1º Módulo - Aula 2 : A Administração muda com o Mundo !

                                                                                    27/02/2010

        " Iniciamos a aula 2 “A Administração muda com o mundo”  com boas vindas e depois socializamos a pesquisas realizadas pelos alunos nas 10 horas não presenciais sobre identificação de profissionais que apresentam características de um bom administrador, quando pedimos para alguns alunos falarem de suas pesquisas e comentarem o que acharam de mais importante.
A seguir, socializamos a pesquisa sobre empresas que trabalham melhor os conceitos de ética e responsabilidade social. Muitos alunos apresentaram nomes de várias empresas que cuidam de sua ética e responsabilidade social e o que as mesmas empresas fazem para isto.
Foram corrigidos os exercícios passados do texto da “lebre e a tartaruga”, que trabalha os conceitos de eficiência e eficácia e depois os conceitos de direção, controle, planejamento e organização. Percebemos pelas respostas dadas, que muitos alunos tiveram dificuldade em identificar a resposta correta da primeira pergunta. Reforçamos o por que da resposta e explanamos melhor o conceito utilizado na resposta.Tivemos a participação de todos os alunos presentes, cada um falando sobre sua pesquisa e dando sua contribuição.
        A seguir utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Exploramos todos os recursos visuais do início do capítulo para discutir a Importância de Ser Empreendedor, talentoso, conhecer bem o que produz e ser também aquele que reconhece as mudanças que ocorrem no mundo e influenciam o mercado.

Convidamos os alunos a analisar a ilustração, com atenção para o texto que lhe dá sentido, e aborda a importância da globalização, as mudanças do nosso mundo e sua influência em nosso cotidiano.
Deixamos os alunos discorrerem sobre problemas que sentem nessas mudanças constantes e das diferenças que enfrentam no mundo de agora em relação ao passado.
Nesta sala temos alguns alunos mais velhos que enriquecem o aprendizado. Passamos o vídeo contando as experiências de como uma empresa deve se adaptar às mudanças do mercado, adequando seus produtos e serviços às novas tecnologias. Vimos como as necessidades dos clientes vão mudando como o passar do tempo e como as empresas precisam estar atentas a isso, buscando meios para atender às novas demandas. Os alunos participaram comentando fatos que ocorreram em suas vidas falando de suas experiências na mudança das tecnologias neste mundo globalizado.
        Vimos as experiências de “seu” Ubaldo, suas mudanças e seus problemas, sua postura em relação ao futuro de tentar acompanhar as mudanças tecnológicas. Por outro lado, temos a experiência do “seu” Manoel, que vendia produtos agrícolas produzidos por ele mesmo, tendo que se adaptar às mudanças para enfrentar a concorrência dos produtos industrializados neste mundo globalizado. Para completar, passamos um vídeo do Sebrae de Minas Gerais de artesãos que souberam inovar e se colocar neste mundo globalizado participando de feiras internacionais e levando os seus produtos para fora do Brasil através do comércio internacional.
        Dando continuidade à aula, realizamos discussão sobre as novas tecnologias da informação; retornamos ao vídeo em que há uma reportagem sobre uma empresa de comércio eletrônico.
Revisamos rapidamente o que foi trabalhado no capítulo 1 sobre as funções básicas da administração, já que na reportagem se pode notar também aspectos de organização, direção e controle. No final deste dialogo verificamos quais alunos têm acesso a internet diariamente e para os que não têm propusemos a utilização da nossa sala de leitura da escola onde temos 5 computadores para fazerem pesquisas e os trabalhos não presenciais, a qual fica aberta das 8:00 horas da manhã  até as 22:00 horas da noite de segunda a sexta-feira. Criamos um e-mail no Gmail para uma melhor comunicação com os alunos e também iniciamos a criação de senhas para poderem acessar a intranet interna da escola onde poderão utilizar os computadores com seus login e suas senhas. Alguns alunos auxiliaram os demais com maiores dificuldades, o que foi um ótimo momento de partilha e colaboração entre todos.
        Finalizando a aula fizemos uma discussão com os alunos sobre a globalização, a abertura da economia brasileira e a baixa dos impostos sobre produtos importados. A valorização da nossa moeda perante as moedas estrangeiras, com impostos mais brandos, os produtos importados ficaram mais baratos e isso proporcionou, entre outras coisas, que pudéssemos importar novas tecnologias e aumentar a competitividade de nossas indústrias.
Refletimos com a pergunta: Isto influenciou ou não a vida das pessoas e das empresas? Foram experiências com pontos positivos e negativos? E em nossos hábitos de consumo somos consumidores ativos ou será que somos passivos? Ouvimos a opinião de vários alunos dando sua contribuição para melhor socialização do tema em sala de aula.
        Durante as atividades os alunos foram realizando as suas anotações no bloco de notas e após cada anotação socializamos estas anotações pedindo para alguns relatarem o que entendeu daquela atividade e discutimos cada ponto abrindo para participação de toda a classe.
         Para revermos o conteúdo sobre a atual forma de globalização das organizações e suas diversas formas de aprendizado, propus para os alunos realizarem dentro das atividades não presenciais, a serem entregues na próxima semana de aula presencial, pesquisas sobre a “queda de fronteiras econômicas entre outros paises”. As fontes podem ser: jornais, revistas (Pequenas empresa e grandes negócios, Exame, Vende mais Você S.A. etc) e Internet (sites do Sebrae http://www.biblioteca.sebrae.com.brque/ , etc), com utilização de recursos como textos, imagens, vídeos, etc.
Como atividade não presencial, também solicitamos aos alunos para que façam outras duas pesquisas: uma sobre a globalização e sua influência na vida das pessoas e das empresas; e outra sobre planejamento e sua importância nas empresas.
 Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre a entrevista com Luiza Helena Trajano I. Rodrigues, do Magazine Luiza, sobre lojas virtuais, globalização e internet.
Para cada opção escolhida, os alunos devem explicar por quê escolheram a resposta, a partir do texto estudado em sala de aula (Administração muda com o mundo).
Antes de concluirmos a aula, organizamos grupos de trabalhos contínuos, em que os alunos se agruparam por afinidades, cuja finalidade é desenvolver, a partir da próxima aula, como atividade extra-classe, a formação de uma empresa seguindo passo-a-passo o programa da apostila.
        Terminamos a aula com a música "Samba do approach" de Zeca Baleiro com Zeca Pagodinho, dando em papel impresso a letra da música com a versão das palavras estrangeiras. Juntamente com um vídeo tirado da internet pela pesquisa do VDownload assistimos ao vídeo no data show. Isto proporcionou um momento de descontração, cantando o samba de approach em conjunto com todos os alunos.
         Participaram da aula 31 alunos. Alguns faltaram provavelmente em decorrência da forte chuva que caiu na cidade entre 6:30 e 8:00 hs. I
Após cada aula, os alunos que não compareceram são por nós contatados por telefone, para averiguar o motivo da falta. Os alunos têm ciência de que não podem faltar mais que 2 vezes no curso.
         Esta aula foi bastante participativa, com momentos muito alegres e divertidos, com relatos de experiências vividas referentes às mudanças no mundo global da atualidade."
        
Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário