2º Módulo - Aula 13: Administração de Estoque

                                                                                    13/11/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e realizamos a socialização das atividades não presenciais no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades.
·        Os alunos selecionaram uma empresa próxima a sua casa e pesquisaram sobre a logística dos processos de planejamento, execução e controle de processos? Pesquisaram sobre os incentivos fiscais para a instalação das empresas?
·        Os alunos refletiram sobre Quais os problemas que podem ocorrer com uma empresa ao não tomar cuidados da higiene e também de comprometimentos de qualidade do produto?
·        Os alunos pesquisaram sobre o que é logística reversa?
·        Os alunos também responderam as questões não presenciais de múltipla escolha sobre armazenagem e almoxarifado e sobre sistema de armazenagem de matérias.
Iniciamos a aula 13 Administração de Estoques” fazendo a leitura do texto inicial e discutimos com os alunos a importância da Administração de estoque, tanto na vida particular como nas empresas onde a organização tem necessidades muitas vezes imediatas de matérias como, por exemplo, para continuar um processo produtivo, etc. Refletimos sobre a despensa de uma casa simples até os depósitos de grandes corporações, nas mais diversas situações, há que prever o que vai ser necessário e manter o estoque em dia, como algumas linhas de produção que sofrem a falta de controle de materiais e, consequentemente, a falta deles.  Sendo assim foi possível o aluno perceber como a falta de organização quanto ao controle de estoque pode prejudicar um empreendimento.Durante  a apresentação do texto inicial tivemos varias participações dos alunos relatando das suas situação de constrangimento pela falta de algum item da despensa de casa e que muitas vezes o menu programa se transformou em algo bem diferente do que se idealizou inicialmente.
Lemos em conjunto a história do pequeno comerciante, o Sr. Pedro, com todos os seus problemas administrativos e principalmente na área de administração de estoque. A seguir refletimos como seria possível ajudarmos Sr. Pedro, de alguma forma, a evitar chegar a uma situação de tanto prejuízo.
        Em “Iniciando a Conversa”, o aluno pode perceber a importância de se controlar os estoques de maneira eficiente, principalmente relacionando à necessidade, preço, capacidade de armazenamento, demanda de utilização e até mesmo a validade do produto.

Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que evidencia importante dos setores dentro de qualquer empresa: o estoque. É lá que todos os materiais que serão utilizados pelos empregados estão guardados. Boa organização, planejamento e controle são essenciais para que este setor funcione adequadamente. Vimos a entrevista com a Alessandra Giglio, Diretora de Marketing de uma grande rede de supermercados, onde o nosso aluno pode conhecer o que é um centro de distribuição, como controlar os produtos, o estoque de segurança e a transferência de estoque, os fornecedores quanto à escolha e relacionamento, a compra de produtos e a gestão da cadeia de suprimentos.
Pedimos aos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
Em “Por dentro do tema”, apresentamos  ao aluno te a oportunidade de desenvolver as habilidades de:
 1. Identificar a importância do estoque em uma empresa;
2. Reconhecer os fatores positivos e negativos relacionados à administração dos estoques;
3. Identificar e caracterizar os diferentes métodos de definição dos níveis de estoque:
·        Métodos do consumo do último período,
·        Média móvel
·        Média móvel ponderada.
4. Identificar e caracterizar cada fase do fluxo de um processo de compras, desde a ordem de compra ao controle do recebimento da mercadoria comprada.
5. Reconhecer a cadeia de suprimentos como um sistema aberto que inclui o produtor, o distribuidor, o cliente e o fornecedor.
Desenvolvemos com os alunos na lousa os métodos de calculo da media móvel e móvel ponderada, explicando o mecanismo de funcionamento do calculo da media e também explicitamos sobre outros métodos que podem ser utilizados, como a moda e a mediana. Alguns alunos comentaram que estes métodos caíram na prova do ENEN.
Discorremos sobre o que é “Just in time” explicamos sobre a técnica japonesa como ela surgiu nos reportamos a parte histórica do Japão assim como sobre os teóricos Willian Edwards Deming e Joseph Moses Juran que levaram a Administração japonesa ser o que é. Bem como a sobre a contribuição administrativa dos teóricos japoneses Ishikawa, Kondo, Kusaba, Mizumo.
Em fazendo e aprendendo realizamos as atividades proposta de ajuda ao Sr. Jacinto, que é vizinho do Sr. Pedro, possui um comércio de eletrodomésticos a fazer a compra mais adequada. Calculamos com o método da média móvel ponderada e desejada quantidade de televisões que ele deverá comprar.
Na seção “Vale saber”, o aluno teve a oportunidade de rever a história da quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, sob a ótica administrativa. Dendo desta forma um ótimo momento para a reflexão.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
        Realizaremos a simulação da prova oficial para os alunos poderem ter uma maior firmeza na realização da prova final e realizamos algumas fotos.  


Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário