Controle na Empresa é Fundamental

O primeiro ano da minha empresa
Henrique Janini, dono da padaria Nonna Janini, conta como os preços cobrados podem ser diferentes dos preços cotados

Aconteceu mais uma vez e foi a gota d’água. Fazemos uma cotação semanal com nossos fornecedores sobre os preços da semana. Com ela em mãos, tomamos a decisão de qual deles comprar. Estamos com uma nova pessoa fazendo esse serviço de compra e ainda seguindo aquela ideia de formar uma equipe mais sólida.
Por isso fiquei mais atento. Ao comparar a nota fiscal de entrega de um fornecedor com o valor passado na cotação, qual foi a surpresa? Os produtos entregues estavam com uma diferença de até 30% dos valores informados no dia anterior. Liguei imediatamente para o vendedor e ao questioná-lo, ele respondeu: “Puxa, Henrique, que mancada. Realmente pisei na bola com você. Você não quer que eu deposite essa diferença na sua conta?”. Se vocês ficaram indignados com a resposta, imagine eu? Contatei o gerente do vendedor, comuniquei o ocorrido, mas não senti a mesma indignação por parte dele também.
Não tem jeito. Já é a segunda vez que isso acontece. Quando descobrimos essas ocorrências, tudo bem. O que me preocupa são aquelas que a gente não consegue enxergar, que passam despercebidas.
Controles são fundamentais em todo negócio. Diante disso, intensifiquei a implantação do sistema de retaguarda na loja. Matéria-prima, estoque, produtos acabados, produtos de revenda, entradas e saídas, tudo precisa ser mais bem acompanhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário