Fábula discutida em aula : A Lebre e a Tartaruga


A lebre e a tartaruga



A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga.
– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada.
– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.
– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.
No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.
A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta.
Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...

Moral: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.

Um conto já bem antigo que pode no meio empresarial ensinar muito a cada um de nós, principalmente nestes tempos de crise.

Enquanto para alguns, crise representa um período negro, uma fase para ser evitada, tempos de demissão e etc. Para outros é uma oportunidade!

O mundo sempre está em mudanças, a tecnologia trás novidades a cada dia. Empresas mais resistente a mudanças tendem a ficar para trás.

As empresas como a lebre, com excesso de confiança em si mesmo e em seu produto, dormem na estrada da concorrência, e a tartaruguinha inofensiva, pequenininha e lerda vem se aproximando. Quando as “empresas lebre” se tão conta do que está acontecendo já é tarde. Muitas chegam a fechar as portas, outras têm uma queda drástica de suas vendas, perdem muito mercado.

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