2º Módulo - Aula 5: Departamento Pessoal

Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.
  • Os alunos realizaram uma entrevista com um amigo, que esteja empregado e conversaram com ele sobre: se conhece todos os instrumentos que regem a vida trabalhista. Após esta entrevista colocaram em seu bloco de notas online, para socializar com seus colegas.
  • Os alunos  realizaram um organograma dos tópicos das paginas 77 e 78 no Power Point ou Photoshop e enviaram anexado pelo Correio Tec para todos os alunos da sala. Durante a apresentação dos organogramas foram dadas algumas sugestões.
  • Os alunos pesquisaram sobre as rotinas trabalhistas utilizadas no Brasil nos dias de hoje. Verificaram se há uma variação de empresa para empresa.
  • Os alunos pesquisaram sobre tipos de trabalho como sazonal, avulso, temporário, etc. especificando a sua forma de contrato e pagamento.
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para as questões de múltipla escolha referentes aos aposentados na ativa e sobre o texto IBGE: o emprego formal bate recorde.
Iniciamos a aula 5 Departamento Pessoal II” fazendo os seguintes questionamento:
Quais são os direitos de um empregado que tem carteira assinada?
Você acha que deve existir algum tipo de proteção ao empregado que trabalha para uma organização? Qual?
Os alunos deram suas opiniões e sugestões, assim como relataram fatos conhecidos ou histórias sobre pessoas de sua convivência e contribuíram muito para a abertura desta aula.

 Em “Iniciando a Conversa”,levamos os alunos a desenvolver as habilidades de:
1. Observar as normas e leis referentes às rotinas do Departamento De Pessoal;
2. Identificar quais são os direitos de um empregado que tem carteira assinada;
3. Caracterizar situações relativas à jornada de trabalho e às horas extras;
4. Calcular o valor da hora trabalhada e da hora-extra;
5. Caracterizar adicionais ao salário, conforme as situações estabelecidas;
6. Caracterizar as formas de remuneração e proteção do salário;
7. Calcular a remuneração do empregado respeitando a legislação vigente;
8. Interpretar a legislação;
9. Identificar os tipos de descontos salariais e aplicá-los conforme a especificidade de cada um;
10. Identificar e calcular o período de licença para o trabalhador nas diferentes situações;
11. Identificar e saber utilizar diferentes formas de marcar presença e ausência do trabalhador;
12. Caracterizar a situação que obriga ou dá direito à equiparação salarial;
13. Aplicar a legislação na atribuição e no cálculo das férias, 13º salário, vale-transporte, salário-família e FGTS do empregado.
14. Caracterizar e aplicar adequadamente o cálculo de benefícios de verbas de natureza salarial ou não;
15. Calcular adequadamente os valores relativos aos encargos sociais e às obrigações trabalhistas;
16. Identificar formas de término do contrato de trabalho;
17. Identificar causas de demissão por justa causa;
18. Caracterizar procedimentos para a rescisão contratual. Desenvolverá também os valores e atitudes de:
1. Respeito à legislação.
2. Reconhecer os direitos e deveres do empregado e do empregador.
Durante o processo de leitura e compreensão dos textos fomos esclarecendo duvidas dos alunos assim como recebendo contribuições dos que já atuam no mercado de trabalho e passam muitas vezes por um processo semelhante em suas vidas. Os alunos foram fazendo as suas anotações no bloco de notas no sistema A.V
Dando continuidade a aula passa O vídeo de apoio que fala sobre os benefícios que podem ser concedidos por uma empresa a seus funcionários e quais benefícios eles têm direito por lei. O aluno teve a oportunidade de conhecer o Departamento Pessoal de uma empresa de advocacia, sua política salarial e de benefícios oferecidos aos funcionários. O Gerente de RH Sergio Costa explicou porque eles investem nos funcionários e a escala de prêmios, gratificações e comissões. Outro Gerente de RH, Rogério Duarte Reberte, explicou o que é adicional de insalubridade e periculosidade e quando o funcionário tem direito a eles.
Durante o processo de leitura e compreensão dos textos fomos esclarecendo duvidas dos alunos assim como recebendo contribuições dos que já atuam no mercado de trabalho e passam muitas vezes por um processo semelhante em suas vidas. Os alunos foram fazendo as suas anotações no bloco de notas no sistema A.V., o que provocou uma satisfação pessoal, ao ver seus esforços concretizados na composição das respostas das questões propostas pelo livro.
Em “Fazendo e Aprendendo”,realizamos juntos com os alunos  os  exercícios práticos propostos, que simulam situações que certamente o alunos enfrentarão em sua vida profissional, tais como: cálculo de férias, horas extras, 13º salário, benefícios e adicionais. Os alunos resolveram, em duplas, as atividades da seção Fazendo e Aprendendo, registrando no bloco de notas.
Em “Vale Saber”, a proposta sobre assédio sexual foi sugerida como uma pesquisa  para os alunos.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
  • Fazer pesquisa sobre os descontos salariais. Eles podem procurar o conceito e as diferentes aplicações.
  • Pesquisar sobre assedio sexual e moral, suas características.
  • Pesquisar sobre as diferentes formas de jornada de trabalho (turnos de revezamento, etc.).
Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre a questão De João operador de maquinas da Empresa XPTO e sobre Jader funcionário de uma empresa que fabrica moveis.
        Vagner Corrêa Netto

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