2º Módulo - Aula 11: Administração da Produção e Operações

                                                                                    23/10/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema do WEBSAi para fazerem o su cadastro da avaliação institucional, após o cadastro os alunos entraram no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.
·        Os alunos pesquisaram sobre as inovações e evoluções que o sistema de produção vem sofrendo?
·        Os alunos pesquisaram sobre o processo de produção de algum produto próprio?
·        Responderam: Qual é sua opinião sobre a desigualdade da utilização dos recursos naturais e energia do planeta em relação aos países do Hemisfério Norte rico em relação aos países do Hemisfério Sul. Reflita o porquê desta desigualdade social.
  • Os alunos responderam também as questões não presenciais, de múltipla escolha sobre a questão a Herança do seu Manuel Carlos e sobre os novos sistema e métodos dos sistemas de produção.
Iniciamos a aula 11 Administração da Produção e Operações III” fazendo a leitura do texto inicial e discutimos com os alunos a importância da Administração da Produção, onde as organizações transformam matérias-primas para dar origem a produtos ou prestam serviços especializados ao mercado.
Levamos os alunos a Refletirem se em uma empresa, cada coisa ficasse num lugar diferente a cada dia. Já pensou numa montadora de automóveis na quais os equipamentos ficassem em lugares diferentes a cada semana? E uma fábrica na quais os responsáveis pela matéria-prima esquecessem de pedir novas entregas?Tudo isto seria um caos. Refletimos com os alunos como anda a organização da sua casa? Você sabe dizer exatamente a localização dos cômodos e o que tem dentro de cada um deles? E quanto ao seu trabalho? Você sabe onde estão todas as coisas? A localização é fácil? Os alunos refletiram e deram suas opiniões, com relação as questões propostas contribuindo com uma boa discussão de cada item dado.
 Em “Iniciando a conversa”, levamos os alunos adquirirem as habilidades a serem desenvolvidas que são: 1. identificar as dificuldades que uma organização enfrenta quando os seus gestores não planejam a utilização racional dos espaços e a adequação dos objetos e da estrutura física para o bom desempenho dos trabalhadores. Assim após a leitura da historia do seu Célio, solicitamos para os alunos dizerem os principais pontos da história  e fomos registrando na lousa.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que evidencia a importância da ordem correta dos produtos em uma linha de produção. A ordem tem influência direta no trabalho dentro de uma empresa. O vídeo aborda também os tipos de produção: produção contínua, sobre encomenda e produção por lotes além de apresentar uma fábrica de produção de pães, os maquinários, os procedimentos e funções. Apos assistirmos o vídeo ficou mais fácil identificarmos dentro da leitura que fomos realizando cada parte do processo pois tínhamos visto a parte pratica onde fomos associando a teoria a pratica demonstrada no vídeo.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
Em “Por dentro do tema”, tivemos o foco no desenvolvimento das competências de:
1. gerenciar a arrumação das máquinas e dos trabalhadores no espaço da produção;
2. administrar a transformação de insumos em produtos e serviço;
3. identificar e relacionar as dimensões físicas e abstratas das tecnologias;
4. relacionar o tipo de arranjo físico (de produto ou de processo) mais adequado ao tipo de sistema de produção (sob encomenda, em lotes, contínua) e as habilidades de:
a. aplicar métodos e critérios para escolher o local mais adequado para uma fábrica;
b. identificar as formas como alterações no arranjo físico podem afetar positivamente uma organização;
c. evitar folgas, estrangulamentos ou ociosidade ao longo do processo produtivo.;
d. promover a manutenção preventiva para evitar os problemas provocados pela manutenção corretiva no cotidiano da organização.
Aprendemos o que é Arranjo físico de produto também chamado de layout linear e sobre Arranjo físico de processo também chamado de layout funcional.
Apresentamos aos alunos  os Tipos de manutenção que se tem em uma empresa:
a)    Manutenção preventiva. Consiste numa programação de vistoria das instalações, de modo a prevenir possíveis falhas no funcionamento das máquinas.
b) Manutenção corretiva. Ocorre quando as máquinas dão problema.Por isso, é menos indicada, uma vez que está focada em verificar o funcionamento das máquinas só quando dão problemas.
Após a leitura realizada por alguns alunos voluntários propomos as questões de:
  • Como arrumar a fábrica?
  • O layout ou arranjo físico?
  • Você já pensou sobre a forma como você arruma sua casa Qual seria o resultado se você passasse várias semanas sem arrumar nada?
  • Se você vendasse seus olhos, como se fosse brincar de cabra-cega, conseguiria localizar seus objetos pessoais?
Os alunos refletiram e deram suas opiniões enriquecendo este momento da aula.
Aprofundamos com os alunos o conceito de tecnologia. Lembrando que a tecnologia diz respeito a um conjunto de atividades, técnicas e informações aplicadas à produção de bens e serviços.
Em “Fazendo e Aprendendo”, tivemos a proposta de uma atividade que fez com que os alunos refletissem sobre a importância da manutenção no processo produtivo e forçamos um debate, de maneira implícita, sobre o risco que se corre quando não se dá a devida atenção à manutenção preventiva.
Em Vale saber”, vimos que para os alunos possam adquirir competência a ser desenvolvida faz se necessário: observar, identificar e analisar os motivos que provocam as grandes filas de espera de clientes e usuários e suas conseqüências para as organizações responsáveis por elas.
Que um bom profissional deve ter os valores incentivados que são:
1. respeito pelo cliente;
2. boa imagem da organização;
3. fidelização da clientela.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Pesquisar sobre pesquisem sobre Tecnologia aplicada ao processo produtivo?
·        Pesquisar sobre os incentivos fiscais para a instalação de empresas?
·        Ler a matéria “Loja sob medida”,disponível em http://www.amis.org.br/downloads/gondola/g128/layout.pdf. Em seguida, visitar um supermercado e analisar como o espaço físico da loja foi projetado. Após a leitura e a visita ao supermercado, deverão registrar nos seus blogs algumas sugestões para a melhoria o espaço físico da loja, bem como relatar o que julgam funcional no local visitado.
·        Pesquisar sobre manutenção preditiva?
·        Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre tecnologia e sobre mudanças no arranjo físico.
Realizamos no final da aula a socialização dos estudos de caso sobre a teoria Científica Taylor Resolve um problema e outra sobre a teoria clássica Empresa Telelatina, onde os alunos deram suas opiniões e responderam as questões propostas,  vendo a parte pratica administrativa e podendo se exercitar como um futuro técnico em administração. 

Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário