1º Módulo - Aula 11: As Finanças da Organização

Ao iniciarmos a aula demos as boas vindas aos alunos. Como atividades iniciais os alunos reviram os exercícios da aula 10 do “Fazendo e aprendendo” e do “Avalie seu conhecimento” os quais ficaram como atividades não presenciais. Os alunos analisaram o caso da agência de propaganda e colocaram suas reflexões sobre o tema do “avalie o seu conhecimento”.
        Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “Estrutura organizacional de uma organização”. Também colocamos outro teste da prova do ano de 2007 com o texto e “Prática do atendimento telefônico aos clientes” e também do texto de “Análise dos balanços patrimoniais da empresa Santa Elisa”. Para a maioria dos alunos presentes foi grande a assertividade das respostas dos seis testes aplicados. Somente uma pequena parte ficou em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o porquê da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração, inclusive no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
        Dando continuidade à aula, utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Ao iniciarmos a reflexão do capitulo 11, reportamo-nos à figura inicial da lição, que a partir do texto é trabalhado o primeiro conceito sobre de finanças. Os alunos entraram em contato com o conteúdo do modo a discutirem sobre as dificuldades do dia a dia e como a má organização das finanças pessoas podem afetar a vida das pessoas. Aproveitamos o momento para trabalhar valores ligados à ética profissional. Dentro das reflexões propomos aos alunos refletirem a respeito da responsabilidade de seus atos e sobre a importância de se honrar compromissos e prazos assumidos bem como a prestar contas daquilo que se faz. Expusemos ao aluno que no conteúdo abordado neste capítulo iremos tratar de valores que vão além do desempenhar habilmente atividades técnicas, mas ajudam a formar o profissional para a vida, ou seja, um profissional identificado com questões de cidadania.
        Em “Iniciando a conversa”, apresentamos ao aluno uma situação concreta, com a qual ele é iniciado na prática de planejar as finanças, pois é motivado a calcular qual será o tempo necessário para a recuperação do dinheiro investido na empresa de Marcos. Levantamos  a questão se vale a pena investir todo o lucro da organização em uma nova estrutura? O que Marcos deve estar esperando com esse procedimento? Ressaltamos a importância do planejamento para que a empresa possa crescer de maneira organizada, sem grandes sobresaltos. Solicitamos aos alunos o registro no Bloco de Notas de seus apontamentos.
        
Dando continuidade apresentando o programa 28 do DVD 6. No vídeo, temos uma entrevista sobre planejamento financeiro doméstico como, por meio dele, é possível se livrar das dívidas e aprender a comprar. Dando continuidade solicitamos para o aluno fazer a relação do seu orçamento doméstico com o orçamento de uma empresa. Promovemos uma conversa informal entre os alunos sobre finanças com questões tais como: Como vocês fazem para gerenciar o que ganham? Controlam o dinheiro que ganham? Qual a estratégia que usam para contas em atraso? Quais as suas opiniões sobre a ilustração e a música apresentada na abertura do capítulo? Quais os motivos que levam uma pessoa ao endividamento?
        Em “Por dentro do tema” estudamos como se devem organizar as finanças da empresa e tomamos contato com conceitos próprios da área, como Bens (tangíveis e intangíveis, de consumo de capital e outros tipos), Direitos, Obrigações, Patrimônio, Orçamentos etc .Propusemos que a leitura fosse feita por um dos alunos,  para auxiliar o processo de compreensão dos conceitos, fizemos  anotações no quadro, registrando os aspectos mais importantes. Pedimos para que os alunos contribuíssem com suas falas dos conceitos apresentados fazendo seus comentários e observações.
        Para melhor ilustrarmos para os alunos os conceitos apresentados passamos O programa 29 do vídeo, que apresenta o planejamento financeiro e como ele é essencial para que uma empresa administre bem suas receitas e despesas.
        Trabalhando os conceitos de contabilidade apresentados no livro, pedimos para um dos alunos fazer a leitura e fomos discutindo e apresentando o que é:
  • Atividade econômica
  • Atividade financeira
  • Contabilidade administrativa
  • Contabilidade financeira
        Enfatizando de uma melhor forma para o aluno a função de controller, passamos o vídeo do programa 30. Que reforça como a função do controller pode auxiliar no bom andamento de uma empresa. Durante a exibição do vídeo orientamos aos alunos a anotarem em seus blocos de notas os conceitos aprendidos no capítulo. No final do vídeo revimos os conceitos apresentados e os alunos deram suas contribuições discutindo alguns destes conceitos.
        Dando continuidade à aula, pedimos para alguns alunos fazerem a leitura dos conceitos trabalhados como:
  • Orçamento operacional: vendas, produção, materiais, mão-de-obra , custos diretos de produção, despesas administrativas de vendas e despesas administrativas d vendas.
  • Orçamento financeiro
        Durante a leitura dos custos diretos aproveitamos para reforçamos como se da no setor de produção estes custos, exemplificando na lousa com o processo produtivo de uma empresa e os custo gastos em cada etapa do processo, até a finalização do produto acabado e o preço que este produto será oferecido depois para o consumidor, após calcularmos todos os custos gastos pelo setor de produção.
        Ao término da leitura destes conceitos refletimos com os alunos,  que um bom orçamento financeiro tem por objetivo não só reduzir gastos como também adequá-los a um limite determinado em função da renda. Que um bom orçamento financeiro tem, também, por objetivo, fornecer dados para o estabelecimento de metas, sem as quais não haveria razão, nem possibilidade de se planejar. Que o Planejamento financeiro proporciona construir reservas: que permitirão socorrer a empresa em situações de crise; prover recursos para novos investimentos. Eventuais sobras de caixa deverão ser colocadas em aplicações financeiras de liquidez imediata, ou seja, que possam ser convertidas em dinheiro rapidamente.
        Em “Fazendo e aprendendo” os alunos a elaboraram, de forma simplificada, alguns orçamentos e correlacionaram os conceitos aprendidos. Com estes conceitos, eles se preparam  para entender o que são e como trabalhar a contabilidade e atividades financeiras e como trabalhar com elas ao elaborarem exemplos de orçamentos.
        Em “avalie o seu conhecimento” a primeira questão ficou como atividade para as 10 horas não presenciais. A segunda questão o professor orientador explicou como calcular o quanto você ganha por hora, fazendo os alunos refletirem em seus salários e em seus gastos pois muitas vezes não refletimos ao dispor de certas quantias que podem representar uma perda ou seja um prejuízo no futuro.
        Em “Vale saber”, os alunos tomaram conhecimento de que o tema finanças também tem tudo a ver com responsabilidade social e cidadania, como por exemplo, pagar contar sem atraso e manter sua empresa no mercado garantindo emprego aos seus funcionários Obrigações, Patrimônio, Orçamentos etc. Após a leitura aproveitamos a oportunidade de avaliar se os conceitos e valores trabalhados no capítulo foram compreendidos por todos. Questionando sobre o tema Responsabilidade Social e como todos podem participar: Como vocês acham que as empresas trabalham a responsabilidade social? Como você, na sua vida, trabalha a responsabilidade social? Os alunos deram suas opiniões e fizeram seus comentários, observamos que alguns alunos relataram que encontram dificuldades de entender o texto no primeiro momento e que necessitam fazer leituras em casa. Reforçamos que somente a aula não é suficiente para adquirirmos conhecimento. Há necessidade de um estudo planejado com a releitura dos conceitos apresentados, além da execução das atividades não presenciais e também de leituras de textos complementares em jornais, revistas e outros. Textos referentes aos conceitos trabalhados em sala de aula. Propomos os alunos visitarem a sala de leitura de nossa escola e de se inteirarem das revistas que são assinadas pela mesma onde podem encontrar material para o complemento de seu aprendizado como na revista exame, pequenas empresas e grandes negócios, etc. Também reforçamos que o professor orientador se encontra na escola 3 vezes por semana em horários do conhecimento dos mesmos para orientações de possíveis dificuldades apresentadas.
        Durante a aula pedimos a colaboração de diversos alunos para fazerem a leitura dos conceitos trabalhados, com discussões e exemplos. Como já estamos desenvolvendo uma empresa, alguns destes itens já foram solicitados pelo professor orientador e os alunos falaram de suas experiências e de suas dificuldades para montar um orçamento para cada departamentos.
        Os alunos compararam as orientações técnicas com a formação das empresas que estão desenvolvendo, pois sempre a divisão de tarefas e responsabilidades a serem assumidas em cada etapa do desenvolvimento do projeto.
        Os alunos se reuniram em grupo para darem continuidade na execução do roteiro para a avaliação formativa, que passamos no sábado passado. Finalizando as atividades eles entregaram seus trabalhos obedecendo aos critérios propostos no texto de orientação e logo a seguir fizeram a auto avaliação na planilha de auto avaliação do aluno.
       
Vagner Corrêa Netto

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