1º Módulo - Aula 12: Orçamento Financeiro

Ao iniciarmos a aula com as boas vindas aos alunos.      Dando continuidade, iniciamos a  socialização das pesquisas das 10 horas não presenciais pelos alunos, as quais foram:
  • Pesquisa sobre qual a definição de patrimônio? Como deve ser feito o levantamento de um patrimônio de uma empresa?
  • Elaboração em planilhas no Excel das finanças da empresa que estão projetando, utilizando todos os conceitos abordados neste capítulo 11 (orçamento, produção, materiais, mão-de-obra, custos de produção, despesas administrativas).
  • Um relacionamento estável entre 2 pessoas precisa ser planejado financeiramente. Qual a sua opinião como futuro administrador?
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “Ele chegou finalmente”. Também colocamos outro teste da prova do ano de 2007 com o texto e “Análise dos balanços patrimoniais da empresa Santa Elisa” e também do texto de “Análise dos balanços patrimoniais da empresa Santa Elisa”. Para a maioria dos alunos presentes foi grande a assertividade das respostas dos seis testes aplicados. Somente uma pequena parte ficou em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o porquê da cada alternativa em seu erro ou assertividade.

Durante a correção dos exercícios os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração, inclusive no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
        Dando continuidade à aula, utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Ao iniciarmos a reflexão do capitulo 12, reportamo-nos à figura inicial da lição, que a partir do texto é trabalhado o primeiro conceito de orçamento financeiro. Discutimos com os alunos se fazem seus orçamentos financeiros em seus lares, cada um foi dando sua opinião e sua experiência de vida.
        Dando continuidade em “Iniciando a Conversa”, é proposta uma reflexão sobre o que é patrimônio, definindo-o como conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa e, especificamente falando, o que é balanço patrimonial. Deixamos implícito que se para um cidadão é importante ter ciência de seu patrimônio, para uma empresa isso é fundamental.
        Em “Por dentro do tema”, vimos os temas como: patrimônio, balanço patrimonial, exercício, ativo e suas subdivisões, passivo, patrimônio líquido (P.L.) Liquidez, Despesas e receitas (operacionais ou não) e depreciação. Deixamos claro para os alunos que a quantidade de conceitos para se trabalhar neste capítulo é bastante grande e só a realização de várias atividades para aplicá-los poderá garantir que o aluno os compreenda e desenvolva as habilidades de elaborar planilhas, fazer cálculos, interpretarem dados e registros e avaliar situações relacionadas ao patrimônio e finanças. Durante a leitura e compreensão dos conceitos fomos dando exemplos e fazendo pequenos exercícios que proporcionou um poço de pratica para os alunos.
        Para melhor exemplificarmos passamos o vídeo 31do DVD Orçamento financeiro onde revimos os conceito de balanço patrimonial, como fazer, seu uso e sua importância dentro e fora de uma empresa. Sendo um ótimo momento para auxiliar a sistematização dos conceitos apresentados até o momento.
        A seguir, apresentamos as contas do balanço patrimonial. As demonstrações dos resultados e como entender as contas do exercício do DRE. Aproveitamos para melhor fixação pelo aluno dos conceitos dados então durante a aula, passamos o vídeo 32 do DVD que fala sobre Orçamento financeiro e as demonstração de resultados e explica como ele deve ser feito. Fala também como se chegar do lucro bruto ao lucro líquido.
         Em “Fazendo e Aprendendo” deixamos clara a idéia de que cabe ao profissional Auxiliar de Planejamento saber elaborar um balanço patrimonial bem como interpretar os demonstrativos contábeis e, a partir dos dados registrados, prever investimentos projetando os resultados sempre com o objetivo de manter ou de aumentar a lucratividade da organização.
        Na seção do “Fazendo e Aprendendo” e “Avalie seu conhecimento” deixamos claro que é fundamental que os alunos pratiquem os exercícios de orçamento financeiro, inclusive no momento de estudo não presencial. Solicitamos para que eles resolvessem os exercícios da seções e fomos tirando as duvidas e verificando os resultados obtidos auxiliando um aluno de cada vez em suas dificuldade encontradas e explicando o mecanismo do exercício.
         Em “vale saber”, atentamos para que o aluno o destaque para reflexão sobre a necessidade, para algumas empresas, de se ter um Balanço Patrimonial e Resultado dos Exercícios atualizados, uma vez que estes demonstrativos podem ser alvos de fiscalização. Inclusive destaca-se que empresas com capital aberto – com ações na Bolsa – são obrigadas por lei a publicar seus demonstrativos em veículos públicos, como jornais, por exemplo.
        Pedimos para o aluno tomar como observação que tornar público os resultados financeiros demonstra respeito à credibilidade da empresa perante toda a sociedade e, sobretudo, perante às pessoas as quais ela deve prestar contas e ou que são afetadas pela sua existência tais como sócios, acionistas, fornecedores, bancos, clientes etc.
        Durante a aula pedimos a colaboração de diversos alunos para fazerem a leitura dos conceitos trabalhados e aproveitamos para tirarmos duvidas e refletimos os conceitos apresentados, assim como questionamentos e observações dadas pelos mesmos durante o processo da leitura.
        Os alunos deram suas opiniões e fizeram seus comentários, observamos que alguns alunos relataram que encontram dificuldades de entender o texto no primeiro momento e que necessitam fazer leituras em casa. Reforçamos que somente a aula não é suficiente para adquirirmos conhecimento. Há necessidade de um estudo planejado com a releitura dos conceitos apresentados, além da execução das atividades não presenciais e também de leituras de textos complementares em jornais, revistas e outros. Textos referentes aos conceitos trabalhados em sala de aula. Propomos os alunos visitarem a sala de leitura de nossa escola e de se inteirarem das revistas que são assinadas pela mesma onde podem encontrar material para o complemento de seu aprendizado como na revista exame, pequenas empresas e grandes negócios, etc. Também reforçamos que o professor orientador se encontra na escola 3 vezes por semana em horários do conhecimento dos mesmos para orientações de possíveis dificuldades apresentadas.
        Fizemos a leitura das observações enviadas pelo professor coordenador sobre Exercício” que é um período contábil de 12 meses. Comumente, o exercício é considerado como começando em 1º de Janeiro e terminando em 31 de Dezembro, mas o começo e o término do período contábil podem ser em outros dias, desde que se cumpra o tempo de 12 meses. Sobre o que é Operacional e não Operacional? E também sobre CMV – Sigla utilizada na DRE (Demonstração do resultado do exercício) do comércio: Significa Custo das Mercadorias Vendidas e pode ser calculado pela fórmula: CMV = EI + C – EF que significa CMV = Estoque Inicial + Compras – Estoque Final e CPV – Sigla utilizada na DRE (Demonstração do resultado do exercício) da indústria. Significa Custo dos Produtos Vendidos. Exemplificamos com os exemplos enviados no roteiro.
        Realizamos durante o processo de aprendizagem as devidas correções segundo a  Lei nº 11.941/2009, que alterou a estrutura do Balanço Patrimonial.
           No final da aula apresentamos um planilha de Excel cedida pela incubadora do SEBRAI de nossa cidade onde é apresentado um balanço patrimonial completo e demonstramos a utilização da mesma como exemplo de melhor fixação dos assuntos abordados em sala de aula. OS alunos receberam um copia da mesma e deverão fazer o orçamento da empresa que estão planejando desde o inicio das aulas e assim estarão exercitando o conceitos dados.
       
        
Vagner Corrêa Netto

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