1º Módulo - Aula 13: Orçamento Financeiro

Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “Análise o balanço patrimonial da companhia Alvorada”. Também colocamos dois testes da prova do ano de 2007 com os textos “Análise dos balanços patrimoniais da empresa Santa Elisa” e “Sorvetes da Coréia”. A maioria dos alunos presentes apresentou grande assertividade das respostas testes aplicados. Somente uma pequena parte ficou em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o por quê da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração, inclusive no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
        Dando continuidade à aula, utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Ao iniciarmos a reflexão do capitulo 13, reportamo-nos à figura inicial da lição, que a partir do texto é trabalhado o primeiro conceito de orçamento financeiro. Discutimos com os alunos sobre a responsabilidade de honrar compromissos, compreendendo não só o sentido de pagar dívidas, mas também de cumprir aquilo que foi prometido, tratado e combinado, cada um foi dando sua opinião e sua experiência de vida.
         Em “Iniciando a Conversa”, estudamos o caso que ilustra muito bem a dura realidade de uma empresa. Ressaltamos para o aluno como é importante que todos os departamentos estejam em sincronia e sintonia, pois deixa subentendido que são necessárias conversas, consultas, verificação das divergências (se existirem) e das condições financeiras, antes de se fechar um contrato, seja ele pequeno ou grande. Além disso, atentamos para o aluno que não basta vender – é preciso reunir uma série de outros esforços para conseguir entregar aquilo que se vendeu, ou seja, não se pode vender mais do que tem condições de produzir. No caso apresentado, identificamos uma série de erros cometidos na gestão financeira de uma empresa, o que contribui para que percebamos como é importante que desenvolvamos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para que sejamos bons gestores.
         Em “Por dentro do tema”, vimos com os alunos a necessidade de prever os recursos financeiros de que a empresa precisará dispor para honrar todos os seus compromissos como salários, impostos, fornecedores, lembrando que, na maioria das vezes, nas vendas realizadas são concedidos prazos para os clientes. Em outras palavras, vendas realizadas no mês não significam entradas de caixa no mesmo mês. Apresentamos assim, a oportunidade de acompanhar como se faz um orçamento de caixa, previmos as entradas e saídas de recursos, o que é fundamental para a saúde financeira da organização. Aprendemos a desenvolver e perceber com maior clareza porque a empresa Elo Sistemas acabou pedindo concordata. Durante a leitura construímos as tabelas na lousa, enquanto era realizada a leitura dos trechos, identificando as explicações dos conceitos passo a passo, quando, junto com os alunos, socializamos as dificuldades e promovemos a superação do grupo com um todo.
        Para melhor exemplificação, passamos o vídeo 33 do DVD Orçamento financeiro, em que é tratado o fluxo de caixa. Para que ele exista, a empresa precisa de um equilíbrio financeiro conseguido através de um bom planejamento. O vídeo apresenta a importância desse planejamento, principalmente em empresas que sofrem com períodos de altas e baixas do mercado.
         Junto com os alunos fizemos as leituras e verificações das diversas tabelas apresentadas, correspondentes a diferentes tipos de orçamento, ressaltamos para eles que elas devem ser bem analisadas e os inúmeros conceitos que precisamos para elaborá-las devem ser bem entendidos, para que possamos realizar as próximas atividades.
         Em “Fazendo e Aprendendo”, o aluno desenvolveu uma linha de raciocínio que lhe permitiu entender como se estabelece o fluxo de entrada e saída de dinheiro no caixa de uma empresa. Esta atividade permitiu uma visão global sobre a empresa durante um determinado período de tempo, para que possamos avaliar e reavaliar como anda o caixa da organização.
 
         Em “Vale saber”, vimos a referência ao Caixa 2, que nada mais é do que uma prática adotada por algumas empresas, mas que, na verdade, constitui ato ilícito praticado, pois trata-se de uma forma de sonegar impostos. Ressaltamos, junto aos alunos, a importância da responsabilidade social e, sobretudo, a postura ética que se deve ter tanto, nas atividades empresariais quanto nas relações pessoais e sociais.
        Durante a aula pedimos a colaboração de diversos alunos para fazerem a leitura dos conceitos trabalhados e aproveitamos para tirarmos duvidas e refletimos os conceitos apresentados, assim como questionamentos e observações dadas pelos mesmos durante o processo da leitura. . 
        Foram propostas quatro atividades para serem realizadas dentro do período não presencial, a serem entregues na próxima aula presencial:
  • Fazer as atividades dos exercícios 3 e 4 da seção Fazendo e Aprendendo. Elaborar um orçamento fictício de vendas.
  • Fazer uma pesquisa sobre casos de “caixa dois” que aparecem em notícias de jornais e revistas.
  • Que tipos de aplicações podem ser realizadas no mercado financeiro nos dias de hoje?
·        Os alunos devem responder às questões de múltipla escolha sobre “Operações do dia” e do texto sobre “Vendas de cachorro quente” e também do texto “Mensagem da companhia de transportes aéreos TAM”. Para cada opção escolhida os alunos devem explicar porque escolheram a resposta, a partir do texto estudado em sala de aula (Planejamento estratégico).
No final da aula realizamos a avaliação com Questionário de Satisfação dos Alunos enviado pelo professor orientador.
Os alunos combinaram de se encontrar no próximo sábado na escola para fazer seus trabalhos da empresa que estão planejando, assim como trabalhar com a planilha de Excel cedida pela incubadora do SEBRAE de nossa cidade, na qual é apresentado um balanço patrimonial completo. Receberam uma copia para desenvolver o orçamento da empresa que estão planejando desde o inicio das aulas e assim estarão exercitando os conceitos vistos nos momentos presenciais.
        Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário