1º Módulo - Aula 7: Pesquisa de Mercado

Iniciarmos a aula 7 “Pesquisa de mercado” com a acolhida aos alunos e realizamos a socialização das pesquisas  das 10 horas não presenciais pelos alunos, as quais foram:
·        Fluxograma das etapas de planejamento de uma empresa, ou da própria empresa que eles estão planejando, com utilização do exemplo da lição 6.
·        Planejamento e desenvolvimento de orçamento de uma empresa ou da própria empresa que estão desenvolvendo.
·        Cronograma das suas atividades diárias, desde ao se levantar até a hora de dormir, com utilização do exemplo da lição 6.
·        Leitura e análise do texto “Cabeças Abertas” dando sua opinião pessoa, com uma discussão em torno de se abrir para o “novo”. Pesquisar:www.pedroarrupe.com.br/upload/CABE%C3%87AS%20ABERTAS.pdf. Reportagem publicada no jornal “O Globo”.
        Na socialização desta questão ficou bem claro o desempenho dos alunos e o esforço de cada um em desenvolver os seus fluxogramas, seus cronogramas e seu orçamento no crescimento do seu conhecimento ao relatarem as suas dificuldades e seus resultados.
Os alunos responderam as questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “Nestlé Brasil Ltda”. Também colocamos outro teste da prova do ano de 2007 com o texto e “A burocracia das empresas”. Quase na totalidade dos alunos presentes foi a acertividade das respostas dos seis testes aplicados. Somente uma pequena parte ficou em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o por que da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
Dando continuidade à aula, revimos o final dos exercícios da aula 6 que ficaram como tarefa de casa onde os alunos fizeram um cartaz com a propaganda de uma viagem e também responderam às questões do avalie seu conhecimento desenvolvendo as situações propostas em cada exercício e fizemos uma retrospectiva sobre o planejamento tático e operacional vistos na última aula.
Para completarmos um melhor conhecimento sobre fluxogramas e cronogramas expusemos com detalhes a formação de um fluxograma e suas formas geométricas, com vários exemplos. Explicamos detalhadamente o conceito de cronograma e sua utilização, exemplificando de vários modos.  
        A seguir, utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Refletimos, primeiramente, sobre a figura inicial da lição 7. A partir do texto, os alunos entraram em contato com o conteúdo do modo lúdico com o caso da cidade de Verdurópolis. Desenvolvemos a aula com o vídeo discorrendo sobre “pesquisa de mercado”, quando vimos a importância da Pesquisa de Mercado. Que em nosso dia-a-dia estamos sempre pesquisando e que o resultado de nossas pesquisas, normalmente, vem nos ajudar a tomar decisões que nos favoreçam de alguma forma. Como exemplo, pedimos para os alunos discorrerem sobre o seu cotidiano de cidadão comum: pesquisamos preços, caminhos que nos levam ao destino desejado mais rapidamente, informações quanto à melhoria da saúde etc. E assim, levamos o aluno a refletir que também os empreendedores e as organizações fazem pesquisa com intenções mais variadas, mas que possibilitam, entre outras coisas, desde a instalação de um determinado tipo de negócio em uma localidade, a qual lhe proporcione sucesso no lançamento de um novo produto ou serviço, e que tenha boa aceitação pelo público-alvo.  Concluímos que a pesquisa é uma ferramenta fundamental para a análise e sucesso pessoal e das organizações. e que  carrega consigo informações preciosas.
         Em Iniciando a Conversa, pudemos comprovar, com um exemplo bem comum, o caminho que parte dos empreendedores percorrem e as dificuldades que podem encontrar, principalmente quando não recorrem a uma pesquisa de mercado antes de iniciar o seu negócio. Estudamos o caso do “seu” Dorival com seus problemas e pedimos para os alunos ressaltarem os pontos principais da história da oficina mecânica, solicitando para que eles fossem fazendo suas anotações garantindo o resumo da história. Por exemplo:
Dorival tinha jeito para mecânica.
Decidiu fazer um curso técnico.
Decidiu abrir um negócio próprio.
Local adequado: grande circulação, fácil acesso, mecânicos competentes, telefone e pôsteres.
O movimento não aumentava.
Importância da pesquisa para verificar o motivo.
        Ressaltamos ao destacar que o fato de conhecer o serviço e ser competente é apenas parte do que se deve saber para ter sucesso na empresa que está sendo aberta. Além disso, deixamos claro que uma pesquisa que indicará, possivelmente, caminhos a seguir que dará possíveis soluções a problemas e formas de como resolvê-lo.
         Refletimos que algumas palavras, expressões e conceitos, que remetem à questão da pesquisa. São elas um processo de escolha, uma ajuda a encontrarmos um público alvo,a forma que damos a imagem do consumidor,  que agregamos valores em relação ao nosso produto ou empresa, que passamos a sermos mais criativos, que eliminamos  desperdício de verba e tempo, e criamos um diferencial em relação a nossa empresa ou produto. Ao assistirmos ao vídeo Pesquisa de mercado, foram trabalhados os conceitos que estavam em estudo. A pesquisa de mercado pode ser decisiva para o sucesso do negócio, já que permite o redirecionamento de estratégias e ações, bem como indica novas oportunidades de negócios. Porém, para se chegar a um resultado realmente significativo, deve-se seguir um passo-a-passo desde a sua preparação à análise dos dados.
         Em Por dentro do tema, discutimos com os alunos que uma organização não existe de maneira isolada, ou seja, a finalidade da existência dela se deve à necessidade de atender ao ambiente em que ela está inserida. Levando o a observar que isso deve provocar um olhar para o ambiente externo com bastante critério e atenção, uma vez que afeta o trabalho interno. Refletimos, por exemplo, quanto mais soubermos acerca do que nos pode atingir, mais diminuímos o risco de cometermos enganos diante da tomada de decisões.
        Analisamos com os alunos os conceitos de Macroambiente e Microambiente: lembrando que o ambiente externo é chamado de Macroambiente e nele existem variáveis sob as quais a empresa não tem controle (variáveis não controláveis). Que essas variáveis constituem forças que afetam o Microambiente, que nada mais é do que o ambiente interno da empresa, sobre o qual ela possui controle. Que em Marketing, as variáveis controláveis (internas) são conhecidas como 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção)
        Levamos o aluno a estudar as seis etapas que constituem uma pesquisa, iniciando-se:
·        Na preparação para pesquisa;
·        Planejamento da pesquisa;
·        Elaboração do instrumento de coletas de dados:
·        Pré-teste;
·        Pesquisa de campo;
·        Tabulação e análise dos dados
        Para melhorar a realização das atividades deste capítulo, reavivamos a memória dos alunos com o processo de regra de três simples para  calcularmos as porcentagem. Partindo do exemplo dado na apostila das pesquisas apresentadas aplicamos os primeiros passo e depois pedimos para os alunos executarem o calculo dos valores restantes de porcentagens a serem trabalhadas no texto de pesquisa de mercado e seus resultados
         Em Fazendo e Aprendendo, o aluno teve a oportunidade de observar o resultado de uma pesquisa sobre preferência de espectadores e, diante dos dados por ela apresentados, interpretá-los e analisar as decisões que podem ser tomadas. Levamos o aluno a refletir com maior atenção as várias formas como podem ser demonstrados os dados das pesquisas.
         Para encerrarmos as atividades do “Fazendo e Aprendendo” solicitei aos alunos para fazermos juntos os exercícios da seção na lousa, junto com professor, com gráficos dos exercícios e explicações detalhadas da execução do mesmo. Logo a seguir passei o vídeo de número 15 onde é abordado “Pesquisa de mercado e seus resultados”. Concluindo. os exercícios dados e deixando um bom momento para a socialização e sistematização dos conteúdos explorados nesse capítulo.
         Em Vale saber, discutimos com os alunos que um bom administrador deve pesquisar sempre, utilizar vários mecanismos para manter-se atualizado, leituras de jornais e revistas, participar de eventos etc. e que deve ficar atento aos ambientes externos.
        Antes de distribuirmos as atividades não presenciais realizamos uma aula a parte sobre tabelas e gráficos completando o capitulo. Explicando sobre a construção de tabelas e tipos e categorias que se encontram e demais conceitos, assim como os tipos de gráficos sua utilização no cotidiano e suas nomenclaturas e aplicações segundo métodos adequados.
        Durante as atividades os alunos realizaram anotações no bloco de notas. Ao final, pedimos para alguns relatarem o que entenderam daquela atividade e discutimos cada ponto abrindo para participação de toda a classe.
        Foram propostas 5 atividades a serem realizadas dentro do período não presencial, a serem entregues na próxima aula presencial:
·        Elaborar uma pesquisa para a instalação, em frente à escola, de uma quadra de futebol para locação. Deve incluir todas as etapas da pesquisa e pensar em todas possibilidades, positivas e negativas para o negócio dar certo.
·        Entregar a pesquisa de mercado da empresa que cada grupo está planejando, junto com as atividades não-presenciais, individualmente.
·        Fazer a tabulação dos dados da pesquisa de mercado da empresa que seu grupo esta montando.
·        Pesquisar sobre o que é uma sociedade anônima. Como ela se constitui. O que é uma empresa limitada? Fontes de pesquisa, livros, revistas da área ou sites da internet.
·        Os alunos devem responder às questões de múltipla escolha sobre “o negócio próprio de seu Manoel ” e “Análise e representação gráfica”. Para cada opção escolhida os alunos devem explicar por que escolheram a resposta, a partir do texto estudado em sala de aula (Planejamento estratégico).
Para a atividade de montar uma empresa, os alunos se reuniram no final da aula e deram continuidade ao planejamento de suas empresas.
             
        
Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário