1º Módulo - Aula 10: Gestão de Pessoas

Iniciamos a aula 10 “Gestão de Pessoas” com a acolhida aos alunos e realizamos a socialização das pesquisas das 10 horas não presenciais pelos alunos, as quais foram:
  • Organograma de sua família iniciando de seus bisavós até chegar a seus pais e irmãos e você.
  • Conteúdos das páginas 159 a 163 e fizeram uma pesquisa, registrando, sobre o organograma de uma ou mais empresas, identificando, a partir das informações coletadas, as características de uma gestão tradicional e contemporânea e os estilos de liderança.
  • Pesquisa sobre alguns estilos de liderança: democrática e autocrática.
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “Estrutura organizacional de uma organização”. Também colocamos outro teste da prova do ano de 2007 com o texto e “Os tipos de impostos que temos em nosso país”. Quase na totalidade dos alunos presentes foi grande a assertividade das respostas dos quatro testes aplicados. Somente uma pequena parte ficou em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o porquê da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração, inclusive no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
Antes de iniciarmos o roteiro programado enviado pelo professor orientador, Aplicamos uma dinâmica de grupo chamada “Emboladão”, a qual é aplicada por empresas para observarem os candidatos com referencia a liderança, motivação, desempenho, habilidades, etc. Os alunos participaram com muita descontração tentando solucionar o problema apresentado durante a dinâmica.  
        Dando continuidade a aula, utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Ao iniciarmos a reflexão do capitulo 10 reportamo-nos à figura inicial da lição, que a partir do texto é trabalhado o primeiro conceito sobre desempenho. Os alunos entraram em contato com o conteúdo do modo a discutirem sobre como facilitar o trabalho e melhorar o desempenho desses trabalhadores dando suas opiniões e sugestões.   
        Em “Iniciando a Conversa um dos alunos voluntariamente realizou a leitura do caso da agencia de propaganda. Refletimos sobre como o ser humano pode tornar-se mais ou menos criativo em função das políticas de RH (Departamento de Recursos Humanos) adotadas pela empresa, a importância da divisão de tarefas e responsabilidades nas organizações.
        Aproveitando o enfoque das reflexões do consultor de recursos humanos do livro, passamos o vídeo do programa 22, que fala sobre a “gestão de pessoas e planejamento de uma empresa”, que mostra quais suas funções do setor de RH, como selecionar um funcionário e como capacitar o funcionário para que ele desenvolva melhor sua função.
        Após a leitura das reflexões e do vídeo, propomos aos alunos para compararem os pontos que apontaram no texto como prejudiciais, e solicitar também para que eles apontassem os pontos positivos da organização. Criamos na lousa uma serie de apontamentos, que desenvolvem a criatividade das pessoas dentro do processo de trabalho de uma empresa com sugestões dadas pelos alunos, dando um espaço para descontração e estímulo à criatividade.
        Desenvolvemos o “Agora é com você” com anotações dos alunos no bloco de notas das medidas propostas por eles para ajudarem a dona da empresa Luciana a tomar decisões junto ao departamento de recursos humanos, para resolver quais as novas políticas de RH a serem adotadas para a oficina de criação da empresa, e logo a seguir comparamos com o texto proposto pelo livro.
         Em “Por dentro do tema”, o aluno pode perceber como o planejamento de RH deve estar alinhado com o planejamento estratégico da instituição e aprender como se dá o desenvolvimento dos processos específicos do Planejamento de Recursos Humanos, como Análise de Cargo, Recrutamento, Seleção, etc
        Ao nos reportarmos ao processo de recrutamento e seleção passamos o vídeo do programa 23, que fala sobre “gestão de pessoas recrutamento e seleção”, que aborda o processo seletivo: como ele é feito e como o candidato deve se preparar ao se candidatar a um cargo. Após o vídeo, abrimos espaço para os alunos contarem suas vivências em processos seletivos e comparamos suas experiências com a ilustração da pagina 173 que aborda  um processo de seleção.
        Dando continuidade à aula, reforçamos os conceitos dados no livro sobre recrutamento e seleção, planejamento e gestão de carreiras. Ao nos reportarmos ao treinamento e desenvolvimento de pessoas aproveitamos para passarmos o vídeo do programa 23, que fala sobre “gestão de pessoas treinamento e desenvolvimento”, da importância da capacitação de um funcionário, além de mostrar os fatores positivos, tanto para a empresa como para o funcionário. Propusemos uma avaliação de desempenho com os alunos, solicitando que formassem duplas e pedimos para que contassem, um ao outro, como desenvolvem seu trabalho, como funcionários ou como alunos. Depois propusemos que os dois apresentassem suas características, para analisar os pontos fortes e fracos de seu desempenho.
        Discutimos os conceitos de sistema de reconhecimento e remuneração vendo os tipos de remuneração e como é calculada:
  • Remuneração pela função
  • Remuneração pela formação
  • Salário indireto
  • Remuneração variável
  • Participação em ações, no caso de sociedades anônimas.
        Em “fazendo e aprendendo” assim como o “avalie o seu conhecimento” fizemos a leitura propomos aos alunos como tarefa de casa não presencial para revermos no próximo sábado.
        Em “Vale saber”, vimos como é ressaltada a importância e o interesse das organizações em proporcionar oportunidades de desenvolvimento a seus funcionários e deles procurarem o auto- desenvolvimento, atualizando-se, inovando-se e compartilhando conhecimento com os colegas, como forma de ir ao encontro das necessidades das empresas e assim conseguir crescimento profissional.
        Durante a aula pedimos a colaboração de diversos alunos para fazerem a leitura dos conceitos trabalhados, com discussões e exemplos. Como já estamos desenvolvendo uma empresa alguns destes itens já foram solicitados pelo professor orientador e os alunos falaram de suas experiências e de suas dificuldades para montar um organograma dos departamentos incluindo o departamento pessoal, assim como as necessidades de recursos humanos, a forma de pagamentos, tipos de salários, cargos necessários na organização da empresa. a elaboração da política de recursos humanos dos
        Os alunos compararam as orientações técnicas com a formação das empresas que estão desenvolvendo, pois sempre a divisão de tarefas e responsabilidades a serem assumidas em cada etapa do desenvolvimento do projeto.
        Os alunos se reuniram em grupo para executar roteiro para a avaliação formativa, passamos o roteiro propondo primeiramente a leitura do mesmo, a seguir explicamos para cada grupo o passo a passo a ser desenvolvido:
  • Aplicar a ferramenta de análise FOFA
  • Identificar objetivos estratégicos
  • Adotar políticas para departamentos
  • Organizar o Cronograma para elaboração do Plano Estratégico
  • Identificar o tipo de sociedade
  • Listar procedimentos para criação da sociedade
  • Redigir e entregar o Plano
  • Entrega da auto-avaliação.
        Os grupos se reuniram e começaram a desenvolver o roteiro proposto e fizeram uma parte durante a aula.  Alguns grupos se reunirão durante a semana para a execução de alguns passos e terminaremos no próximo sábado com a apresentação, entrega do trabalho e da auto-avaliação.
       
Vagner Corrêa Netto

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