2º Módulo - Aula 3: O desenvolvimento das Pessoas

                                                                                    21/08/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.
  • Os alunos pesquisaram no site http://www.catho.com.br/ na seção onde existem vários currículos que foram analisados pelos alunos. Dando a sua opinião sobre os sites após ter visitado cada um deles e elaborando o seu currículo e apresentando na aula
  • Os alunos realizaram uma auto-avaliação para saber “Quais são as suas aptidões?”
  • Pesquisaram o que é absenteísmo na área empresarial (RH).
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para as questões de múltipla escolha sobre a empresa de Consultoria José e Maria Ltda. E com o texto das técnicas de seleção mais adequada, responderam às questões sobre as pessoas, o bem mais valioso das organizações.
Apresentamos no início da Aula 3 O desenvolvimento das Pessoas” do livro, o clipe da musica “Gente” de Caetano Veloso. Analisamos a canção sugerida e  realizamos um  bate-papo com os alunos, relacionando a canção com o bem mais precioso das organizações que são as pessoas que trabalham na mesma. Os alunos comentaram sobre a musica e deram suas opiniões. Discutimos que nas organizações, para se ter sucesso, as organizações dependem das pessoas que integram as empresas e que estas são o  principal capital.
        Em “Iniciando a Conversa”, o aluno refletiu porque, muitas vezes, na administração não há regras prontas; tomou conhecimento de casos de algumas empresas bem sucedidas que expressam as tendências da educação corporativa; e percebeu que não basta apenas seguir as teorias. Estudamos nesta seção, as seguintes habilidades:
1. Aplicar práticas inovadoras e adequadas de treinamento e desenvolvimento de pessoas; e
2. adequar as práticas de desenvolvimento aos objetivos e estilos da organização e perfis dos envolvidos.
Realizamos a leitura de textos de algumas empresas bem sucedidas que fazem um diferencial na educação de seus funcionários através da educação corporativa.
Os alunos fizeram as suas sínteses das estratégias de treinamento e desenvolvimento das três empresas que expressam as tendências da educação corporativa da atualidade.
Em “Por dentro do tema”, levamos o aluno a ver a necessidade das empresas investirem em treinamento e desenvolvimento de pessoas e os fatores que dificultam o processo de aprendizado nas organizações.
O aluno pode desenvolver as seguintes habilidades de:
1. identificar e selecionar meios de transformar o conhecimento tático em explícito;
2. identificar os fatores que propiciam e os que dificultam a aprendizagem;
3. selecionar meios e práticas para acessibilidade ao conhecimento, seu compartilhamento e disseminação;
4. caracterizar, correlacionar e diferenciar educação presencial e educação à distância;
5. oferecer itinerários de formação diversificados, considerando perfis e necessidades pessoais;
6. investir em comunicação.
O aluno durante a leitura e esclarecimento dos textos pode desenvolver também os valores e atitudes de:
1. reconhecer a importância de propiciar o seu próprio desenvolvimento e o de outras pessoas;
2. comprometer-se com os direitos e deveres de cidadania;
3. reconhecer a atualização do conhecimento como fator crítico de sucesso;
4. valorizar o compartilhamento de conhecimentos e de informações.
Que as pessoas são muito importantes para as organizações e que estas devem ser capacitadas e treinadas para terem um melhor desempenho na mesma, assim como na melhora de sua performance e desenvolvimento com um planejamento que possibilita antecipar e enfrentar possíveis problemas e sair-se bem dos imprevistos.
Estudamos os seguintes itens:
  • O conhecimento - fator critico de sucesso nas organizações.
  • O processo de aprendizagem na organização.
  • Fatores que dificultam o processo de aprendizagem nas organizações.
  • Tendências - o que as organizações buscam para favorecer o aprendizado
  • Novas formas de aprender
Durante o processo de leitura e compreensão dos textos fomos esclarecendo duvidas dos alunos assim como recebendo contribuições dos que já atuam no mercado de trabalho e passam muitas vezes por um processo semelhante em suas vidas. Os alunos foram fazendo as suas anotações no bloco de notas no sistema A.V., o que provocou uma satisfação pessoal, ao ver seus esforços concretizados na composição das respostas das questões propostas pelo livro.
Os alunos registraram em seu bloco de notas os meios utilizados pelas empresas para explicitar os conhecimentos tácitos que podem ser levados a pratica. Os alunos criaram um quadro comparativo entre os fatores que dificultam e outros que facilitam o processo de aprendizagem na organização.   
Na seção “Fazendo e aprendendo”, os alunos tiveram a oportunidade de fazer um teste para avaliar seu desenvolvimento pessoal e profissional e, quem sabe, traçar novas metas. Discutimos o porquê de alguns estarem com conceito C de avaliação nas questões, refletindo se não há uma necessidade de melhora pessoal. Com os alunos com avaliação B refletimos se podem melhorar ainda mais sua performance.
Em “Avalie seu conhecimento”, o aluno pode relacionar adequadamente os conceitos estudados com as práticas de desenvolvimento de pessoas aplicadas nos casos apresentados.
Os alunos refletiram como gestores que percebem a importância de fazer investimentos significativos no desenvolvimento de pessoas, entendendo o conhecimento como um fator crítico para o sucesso e as pessoas como parceiros e talentos que devem ser valorizados, pois são os principais responsáveis pelo sucesso da organização.
Na seção “Vale Saber”  refletimos sobre a falta da ação de compartilhar saberes no ambiente corporativo. Levando o aluno responder se conhece pessoas que reagem ou pensam dessa forma, será que essa postura tem lugar nas organizações de hoje.
Como a organização seria capaz de aprender se ela só tivesse pessoas que guardassem o conhecimento para si mesmas? Discutimos e refletimos, pedimos para os alunos que fizessem suas anotações no bloco de notas, o qual vai ser lido e avaliado pelo professor durante a semana dando respostas e contribuições conforme se fizer necessário.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
  • Pesquisa sobre Thomas Stewart, Chris Argyris e Donald Schön autores das principais teorias da administração de competências. Dê a sua opinião sobre os autores após ter pesquisado cada um deles.
  • As empresas estão transformando-se em Organizações educadoras e desenvolvendo educação corporativa em virtude de que? Dê a sua opinião.
  • Pesquisar sobre Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuch. Quais são a principais idéias trabalhadas por eles?
  • Compartilhe suas pesquisas em seu Blog no sistema AV do Telecurso Tec. Assim seus colegas poderão desfrutar também destes conhecimentos.
Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre uma questão do desperdício na fábrica de sabão.
        

Vagner Corrêa Netto

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