2º Módulo - Aula 14: De olho no Mercado !

                                                                                    20/11/2010

        Iniciamos a aula com as boas vindas aos alunos e realizamos a socialização das atividades não presenciais no sistema A.V., quando tiramos duvidas e fizemos as correções das atividades.
·        Os alunos definiram um ramo de empresa, selecionaram um produto e estabeleceram os itens necessários nos estoques para a sua fabricação. Apontaram a quantidade mínima de estoque para a produção de seu produto?
·        Os alunos estabeleceram se há ou não a necessidade de estoque de segurança e qual o método para a definição do nível ideal de estoque que você utilizaria em sua empresa?
·        Elaboraram um fluxo de um processo de compras para a empresa que já desenvolveram.
·        Os alunos assistiram ao vídeo de Logística da NATURA, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=JSdxG54jkns e observar  todo o processo do gerenciamento da cadeia de suprimento, faça uma análise pessoal por escrito deste processo
·        Viram e analisaram alguns vídeos do SEBRAE que trazem casos de empreendedores e consultores especializados, abordando questões do dia-a-dia do mundo dos negócios e valiosas dicas para o sucesso nos empreendimentos. Negócios & Soluções - Estoque - Parte 1/3 http://www.youtube.com/watch?v=_RA50x_yTz0 Tirar sua opinião pessoal.
·        Os alunos também responderam as questões não presenciais de múltipla escolha sobre estocar ou cantar eis a questão e sobre o plano de aquisição de materiais da empresa estokada.
Iniciamos a aula 14 De olho no mercado” fazendo a leitura do texto inicial e discutimos com os alunos da importância de uma especialidade no trabalho, e tudo o que não temos capacidade para produzir nos é fornecido por outros. Assim, o professor se alimenta com aquilo que o fazendeiro plantou, o fazendeiro cuida da sua saúde indo ao médico, o médico matricula os seus filhos na escola em que o professor dá aula, e assim por diante. Que o primeiro meio de troca se dava o nome de escambo.Que no Mercado a relação entre a oferta – pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços – e a procura – pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços.Questionamos os alunos sobre como seria se a prática de escambo (trocas) ainda fosse praticada hoje. Questionamos sobre as necessidades básicas: alimentação, vestuário etc. Durante este bate papo tivemos muita descontração e cada aluno deu sua idéia e apresentou um pouco de suas dificuldades do dia a dia em relação aos meios de consumo.
Pedimos a um dos alunos que fizessem uma leitura voluntária, e fomos discutindo e refletindo para melhor compreensão do texto.
            Em “Iniciando a Conversa”, apresentamos aos alunos a história de Chico que acaba de abrir uma pastelaria e assume um novo papel no mercado.Que no mercado a três fatores descidos que são:
·        Concorrentes
·        Consumidor
·        Fornecedor
        Nessa sessão o aluno pode desenvolver as habilidades de:
1. Analisar os fatores decisivos para o sucesso da empresa;
2. Caracterizar oferta e procura
3. Analisar o mercado comparando os pontos fortes e fracos entre a organização e seus concorrentes;
4. Observar e analisar as características dos possíveis fornecedores da organização;
5. Observar e analisar o perfil dos consumidores.
Dando continuidade a aula, passamos o vídeo de apoio que apresenta informações sobre as diferentes estratégias de mercado adotadas pelas empresas. No qual é entrevistado o Sr. Luiz Neto, proprietário de uma lavanderia tradicional de bairro, que fala das adaptações que teve que fazer, em sua empresa, para atender as transformações do mercado. E a entrevista com o Sr. José Ventura, Gerente de Expansão de Franquias de uma grande rede de lavanderias, que apresenta as estratégias que utiliza para enfrentar a concorrência. Oferta e procura, atendimento diferenciado, oportunidades e promoções são alguns dos conceitos que vimos no vídeo.
Fizemos uma analogia sobre os produtos vendidos no mercado que alteram de preço quando a sociedade tem por hábito consumi-lo, por exemplo: bacalhau na quaresma (tempo que precede a Páscoa – Comemoração religiosa), tender, peru e panetone no Natal, (Comemoração religiosa) entre outros, que assim pode auxiliar na compreensão da lei da oferta e da procura com os alunos.
Os alunos selecionem uma empresa conhecida sua e fizeram uma análise sobre o mercado: consumidor, concorrente e fornecedor da empresa. Tendo desta forma refletido sobre as organizações e sistematização dos conceitos das mesmas.
Em “Por dentro do tema”, o livro apresenta a história de Bruno e Renata, que pretende montar uma malharia próximo de onde moram. Já Bruno pretende abrir uma loja de roupas de crianças no shopping Center novo da cidade. A partir da análise das pretensões de Bruno e Renata, o aluno terá a oportunidade de desenvolver as habilidades de:
1. Analisar a participação da empresa no mercado.
2. Calcular os consumidores em potencial e a relação com os concorrentes da região.
3. Calcular o valor médio de compras.
4. Analisar o mercado em relação ao potencial de vendas da empresa.
Solicitamos aos alunos que se dividissem em dois grupos na sala e produzissem uma situação hipotética em grupo: uma empresa com todos os seus problemas de mercado e formas de trabalho e os cálculos de sua participação no mercado. Ao final da criação da empresa um dos alunos expôs o trabalho e o outro grupo da sala analisou sua participação no mercado, valor médio de compras e analisou as vendas relacionadas ao seu potencial. Em um segundo momento ouve a troca de situações, de modo que cada grupo ficou com uma situação criada por outro grupo.
Aproveitamos as situações para fazer uma correção coletiva, na lousa envolvendo o grupo que criou e o grupo que realizou a atividade: criando um ótimo momento de socialização e sistematização dos conceitos trabalhados nesta lição.
Em “fazendo e aprendendo” realizamos as atividades proposta onde tivemos varias questões dissertativas onde o aluno pode verificar os seus conhecimentos adquiridos nesta aula.
Em avalie seu conhecimento o aluno pode refletir sobre  uma empresa que resolveu inovar um pouco adotando um novo tipo de mercado planejado que vai afetar os concorrentes? O aluno também escolheu uma empresa que conhece bem ou que costuma freqüentar (por exemplo: um supermercado, uma loja ou um comércio do seu bairro). E analisou se este estabelecimento tem concorrentes. Como essa empresa se posiciona frente à concorrência?
 Na seção “Vale saber”, o aluno teve a oportunidade de refletir sobre a postura ética da empresas frente a seus concorrentes.
Durante as atividades os alunos fizeram as suas anotações no seu bloco de notas, dando suas contribuições, expondo suas duvidas, suas experiências de vida e sua participação.
       

Vagner Corrêa Netto

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