1º Módulo - Aula 15: Marketing

Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos, passamos para a  socialização das atividades das 10 horas não presenciais, as quais foram:
  • Pesquisa sobre como funciona o imposto ICMS no Estado de São Paulo.
  • Pesquisa sobre marcas e patentes
  • Pesquisa no site www.inpi.gov.br. Relatar sobre o site. 
    Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “O leão vai deixar sua empresa nua”. Também colocamos dois testes da prova do ano de 2007 com os textos e “Analise algumas características do sistema tributário brasileiro”. A maioria dos alunos presentes apresentou grande assertividade das respostas testes aplicados. Somente uma pequena parte ficou em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o porquê da cada alternativa em seu erro ou assertividade.

Durante a correção dos exercícios os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração, inclusive no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
        Dando continuidade à aula, utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Ao iniciarmos a reflexão do capitulo 15, reportamo-nos à figura inicial da lição, que a partir do texto é trabalhado que tem O Marketing como foco, invariavelmente, o cliente. Para atingirmos este cliente temos de se pensar em posicionamentos estratégicos para conseguir ter sucesso nas investidas que podem ir do lançamento de produtos novos a relançamentos de produtos já no mercado. Convidamos os alunos a refletir sobre o perfil do consumidor, diferenciais que levam à compra e consumo de uma determinada marca; público alvo do comércio; análise de mercado etc. Também levamos o aluno a refletir sobre: será que somente empresas que utilizam estratégias de Marketing? Você utiliza estratégias de marketing no seu dia a dia? Quais fatores influenciam você a comprar determinado produto? Sobre o posicionamento de mercado e os diferentes tipos de posicionamento estratégico.
        Para melhor exemplificação, passamos o vídeo 37 do DVD Marketing com entrevista de pessoas para saber o que elas levam em consideração na hora de comprar e mostra que táticas algumas empresas usam para abordar seus clientes. Esse vídeo aborda os conceitos utilizados em marketing.
        Levamos o aluno a refletir que o Marketing tem como um dos objetivos fugir do lugar comum, ou seja, de provocar no público novas reflexões, desejos e interesses, inclusive disputando a confiança, credibilidade e fidelidade de novos e possíveis clientes.
        Em “Iniciando a Conversa”, temos uma reflexão sobre três ilustrações de restaurantes. Pedimos para que os alunos observassem um dos pontos mais importantes do marketing: o diferencial. Reportamos-nos a introduzir um debate sobre segmentação de mercado, ou seja, a comunicação é feita para um tipo de público específico, utilizando linguagem específica para ele.
        Para melhor abordarmos passamos o vídeo 38 do DVD Marketing com entrevistas com diretores de marketing que abordam as estratégias de marketing de suas empresas.
        Em “Por dentro do tema”, vimos a importância do posicionamento de mercado, ou seja, a empresa estabelece como quer ser vista e reconhecida no mercado, que para tanto, é necessário compreender os tipos de posicionamento estratégicos ou, mais especificamente, as estratégias competitivas genéricas. De maneira ampla, são as estratégias de marketing que são utilizadas para atrair os clientes.
         Apresentamos as atividades com três estratégias competitivas genéricas: Diferenciação, Liderança em Custo e Nicho de Mercado, na qual os alunos puderam identificar o diferencial que se apresenta em cada estratégia a ser utilizada, dando suas opiniões e participando das atividades.
         Deixamos clara a diferenciação significativa do produto ou serviço em relação aos demais concorrentes. Destacamos que a diferenciação pode se dar por diversas formas: qualidade do produto ou serviço que oferece atendimento personalizado, imagem da empresa ou marca do produto, pelo canal de vendas que utiliza etc. e estabelecemos uma relação de custos e recebimentos também diferenciados, pois uma vez que se oferece um produto e ou serviço diferenciado, certamente, a organização terá clientes dispostos a pagar um pouco mais por esta exclusividade. Reforçamos se um produto ou serviço não tem como se diferenciar muito dos outros que estão no mercado, como, por exemplo, o álcool para uso doméstico, a estratégia é ter melhores preços, com margem de lucro menor, o que levará a um grande número de vendas, consequentemente, maior lucratividade.
         Em “Fazendo e Aprendendo”, o aluno teve a oportunidade de refletir sobre qual o tipo de posicionamento estratégico está representado em dois anúncios. Então, foi interessante provocar uma reflexão sobre o que levou cada uma das empresas anunciadas a optar por um determinado tipo de posicionamento e não outro.
         Para melhor exemplificarmos as estratégias de marketing passamos o vídeo 39 do DVD Marketing, no qual vimos o que é marketing, o que é estratégia de marketing e a importância de se escolher uma boa estratégia de marketing.
         Vimos que segmentação de mercado é a divisão do mercado em grupos de acordo com características, necessidades e modos de ser semelhantes. A segmentação de mercado agrupa os indivíduos de acordo com o perfil socioeconômico, geográfico, psicológico etc. e, em função disto, procura dar foco a atuação da empresa.
        Em “Vale saber”, vimos a reflexão sobre a imagem que uma organização deve ter.Reportamos na construção desta imagem, a qual deve inspirar relação de confiabilidade, demonstrando responsabilidade, competência, respeito etc.
        Que a  construção da imagem (positiva) não é alguma coisa simples, pois envolve muito trabalho e ações que vão desde a satisfação que o uso do produto provoca à exposição da marca junto a eventos culturais, esportivos, sociais etc. Lembrando ao aluno de que a imagem (positiva) pode ser considerada um bem da empresa que é muito valorizado (bem intangível).
        Finalizando passamos o vídeo 40 do DVD Marketing que caracteriza o funcionamento de uma escola de samba, ressaltando que a administração está em todas as organizações e que uma boa administração é que faz a diferença no produto final.

        Foram propostas quatro atividades para serem realizadas dentro do período não presencial, a serem entregues na próxima aula presencial:
·        Selecionar três empresas de um determinado setor de entorno da escola, por exemplo, farmácia, supermercado e descrever as características de cada uma e o diferencial oferecidos aos clientes.
·        Que nicho de mercado você proporia para consumidores, com hábitos de consumo específicos para atender? Quais estratégias de marketing você usaria?
·        Fazer uma pesquisa sobre  endomarketing.
·        Os alunos devem responder às questões de múltipla escolha sobre “Propaganda na Net” e do texto sobre “Estratégias competitivas genéricas” e também do texto “Necessidades e desejos do consumidor” Para cada opção escolhida os alunos devem explicar porque escolheram a resposta, a partir do texto estudado em sala de aula.
      Realizamos as atividades enviadas pelo professor coordenador PFC2 na qual são revistos os conceitos trabalhados da aula de número 10 até a de número 14. Dividimos a sala em grupos, lemos as instruções, esclarecemos as duvidas e deixamos os alunos começarem as atividades e fomos orientando cada grupo segundo as duvidas que foram surgindo nós grupos.  Os alunos deverão entregar as atividades do PFC2 até o próximo sábado dia 26
                
Vagner Corrêa Netto

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