas na Teoria Multifatorial de Thurstone e acolher e ambientar o funcionário novo na empresa.
Após introduzirmos os alunos nom processo de recrutamento e seleção passamos o vídeo do programa 2 “Recrutamento e Seleção de Talentos” no qual há uma entrevista com uma Gerente de RH explicando como é feita a seleção de um candidato, como eles traçam o perfil para uma vaga, as competências, habilidades e atitudes que eles esperam dos candidatos e o que recrutamento e seleção têm a ver com o Planejamento Estratégico. Também exploramos no vídeo com os alunos a entrevista com uma Coordenadora de Recrutamento e Seleção falando sobre o papel da empresa no momento de recrutamento e seleção de um candidato, onde reportamo-nos para que eles observassem todo o processo que as empresas utilizam para cada uma das etapas a serem realizadas.
Dando continuidade exploramos cada item que compõem o processo de recrutamento e seleção com os alunos na seqüência:
·        Recrutamento
·        Seleção
·        Técnicas de seleção de pessoas
·        Entrevistas pessoais
·        Provas
·        Testes psicológicos
·        Testes de personalidade
·        Técnicas de dinâmica de grupo
Após a leitura  e estudo de cada item dividimos os alunos em pequenos grupos e pedimos que dentro dos temas desta seção como recrutamento e seleção, técnicas de seleção de pessoas, provas e testes cada grupo desenvolvesse técnicas que fossem aplicadas em cada uma das etapas realizadas. Após isto eles apresentaram suas técnicas e seus argumentos para a classe.
Em “Fazendo e Aprendendo”, demos dicas aos alunos de como elaborar o currículo, seguindo os padrões atuais utilizados para isso. Explorando mais o tema Curriculum Vitae com os alunos, realizamos um currículo na lousa por etapas tirando as duvidas dos alunos e explicando o porque de cada procedimento, foi bastante participativa esta atividade, pois quase todos os alunos tinham alguma duvida sobre currículo. Acrescentamos que a melhor forma de se entregar um currículo seria dependendo da ocasião com uma carta de apresentação.
Em “Avalie o seu conhecimento” os alunos realizaram o exercício, de avaliação do perfil do candidato que ele traçou no capitulo anterior, comparam e tiraram suas conclusões desta forma o aluno pode desenvolver a competência de analisar os candidatos apresentados, aplicando técnicas aprendidas para selecionar o mais adequado e justificar a sua escolha.
Em “Vale Saber”, vimos algumas questões legais que devem ser observadas no recrutamento e seleção. O aluno aprendeu que a contratação de pessoal deve ser resultante de uma avaliação técnica do candidato. O aluno foi motivado a desenvolver os seguintes valores e atitudes:
1. Valorizar a igualdade, a justiça e a neutralidade na seleção de pessoas;
2. Repudiar e combater a discriminação.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, também solicita aos alunos para que façam:
  • Pesquisar sobre na seção Intertextos (www.catho.com.br) existem vários currículos que podem ser analisados pelos alunos que poderão comparar e identificar a adequação, ou não, aos cargos pretendidos. Dar a sua opinião sobre os sites após ter visitado cada um deles e elaborar o seu currículo e entregar na próxima aula
  • “Quais são as suas aptidões?”
  • Pesquise o que é absenteísmo na área empresarial (RH)?
·        Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha Sobre uma questão da Consultoria José e Maria Ltda. E com o texto  as técnicas de seleção mais adequada. responder as questões.
Durante a aula disponibilizei para os alunos suas senhas e assim iniciamos a explicação do Sistema AV. Trabalhamos com o correio Tec, assim como com os blogs e somente com os fórum não foi possível pois esta ferramenta não esta no momento disponível para os alunos e professores orientadores, enfim explicamos a função do Wiki e de outros ferramentas do sistema AV.         

Vagner Corrêa Netto

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