1º Módulo - Aula 9: Estrutura da Organização

Iniciamos a aula 9 “A Estrutura da Organização” com a acolhida aos alunos e realizamos a socialização das pesquisas  das 10 horas não presenciais pelos alunos, as quais foram:
  • Pesquisas de notícias com exemplos de diferentes tipos de organização: sociedades limitadas, anônimas, cooperativas, associações e fundações.
  • Pesquisa em livrarias ou em bibliotecas ou no Mistério da Justiça no site http//www.justica.gov.br, sobre o novo código Civil Brasileiro sobre as sociedades em comandita por ações.
  • Pesquisa sobre o nome fantasia de algumas empresas através de leitura de notas fiscais, para verificar o verdadeiro nome da empresa.
  • Pesquisa extra-classe na cidade em que os alunos moram, onde funcionam os órgãos que devem ser consultados para a abertura de uma empresa, e especificar quais são os documentos necessários.
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “Uma empresa e seus 5 sócios”. Também colocamos outro teste da prova do ano de 2007 com o texto e “A campanha de uma empresa com análise e representação gráfica”. Quase na totalidade dos alunos presentes foi grande a assertividade das respostas dos quatro testes aplicados. Somente uma pequena parte ficou em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o porquê da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração, inclusive no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
        A seguir, utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Ao iniciarmos a reflexão do capitulo 9 reportamo-nos à figura inicial da lição, que a partir do texto é trabalhado o primeiro conceito sobre organização. Os alunos entraram em contato com o conteúdo do modo lúdico com o caso das equipes de remadores refletindo que é preciso definir todo o funcionamento, para isso, eles devem compreender que é necessário distribuir responsabilidades e tarefas, definir hierarquia e promover a integração de todos os funcionários que participam de cada departamento de uma empresa.
        Em “Iniciando a Conversa” um dos alunos voluntariamente realizou a leitura do caso dos remadores. Refletimos sobre a importância em dividirmos tarefas e responsabilidades nas organizações, de maneira a atendermos as especificidades do negócio e concretizar o planejamento estratégico projetado. Refletimos “Será que este tipo de situação acontece em toda empresa? Como elas podem ser evitadas? E como isto é apresentado em nosso cotidiano da própria vida?”.
         Aproveitando o enfoque das organizações passamos o vídeo do programa 19, que fala sobre a estrutura organizacional de uma empresa e  também que essa estrutura precisa ser organizada de forma que uma área
Interaja com as outras. Solicitamos  aos alunos que anotassem em seus blocos de notas durante a exibição, como é constituída a estrutura organizacional do Clube: os departamentos, as funções, as responsabilidades e as integrações entre os departamentos. Colocamos logo a seguir ao vídeo, quais são os departamentos apresentados e quais as funções existentes nesse time de futebol.
        A seguir os alunos realizaram as suas anotações no bloco de notas com relação à crítica da Carimbaí Ltda., respondendo aos questionamentos do “Agora é com você” e logo a seguir socializamos as opiniões dos alunos de modo geral. Refletimos sobre pensando na estruturas de empresas pequenas onde geralmente os funcionários sabem fazer um pouco de tudo e que à medida em que estas crescem, as funções vão se delineando segundo as necessidades das organizações.
        Em Por dentro do tema, estudamos os vários tipos de departamentalização:
·        Funcional: Administrativo, jurídico, Recursos Humanos e Financeiro. As funções de linha e assessorias e sua importância nas organizações.
  • Por produto
  • Geográfica
  • Por clientes
  • Matriciais
        Vimos a função e a importância dos organogramas nas estruturas organizacional que melhor se adapta às organizações contemporâneas.
        Já no programa 20 do vídeo apresentamos aos alunos o organograma de uma organização. Como é elaborado, qual sua importância e como deve ser estruturado para que em uma empresa todos sejam cientes dos cargos que ocupam e suas respectivas funções. Pedimos para que dois alunos fossem lendo como ocorre na prática destas organizações tradicionais e como acontece nas organizações contemporâneas.
        Para melhor enfatizar o conceito da utilização dos diversos tipos de organogramas e reforçando um melhor aprendizado por parte dos alunos, expusemos e explicamos um texto à parte, organizado pelo professor, chamado de “Departamentalização e conceitos”. O texto permitiu a reflexão sobre as vantagens e desvantagens do uso dos diversos tipos de organograma nas organizações, suas funções e objetivos. 
        Ao passamos o  programa 21 do vídeo  vimos como o trabalho em equipe faz a diferença para o bom andamento de uma empresa, ressaltando a flexibilidade e a proximidade entre os funcionários como ponto forte para o sucesso de uma empresa.
        Reforçamos o conceito da horizontalização do organograma que é utilizado atualmente nas organizações, seus efeitos na prática, a integração entre departamentos e a importância da delegação de poderes entre os empregados para a realização das atividades cotidianas de uma organização.
        Em “Fazendo e aprendendo” exercitamos na prática a utilização dos conceitos vistos durante a aula de departamentalização, organograma e funções dentro de uma empresa.
        Em “Vale saber”, apresentamos o conceito de liderança servidora, com sugestão da leitura do livro O monge e o executivo de James Hunter, que trata com muita propriedade esse assunto. O arquivo do livro será disponibilizado para os alunos durante a semana através do envio do mesmo por e-mail.
        Durante a aula pedimos a colaboração de diversos alunos para fazerem a leitura dos conceitos trabalhados, com discussões e exemplos. Como já estamos desenvolvendo uma empresa alguns destes itens já foram solicitados pelo professor orientador e os alunos falaram de suas experiências e de suas dificuldades para montar um organograma, assim como a formação dos orçamentos por departamentos do projeto que estão elaborando.
        Os alunos compararam as orientações técnicas com a formação das empresas que estão desenvolvendo, pois sempre a divisão de tarefas e responsabilidades a serem assumidas em cada etapa do desenvolvimento do projeto.
        Os alunos se reuniram em grupo para executar um exercício prático sugerido pelo professor orientador, em que cada grupo representa um departamento de uma empresa comum entre os grupos. Cada grupo deve executar certas atividades propostas como: organizar as funções, as atividades, os objetivos, o organograma de seu departamento. Estes devem ser feitos por esquemas e colocados em um flip chart, para serem apresentados na próxima aula. Cada grupo fará a exposição oral do seu trabalho.
       Para a atividade de montar uma empresa, os alunos se reuniram no final da aula e começaram a estruturar o projeto para dar o corpo do trabalho, distribuindo as tarefas para cada componente das equipes formadas.
          Antes de finalizarmos a aula apresentamos em power point três textos explorando os tipos de departamentalização nas empresas Mercedes, Volkswagen e  Toyota. Nesses textos são explorados os conceitos de produção, organização e controle de qualidade de cada uma desta empresas.
                
Vagner Corrêa Netto

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