2º Módulo - Aula 6: A Escrituração Contábil

                                                                                    11/09/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.
  • Os alunos realizaram uma pesquisa sobre os descontos salariais. E procuraram saber sobre seus conceitos e as diferentes aplicações.
  • Os alunos realizaram uma pesquisa sobre assedio sexual e moral, suas características.
  • Os alunos realizaram uma Pesquisa sobre as diferentes formas de jornada de trabalho (turnos de revezamento, etc.).


Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para as questões de múltipla escolha referentes a João operador de maquinas da Empresa XPTO e sobre Jader funcionário de uma empresa que fabrica moveis.
Iniciamos a aula 6 A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL I” fazendo os seguintes questionamento:
 - As finanças de uma organização precisam ser muito bem registradas. É preciso documentar devidamente qualquer entrada ou saída de dinheiro. É preciso saber exatamente qual foi o montante pago ou recebido, em que data e por que motivo.
- Sem uma documentação muito precisa, seria impossível verificar se a organização teve lucro ou prejuízo ou mesmo fazer os relatórios financeiros, como o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício. Os alunos deram suas opiniões e sugestões, assim como relataram fatos conhecidos ou histórias sobre pessoas de sua convivência e contribuíram muito para a abertura desta aula.
        Em “Iniciando a Conversa”, levamos os alunos a conhecer o que uma empresa precisa para manter seus proprietários bem informados. Os alunos tomaram conhecimento de como desenvolver as habilidades de:
1. Organizar e coletar documentos e informações financeiras.
2. Elaborar relatórios administrativos e financeiros.
Os alunos tomaram ciência de como a documentação é fundamental numa organização, porque ela permite manter atualizadas informações que são muito importantes para a gestão financeira da empresa.
        Em “Por dentro do tema”, atentamos para a recomendação de retomar o capítulo 12 do módulo I onde os alunos, puderam trabalhar os conceitos fundamentais para o entendimento da escrituração contábil. Os alunos identificaram os fatos administrativos e como devem ser feitos os lançamentos, desenvolvendo a habilidade de:
1. Reconhecer os fatos administrativos.
2. Registrar adequadamente as operações financeiras.
3. Documentar as informações referentes a compras, vendas, pagamentos e recebimentos.
4. Registrar, segundo as exigências legais, todas as movimentações que afetam o patrimônio.
5. Identificar os principais tipos de livros fiscais.
6. Caracterizar as exigências legais de um documento fiscal.
Durante o processo de leitura e compreensão dos textos fomos esclarecendo duvidas dos alunos assim como recebendo contribuições dos que já atuam no mercado de trabalho e passam muitas vezes por um processo semelhante em suas vidas. Os alunos foram fazendo as suas anotações no bloco de notas no sistema A.V
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que fala sobre evidenciar a função de um contador na empresa e como é seu trabalho, além de ressaltar a importância de se manter os impostos e os livros contábeis em dia. No vídeo aparece a entrevista com o Sr. Luiz Monteiro, auditor da Receita Federal,  que aborda a importância de um contador e apresenta questões muito importantes para uma empresa:
1. As atribuições de um auditor;
2. Fiscalização interna e externa;
3. Como é feito o trabalho de auditoria nas micro e pequenas empresas; 4. O que as empresas devem fazer para ficar em dia com a Receita Federal;
5. Quais as irregularidades mais comuns em micro e pequenas empresas e como podem ser evitadas;
6. Quais as punições que uma empresa pode receber por essas irregularidades.
Durante a exibição do vídeo fomos fazendo algumas pausas para pequenas discussões com os alunos com referencia a aos assunto abordados no vídeo.
Após a leitura dos textos e do vídeo apresentamos alguns Soft Ware da área contábil os quais  foram disponibilizamos pela empresa folhamatic onde se procedem a escrituração fiscal com o programa Efiscal, assim como o programa Telecont também da mesma empresa, onde uma aluna que já terminou o técnico em contabilidade nos demonstrou com bastante conhecimento os lançamentos contábeis, e a realização dos relatórios assim como apresentação de todos os livros  da área como Livro diário, Livro-razão, Livro contas-correntes, Livro-caixa, Livro de inventário, Livro registro de entrada de mercadorias, Livro registro de saída de mercadorias e Livro registro de prestação de serviços. Ao final eu demonstrei o sistema de folha de pagamento, e na próxima aula faremos alguns exercícios para um melhor aprendizado dos alunos em sistema especiais para trabalhar com a área contábil. Os alunos apreciaram muito estes conhecimentos fizeram muitas perguntas e ficaram interessados em aprender mais, onde ressaltamos que na escola é oferecido sábado a tarde cursos para aprendizagem destes programas.
Na seção “Fazendo e aprendendo” os alunos tiveram a oportunidade de identificar alguns conceitos fiscais e de refletir sobre a importância de manter o registro de fatos administrativos atualizados. Também aproveitaram a oportunidade, ainda, para identificar e justificar a utilização de alguns dos livros fiscais estudados. Os alunos resolveram, em duplas, as atividades da seção Fazendo e Aprendendo, registrando no bloco de notas.
Em “Vale saber” vimos a importância do sigilo profissional e da confidencialidade que as pessoas que lidam com a contabilidade devem manter.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Fazer pesquisa sobre os Livros diário, Livro razão, Livro caixa, Livro contas correntes e Livro inventário.
·        Apresentar exemplos de preenchimento dos Livros diário, Livro razão, Livro caixa, Livro contas correntes e Livro inventário e escrever sobre suas principais funções e importância.
·        Pesquisar sobre a importância do sigilo profissional e da confidencialidade na área contábil.
·        Fazer uma pesquisa sobre a música “Pecado Capital” do autor Paulinho da viola e comparar a letra da musica com a vida das organizações.  É preciso contar com um processo eficiente, caso contrario, o negócio poderá correr sérios riscos financeiros de sua opinião.
Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre a questão dos Livros de escrituração contábil e relacionar corretamente as características dos elementos da ciência contábil.
        

Vagner Corrêa Netto

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