1º Módulo - Aula 4: Tipos de Planejamento

 Iniciamos a aula 4 “Tipos de planejamento”  com a acolhida dos alunos  e depois socializamos as pesquisas realizadas nas 10 horas não presenciais pelos alunos.
Os alunos responderam as questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “A geração Y - eles têm sede do quê?”, as novas gerações que estão assumindo o mundo dos negócios. Também colocamos outro teste da prova do ano de 2007 com o texto ”Descontente com o ibope, a Rede TV troca esporte por Telejornal” A maioria dos alunos acertou a resposta dos quatro testes aplicados, e alguns ficaram em dúvida da resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o porquê da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios e a verificação das pesquisas os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
              Desenvolvemos a atividade proposta sobre planejamento estratégico através do painel coletivo:
·  Primeiramente apresentamos 3 painéis com os títulos Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional preparado pelo professor em um Power Point. Exploramos os conceitos sobre os diversos tipos de planejamento vistos até então durante as atividades dada em aula.
·   Dando continuidade propusemos aos alunos apresentar o planejamento da vida de uma pessoa que tem como objetivos: casar, ter filhos, educá-los, apresentar boa saúde e ter uma poupança para envelhecer. Pedimos para eles elaborarem em um cartaz um planejamento a partir de uma proposta de vida
·  Dividimos a classe em grupos. Cada grupo elaborou seu painel, orientando-se pelas páginas do livro de cada tipo de planejamento: Estratégico, tático e operacional.
·  Cada grupo fixou os cartazes na lousa, apresentou seu painel explanando suas anotações feitas.
      Para finalizar convidamos todos os alunos que fizeram um semicírculo em volta dos cartazes e iniciamos um diálogo. Fizemos comparações com casos reais que acontecem na vida do cotidiano com o tema proposto, fixando o conteúdo da aula dada com idéias dos alunos expressas nos cartazes, refletimos que não somente aprendemos com o que explanamos, mas com a arte visual de desenhos de alguns cartazes.
      Durante a atividade dos cartazes percorremos cada grupo e discutimos juntos as abordagens a serem realizadas, incentivamos para que pudessem expressar a melhor forma de apresentação dos tipos de planejamento com os temas dados. Na apresentação muitos dos alunos superam as nossas expectativas pelo brilhantismo que deram às suas apresentações. Foram momentos de descontração, pois em alguns casos apareceram exemplos muitos divertidos em relação ao tema proposto, esta classe é muito participativa.    
    Apresentamos alguns momentos do trabalho em equipe dos alunos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário