2º Módulo - Aula 12: Administração de Materiais

                                                                                    06/11/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema do WEBSAi para fazerem o su cadastro da avaliação institucional, após o cadastro os alunos entraram no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.

·        Os alunos pesquisaram sobre Tecnologia aplicada ao processo produtivo?
·        Os alunos pesquisaram sobre os incentivos fiscais para a instalação de empresas?
·        Os alunos leram a matéria “Loja sob medida”,disponível em http://www.amis.org.br/downloads/gondola/g128/layout.pdf. Em seguida, visitaram um supermercado e analisaram como o espaço físico da loja foi projetado. Após a leitura e a visita ao supermercado, registraram nos seus blogs algumas sugestões para a melhoria o espaço físico da loja, bem como relatar o que julgam funcional no local visitado.
·        Os alunos pesquisaram sobre manutenção preditiva?
·        Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre tecnologia e sobre mudanças no arranjo físico.
·        Os alunos responderam também as questões não presenciais, de múltipla escolha sobre tecnologia e sobre mudanças no arranjo físico.
Iniciamos a aula 11 Administração de Materiais I” fazendo a leitura do texto inicial e discutimos com os alunos a importância da Administração de materiais, tanto na vida particular como nas empresas onde a organização tem necessidades muitas vezes imediatas de matérias como, por exemplo, para continuar um processo produtivo, etc. Refletimos sobre a problematização com algumas linhas de produção que sofrem a falta de controle de materiais e, consequentemente, a falta deles.  Sendo assim foi possível o aluno perceber como a falta de organização quanto aos materiais pode prejudicar um empreendimento.
Lemos em conjunto a história de Maria e sua empresa de congelados com todos os seus problemas administrativos e principalmente na área de administração de materiais. A seguir refletimos como seria possível ajudarmos Maria, de alguma forma, a superar essa fase da empresa.
Também em conjunto fomos relacionando os desafios da administração de materiais da história de Maria, anotando na lousa os problemas encontrados na empresa.
Tentando refletir juntos, o que você mudaria na forma de administrar os materiais para melhorar a situação? Os alunos Registraram suas idéias no bloco de notas.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que evidencia a importância do controle de estoque e a classificação de materiais. Que a sintonia entre o estoque e a produção é essencial para o bom andamento de uma empresa. Vimos a entrevista com a nutricionista de uma empresa fabricante de lanches, nosso aluno pode aprender um pouco mais sobre a administração de materiais, a compra de matéria-prima, o recebimento dessas matérias-primas, o estoque, o envio do produto para a linha de produção e a organização dos produtos.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
Em “Por dentro do tema” levamos o aluno conhecer os processos envolvidos na administração de materiais: a relação entre o fluxo produtivo e fluxo de materiais, a classificação de materiais quanto à aplicação, ao valor e importância de materiais. Estudamos também as atividades básicas da administração de materiais, do recebimento aos cuidados quanto à segurança, deterioração e utilização adequada. O aluno também tomou conhecimento do conceito de logística e suas principais atribuições. Aprendeu a desenvolver as habilidades de:
1. Identificar e aplicar os cuidados quanto ao armazenamento adequado dos produtos, evitando sua deterioração e garantindo a sua permanência em bom estado;
2. Classificar os materiais de acordo com a sua aplicação;
3. Classificar os materiais de acordo com sua classe
4. Calcular o percentual de custo de um material em relação a seu consumo total em determinado período de tempo;
5. Identificar os tipos de classificação de materiais de acordo com sua perecibilidade e periculosidade
6. Caracterizar as atividades básicas da administração de materiais:
a) Compra: comprar os materiais necessários para as operações da organização.
b) Recebimento: receber os materiais comprados, verificando se as entregas estão de acordo com o que foi pedido e em perfeito estado.
c) Cadastramento: registrar todos os materiais que chegam à organização.
d) Almoxarifado: guardar os materiais, garantindo que fiquem em perfeitas condições até serem usados.
e) Gestão: gerenciar os estoques de materiais, garantindo que todos estejam disponíveis e em boas condições quando necessários.
f) Inventário físico: fazer o controle dos materiais, verificando as quantidades compradas, as consumidas e aquelas que se mantêm em estoque, e se estão de acordo com os controles contábeis.
7. Identificar a codificação numérica de materiais
8. Identificar quais são as responsabilidades das pessoas que trabalham no almoxarifado.
9. Identificar as etapas de trabalho, bem como identificar as ações pertinentes a cada uma delas;
10. Caracterizar a logística.
Em seção “Fazendo e aprendendo”  levamos o aluno a identificar as possíveis causas que refletem quando uma fábrica não está bem e o aluno fez uma análise com propostas para a superação dos problemas da empresa.
E em “Vale saber” o aluno pode refletir sobre reciclagem e responsabilidade social. Que Reciclar depende de uma postura cidadã e tem tudo a ver com Administração de Materiais, pois começa na catalogação do lixo.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Selecione uma empresa próxima a sua casa e pesquise sobre a logística dos processos de planejamento, execução e controle de processos? Pesquisar sobre os incentivos fiscais para a instalação de empresas?
·        Quais os problemas que podem ocorrer com uma empresa ao não tomar cuidados da higiene e também de comprometimentos de qualidade do produto?
·        Pesquisar sobre o que é logística reversa?
·        Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre armazenagem e almoxarifado e sobre sistema de armazenagem de matérias.
Realizaremos a apresentação de dois trabalhos dos projetos dos alunos para uma banca composto por professores da área de gestão e negócios que ministram aula em Bebedouro.


Durante a apresentação foi muito gratificante de se ver a realização dos trabalhos dos alunos e o desempenho com que eles se dedicaram tanto na escrita, como na pesquisa e apresentação final dos seus projetos.
A banca avaliou, fez seus comentários e também apresentou sugestões para a melhoria dos projetos,  elogiou os trabalhos dos alunos e a dedicação dos mesmos.

Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário