2º Módulo - Aula 15: De olho no Cliente!

                                                                                    27/11/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e realizamos a socialização das atividades não presenciais no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades.
·        Os alunos fizeram uma analise do mercado consumidor de uma padaria próxima a sua casa e depois dos concorrentes da mesma selecionando quanto a atendimento, localização, preço, qualidade dos produtos, reputação e tempo de mercado.
·        Os alunos a partir da empresa selecionada a padaria , construiram um perfil dos consumidores em potencial da empresa.
·        Os alunos deram suas opiniões se a postura ética é fundamental na relação com os concorrentes.Qual a sua opinião?
·        Os alunos também responderam as questões não presenciais de múltipla escolha sobre o restaurante Bento e o seu relacionamento com diferentes empresas e sobre as afirmações de um consultor na época de Henry Ford.
Iniciamos a aula 15 De olho no cliente” fazendo a leitura do texto discutimos com os alunos da importância de valores de um mercado alvo os clientes. A ação de Marketing envolve a compreensão do mercado para a melhoria da relação entre a empresa e seus clientes. Por isso, interessa a todos na empresa: sócios e também funcionários. Afinal, todos precisam estar de olho no cliente! Durante este bate papo tivemos muita descontração e cada aluno deu sua idéia e apresentou um pouco de suas dificuldades do dia a dia em relação ao atendimento que se tem nos dias de hoje, que interessa a todos na empresa ter um bom relacionamento com: sócios e também funcionários. Afinal, todos precisam estar de olho no cliente! Para concluirmos analisamos dois ou três comércios de mesmo ramo e qual a representatividade deles no mercado, relacionamos com a ilustração inicial do capítulo, quais os fatores que estão influenciando nas vendas dos carrinhos de pipoca?
Pedimos a um dos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
 Em “Iniciando a Conversa”, os alunos conheceram a história de dona Idalina, que já estava no ramo de alimentação, e devido a uma necessidade de mercado percebida por seu filho, resolve abrir um restaurante nas imediações da faculdade onde ele estuda. Infelizmente, devido ao fato de dona Idalina não estar focada no cliente, seu restaurante não estava indo bem. O aluno pode desenvolver aqui a habilidade de: identificar a importância da pesquisa de mercado para o estabelecimento de um negócio.
Após leitura fizemos uma recapitulação da história da Dona Idalina revendo cada ponto da teoria dos 4 Os e fomos registrando na lousa os principais pontos da história.Logo a seguir os alunos responderam as questões da seção “Agora é com você” após a conclusão da atividade socializamos as respostas dos alunos.
 Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta informações sobre o foco que será o cliente. Para qualquer empresa, ele é peça fundamental para se alcançar o sucesso. Mais do que conseguir clientes, é importante mantê-los e para isso deve-se ouvi-los, saber quais suas expectativas e aplicar os 4 Ps ao negócio. No vídeo foi mostrado a conversa com Rogério Miola, gerente de um shopping center, nosso aluno pode aprender como oferecer ao cliente o que ele deseja, que serviços prestar a eles, o tipo de tratamento adequado aos clientes, o perfil do público do shopping e a aplicação dos 4 Ps.
Em “Por dentro do tema”, o aluno viu a importância dos 4Ps do Marketing e o impacto deste conceito para o restaurante de dona Idalina. A partir dos 4 Ps ele pode estudar melhor o caso de dona Idalina – conhecendo os possíveis clientes e suas necessidades, o estudo sobre o preço, a localização e a promoção de sua empresa. O aluno desenvolveu as habilidades de:
1.Identificar e relacionar os 4 Ps do marketing;
2.Analisar um negócio sob a ótica dos 4 Ps;
3.Identificar os fatores de sucesso que propiciam o reposicionamento de mercado.
Em “Fazendo e Aprendendo”, o aluno teve a oportunidade de refletir sobre a estratégia utilizada para reposicionar no mercado as sandálias Havaianas, os fatores que impactam na localização de um ponto comercial de ramos distintos e os fatores importantes para estabelecer o preço de um produto ou serviço. Revemos também a propaganda da marca “Dove” sobre o uso de pessoas comuns para realização de um clipe, qual o efeito deste tipo de publicidade.
Em “Vale saber”, convidamos os alunos para refletir sobre as conseqüências da propaganda enganosa e os diretos do consumidor relacionados a ela. Lembre-se de que a imagem (positiva) pode ser considerada um bem da empresa que é muito valorizado (bem intangível).
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Apresentem o conceito de marketing da teoria dos 4 Ps, analisando uma empresa entorno de sua casa ou de sua escola?.
·        Quem faz propaganda enganosa fala mal de si mesmo” você conhece algum caso em que o Código de Defesa do Consumidor foi violado? Explique com suas próprias palavras e de sua opinião.Para completar veja o liink do Código de Defesa do Consumidor: http://www.almg.gov.br/procon/codigo/codigo%20co nsumidor.pdf.
·  Retornar ao estudo de caso da “Pastelaria do Chico” do capítulo 14, e baseados nos resultados que obtiveram em suas pesquisas de mercado, vinculado ao conhecimento adquirido em relação aos “4Ps do Marketing” deste capítulo, montem uma estratégia de posicionamento da empresa mais eficiente em relação aos seus futuros clientes criando materiais de divulgação e estratégias de atuação em Marketing.
·        Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de qual a estratégia de preço é recomendada e a questão qual é tipo de promoção recomendada


Vagner Corrêa Netto

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