2º Módulo - Aula 7: A Escrituração Contábil

Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e os introduzimos no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades não presenciais.
  • Os alunos realizaram uma pesquisa sobre os Livros diário, Livro razão, Livro caixa, Livro contas correntes e Livro inventário.
  • Os alunos apresentar exemplos de preenchimento dos Livros diário, Livro razão, Livro caixa, Livro contas correntes e Livro inventário e escreveram sobre suas principais funções e importância.
  • Os alunos realizaram uma Pesquisa sobre a importância do sigilo profissional e da confidencialidade na área contábil.
·        Os alunos realizaram uma pesquisa sobre a música “Pecado Capital” do autor Paulinho da viola e compararam a letra da musica com a vida das organizações. 
Os alunos responderam às questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para as questões de múltipla escolha sobre a questão dos Livros de escrituração contábil e relacionar corretamente as características dos elementos da ciência contábil.
Iniciamos a aula 7 A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL II” fazendo a leitura do caso de Péricles e Camila abriram uma locadora de filmes.Mas, apesar de terem muitos clientes e uma ótima média de locações, a empresa não tem apresentado bons resultados financeiros. Colocamos para os alunos. Por que será?
Discutimos que o casal de empreendedores se deu conta do problema ao verificar que o capital da empresa, uma videolocadora, estava tão baixo que não teriam como financiar, num futuro breve, a compra de novos filmes em um número necessário para manter a quantidade e a variedade desejadas.Colocamos os alunos para refletirem quantas vezes as empresas ao iniciarem suas atividades não fazem o controle correto das suas contas e da sua contabilidade.

Em “Iniciando a conversa”, os alunos refletiram, de forma a  traçarem um paralelo entre o indivíduo e a organização. Procuramos  mostrar que, assim como as pessoas às vezes têm dificuldade de entender a evolução de suas contas pessoais, as organizações, de igual maneira, vão precisar de bons profissionais, capazes de as ajudar a administrar corretamente seus recursos. Os alunos desta forma desenvolverão a habilidade de:
1. Registrar as contas da empresa de forma adequada.
Durante o processo de leitura e compreensão dos textos fomos esclarecendo duvidas dos alunos assim como recebendo contribuições dos que já atuam no mercado de trabalho e passam muitas vezes por um processo semelhante em suas vidas. Os alunos foram fazendo as suas anotações no bloco de notas no sistema A.V
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que fala sobre o controle financeiro necessário a uma empresa e o que pode acontecer caso não haja um equilíbrio entre as receitas e as despesas.Mostramos  uma entrevista com o contador Maurício F. Pocopetz que aborda as diferenças entre a administração financeira de uma empresa e a administração financeira de uma casa, bem como suas conseqüências. Ele ainda alerta sobre a má administração e os benefícios que uma boa administração pode trazer para a empresa. Fala também sobre patrimônio, ativos, passivos, balanço patrimonial e plano de contas de uma empresa.
Durante a exibição do vídeo fomos fazendo algumas pausas para pequenas discussões com os alunos com referencia a aos assunto abordados no vídeo.
Em “Por dentro do tema”, convidamos os alunos a praticar muito. Começando a rever conceitos relativos ao Patrimônio, seus elementos e Balanço Patrimonial. Depois estudaram os conceitos de Conta, Despesas, Receitas, Débito e Crédito, Razão, método das partidas dobradas e balancete. A experiência indica que para aprender bem esse conteúdo é necessário a realização de todas as atividades com muita atenção. Ele terá a oportunidade de desenvolver as habilidades:
1- Reconhecer a origem e o destino dos recursos financeiros;
2-Identificar capital aportado e capital de terceiros;
3 Identificar tipos de contas;
4-Identificar contas de despesas e de receitas;
5- Identificar a natureza das contas utilizando a representação T;
6- Utilizar o método das partidas dobradas;
7- Elaborar balancete;
8- Reconhecer um plano de contas.
Durante a leitura fizemos a correção de todas as estruturas de Balanço Patrimonial apresentadas nas páginas 116, 117, 118 e 119 devem ser adequadas à Lei nº 11.941/2009.
Em fazendo e aprendendo s alunos resolveram os exercícios propostos sobre o conceito de conta, diferença entre conta patrimonial e conta de resultado e a classifique as operações abaixo como débito ou crédito.
No avalie seu conhecimento o aluno fez as atividades a seguir: Sobre quatro contas apresentadas. Assim como explicou sobre o que é débito para a Contabilidade? E crédito?
Dentro do “Vale Saber”, os alunos foram convidados a refletir sobre os valores de atitudes para o profissional de contabilidade, sendo a organização pessoal, um fator essencial para o trabalho bem-sucedido.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Como atividade não presencial, solicitamos aos alunos para que façam:
·        Fazer a pesquisa sobre a Lei 6.404/76, que define algumas disposições referentes ao plano de contas.
·        Elaborar um plano de contas de uma empresa de seu conhecimento com os devidos registros de dos fatos administrativos de diversas contas.
·        Fazer dois lançamentos contábeis. Transporte para razonete.
a) Compra de mercadoria a vista no valor de R$ 10.800,00 conforme nota fiscal nº. 20 da empresa ETEC S.A.
b) Venda de mercadoria no valor de R$20.000,00 para a Empresa Águia de Ouro Ltda., conforme nota fiscal 30D 10/09/2010.
Os alunos devem ainda, nas horas não presenciais, responder às questões de múltipla escolha sobre a questão dos sobre o setor da construção civil apresentando o balanço patrimonial de uma empresa de material de construção e a classificação das operações de credito e debito.
Terminamos a aula ouvindo a musica Pecado capital”, Pecado capital, de Paulinho da Viola e vários artistas.
      

Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário