2º Módulo - Aula 8: Formação de Preço

                                                                                    25/09/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.

·        Os alunos realizaram uma pesquisa sobre a Lei 6.404/76, que define algumas disposições referentes ao plano de contas.
·        Elaboraram um plano de contas de uma empresa de seu conhecimento com os devidos registros de dos fatos administrativos de diversas contas.
·        Fizeram dois lançamentos contábeis. Transportando para o razonete.
a) Compra de mercadoria a vista no valor de R$ 10.800,00 conforme nota fiscal nº. 20 da empresa ETEC S.A.
b) Venda de mercadoria no valor de R$20.000,00 para a Empresa Águia de Ouro Ltda., conforme nota fiscal 30D 10/09/2010.
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para as questões de múltipla escolha sobre a o setor da construção civil apresentando o balanço patrimonial de uma empresa de material de construção e a classificação das operações de credito e debito.

Iniciamos a aula 8 FORMAÇÃO DE PREÇO” fazendo a leitura do caso Da rede de Supermercado Bom Gosto que fizeram uma pesquisa de mercado e detectou que os clientes muitas vezes desejam fazer lanches rápidos enquanto compram. Levamos os alunos a refletirem sobre os custos advindos desta idéia, se teriam lucro ou prejuízo, etc.
 Em “Iniciando a Conversa” refletimos sobre um estudo de caso demonstrando como são feitos os cálculos para a formação do preço de alguns produtos de uma lanchonete. Os alunos através desta reflexão desenvolveram as seguintes habilidades:
1. Identificar no contexto apresentado, os elementos para o calculo de receita.
2. Analisar o cálculo, identificando lucro ou prejuízo.
3. Calcular corretamente a receita de vendas.
4. Identificar ações que promovam a otimização dos lucros.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos anotando no quadro os dados relevantes para a compreensão que o texto fornece. Ao final da leitura, lançamos as perguntas da seção “agora é com você” lembrando dos conceitos vistos nos capítulos 6 e 7. Os alunos registraram em seus blocos de notas as suas atividades.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que fala sobre O vídeo de apoio apresenta os fatores que envolvem a precificação de produtos e os prejuízos decorrentes de um cálculo errado. Aborda também como o preço de um mesmo produto pode variar, de acordo com o lugar onde é comercializado. Durante a exibição fomos discutindo com os alunos alguns pontos abordados no vídeo, também vimos a entrevista com Breno Lerner, Diretor Geral de uma Editora, aponta os diversos fatores que influenciam na precificação de livros, seus custos fixos e variáveis, como é feito o cálculo de custos e como o consumidor final influencia na formação do preço do produto.
Durante o processo de leitura e compreensão dos textos fomos esclarecendo duvidas dos alunos assim como recebendo contribuições dos que já atuam no mercado de trabalho e passam muitas vezes por um processo semelhante em suas vidas. Os alunos foram fazendo as suas anotações no bloco de notas no sistema A.V.
Ao tratarmos dos Custos fixos, custos variáveis, margem de contribuição (cálculo), ponto de equilíbrio operacional (cálculo), preço de venda (o preço de venda difere nos três tipos de empresas existentes: comercial, industrial e de serviços. Isso porque, em cada uma delas, os elementos que compõem o preço são diferentes) fomos escrevendo as formulas na lousa e realizando as devidas explicações assim como a demonstração no gráfico de como se situa cada um destes elementos para melhor aprendizado do aluno.
Em “Por dentro do tema” aprofundamos o estudo dos componentes do preço, estudando como são compostos os custos que entram na formação de preços, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio. Aprendemos também como deve ser formado o preço de venda. O aluno desenvolveu com estas atividades as seguintes habilidades:
1. Diferenciar custos fixos de custos variáveis.
2. Calcular corretamente custos variáveis, custos fixos totais, margem de contribuição e ponto de equilíbrio operacional.
3. Identificar os elementos que compõem o preço de venda.
4. Diferenciar o cálculo de preço de venda de uma empresa comercial, uma empresa industrial e de uma empresa de serviços.
5. Calcular corretamente o preço de venda de uma empresa, de acordo com a sua tabela de tributação decorrente de sua atividade.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos anotando no quadro os dados relevantes para a compreensão que o texto fornece. Ao final da leitura, lançamos as perguntas da seção “agora é com você” lembrando dos conceitos vistos nos capítulos 6 e 7. Os alunos registraram em seus blocos de notas as suas atividades.
Na atividade “Avalie seu conhecimento” orientamos o aluno de forma a  diagnosticar e acompanhar o processo de aprendizagem para superar as suas dificuldades. A seguir, apresentamos os indicadores de desenvolvimento das competências envolvidas nessa atividade:
a)     Identificar e diferenciar custos fixos totais de custos variáveis de uma situação-problema.
b) Calcular corretamente o ponto de equilíbrio operacional e o planejamento orçamentário do produto solicitado.
Em “Vale Saber”, vimos no livro uma relação entre a formação de preço e os aspectos legais de nosso país.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Selecionar um produto que compram habitualmente e façam uma reflexão sobre os custos envolvidos para o produto chegar em suas mãos.
  • O que você entende por simples nacional, custos fixos custos variáveis, margem de contribuição e ponto de equilíbrio operacional.
3)Pesquisar no site do SEBRAE (http://www.sebraemg.com.br/arquivos/aprendacomosebrae/palestra/bancopalestra/transparencias_entendendo_custos_despesas_e_preco_de_venda.pdf) para entender melhor sobre custos, despesas e preço de vendas, explicando com suas palavras o que entendeu.
Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre a questão custos fixos, custos variáveis e preço de venda e sobre a confecção de camisetas Boa Fabrica.
Tivemos um dia especial onde fizemos a entrega solene do certificado dos alunos que concluíram o primeiro Módulo. Convidamos os alunos que estão cursando o 1º Módulo para participar e realizamos junto com a direção da Etec de Bebedouro a entrega solene, primeiramente com a apresentação de um vídeo realizado por mim sobre as atividades realizadas com os alunos no primeiro modulo como uma forma de estimular os alunos e a seguir procedemos a entrega solene dos certificados aos alunos. Após entrega realizamos uma pequena festa de comemoração com os alunos com bolos e bolachas e refrigerante. Percebemos assim a satisfação dos alunos pelo tratamento que demos na entrega dos certificados.
         
Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário