1º Módulo - Aula 5: Planejamento Estratégico

Ao iniciarmos a aula 5 “Planejamento estratégico” demos primeiramente a acolhida dos alunos  e logo em seguida socializamos as pesquisas realizadas nas 10 horas não presenciais pelos alunos, as quais foram:
·        Os alunos fizeram um planejamento pessoal utilizando os conceitos de planejamento estratégico, tático e operacional. Deram suas opiniões através de socialização dos depoimentos e da participação de toda a sala.
·        Os alunos pesquisaram qual é a missão, a visão e os objetivos de uma empresa, como eles se definem utilizando como fontes: jornais, revistas e Internet. Foi uma grande contribuição para o inicio da aula, pois o tema tratado neste foi o planejamento estratégico.
·        Os alunos criaram uma situação para reflexão: Qual é o negócio? Deram um exemplo de empresa e identificaram qual seria o negócio, baseando em análises e estudos do capítulo 4 do livro do Telecurso TEC. Este exercícios foram bastante motivante, pois alguns alunos se sobressaíram na sua exposição ao relatar que tipo de negócio ele propôs e seus dizeres em relação à atividade desempenhada por aquele empreendimento.
·        Os alunos pesquisaram a poesia “Tática e estratégia” na página da internet http://www.palavravirtual.com/ e fizeram uma análise, com apresentação de sua opinião em relação aos dizeres da poesia.
Os alunos responderam as questões deixadas na aula anterior, e explicaram sua escolha de determinadas respostas para o texto “A primeira loja da rede de pão de queijo”. Também colocamos outro teste da prova do ano de 2007 com o texto “Hora do plástico”. A maioria dos alunos acertou a resposta dos quatro testes aplicados, e alguns ficaram em dúvida sobre a resposta certa. Revimos os conceitos da aula anterior e explicamos o por quê da cada alternativa em seu erro ou assertividade.
Durante a correção dos exercícios e a verificação das pesquisas os alunos participaram dando suas opiniões e colaboração no caso de algum aluno ter uma abordagem diferente.
        A seguir utilizamos o roteiro programado enviado pelo professor orientador.
        Iniciamos a aula com esse vídeo do YouTube:


Esse vídeo mostra um planejamento bem divertido. Mostra um menino de 7 anos que deseja ter um parceiro para o jogo de futebol. Planeja seu futuro estrategicamente de forma a alcançar o seu objetivo, com o nascimento de um irmão. Foi um momento de aprendizado com descontração e diversão, pois o vídeo que se chama “Planejamento estratégico” trata diretamente do assunto da aula dada.
        A seguir iniciamos um bate-papo fazendo a retrospectiva sobre os tipos de planejamento que vimos na aula anterior e realizamos algumas reflexões em nossas vidas, de quão importante é sabermos planejar desde o momento presente para um futuro próximo ou distante. Refletimos levando os alunos à oportunidade de aprofundar nossos estudos sobre Planejamento Estratégico com o vídeo do programa 7, onde é apresentado o planejamento estratégico e como são definidos a missão, a visão e os valores de uma empresa. Após o vídeo Primeiramente discorremos que o planejamento estratégico deve ser elaborado a longo prazo, de 3 a 5 anos, que ele envolve a tomada de decisões sobre objetivos e estratégias, estabelecendo os resultados e meios para alcançá-los. Logo em seguida levamos o aluno a pensar no segmento que motiva uma reflexão, propiciando a oportunidade de o aluno refletir sobre alguns fatores que devem reger a nossa própria vida, como por exemplo, qual é a nossa missão enquanto pessoa na comunidade.
         Em Por dentro do tema, entramos de fato na reflexão sobre a razão de existir de uma organização (Missão), a sua perspectiva de longo prazo (Visão) e quais são os Valores ou crenças que a regem. Levamos o aluno a observar que a identidade da organização começa a ser desenhada, construída e, portanto, deverá ser apresentada e divulgada a todos que precisam ou desejam conhecê-la (sócios, colaboradores, fornecedores, clientes etc.). Esclarecemos que atualmente, as organizações divulgam suas identidades em seus sites, abertos à consulta.
        Passamos o vídeo que apresenta o planejamento estratégico de algumas empresas com entrevistas de pessoas que trabalham no desenvolvimento e divulgação da missão, visão, valores e objetivos das empresas e da importância deles para o bom andamento da empresa. Neste programa falou-se sobre a criação de estratégias para se sobressair no mercado e como essas estratégias são necessárias para superar a concorrência. Durante a atividade reportamos da importância de termos em nossas vidas uma missão bem definida, sobre a visão de futuro, que devemos criar os nosso próprios valores e que coloquemos objetivos a serem alcançado em nossas vidas. Deixando claro que:
·        Missão é a definição do negócio;
·        Visão é a perspectiva de longo prazo;
·        Valores são idéias e crenças a partir dos quais se constrói a organização;
·        Objetivos são resultados globais e de amplo alcance que a organização deseja atingir em médio e longo prazo.
        Exploramos os conceitos dados sobre planejamento estratégico e suas particularidades.
        Em Fazendo e Aprendendo, o aluno teve a chance de aplicar, correlacionar e integrar o conhecimento construído durante o capítulo com a realidade que o cerca. Teve a oportunidade de demonstrar se realmente assimilou os assuntos abordados, pois na proposta de uma entrevista com diretores ou gerentes de lojas comerciais locais, cada um explicou o que são Missão, Visão e Valores para iniciar a conversa com o entrevistado que não estivesse familiarizado ou  habituado com essa nomenclatura ou, então, teve que  identificar nas respostas dadas às suas perguntas estes conceitos trabalhados durante a aula. Outra oportunidade oferecida aos alunos de exercitarem sua habilidade de identificar Missão, Visão e Valores, foi colocando o foco em sua família e em organizações com as quais convive (tal como a igreja que frequenta ou alguma outra instituição).
Para a melhor socialização dos conceitos estudados no capítulo propusemos para os alunos os exercícios da seção “Fazendo e Aprendendo”. Reuniram-se em grupos para construir uma resposta coletivamente, o que foi utilizado como momento de reflexão e discussão em grupos sobre os conceitos trabalhados durante a aula. Após a reunião em grupos os alunos apresentaram as suas respostas socializando com a classe os conceitos trabalhados em grupo.
        Durante o processo de aprendizagem, vimos ainda a importância de se fazer uma boa análise de suas Forças, das Oportunidades que se apresentam a ela, de suas Fraquezas e, também, de quais são as Ameaças que colocam em risco os seus negócios, o que chamamos em administração, de análise FOFA:
·        Forças: são os pontos fortes de uma organização;
·        Oportunidades: são as que existem no ambiente interno e externo das organizações;
·        Franquezas: são os pontos fracos onde a organização não é tão  boa como a concorrência ou pode melhorar;
·        Ameaças: fatores que colocam a organização em risco.
        Adentrando no tema “Vale saber”, foi proposta uma análise FOFA de si mesmo. Deixamos claro que a elaboração desse exercício é muito importante para o aluno, pois o ajudará a lançar um olhar particular sobre si mesmo, o fará refletir sobre o mundo e constatar a necessidade de ser protagonista de sua própria história.
         Após realizarmos a atividade proposta, pedimos para os alunos para formarem duplas e orientamos a compartilharem suas análises com seus parceiros, discutindo suas forças e oportunidades, suas ameaças e fraquezas.
         Deixamos claro para os alunos, que todo tipo de planejamento, embora seja de longo prazo, pode e deve ser revisto, a cada ano, e readequado, quando necessário, realinhando-se aos objetivos que a organização deseja alcançar e preparando adequadamente as pessoas envolvidas para enfrentar os desafios futuros.
        Analisamos com os alunos diversas situações sobre os vários tipos de conceitos apresentados durante o capitulo 5, procurando explorar sempre o raciocínio lógico do aluno nas tomadas de decisões propostas ao longo do capitulo.
        Durante as atividades os alunos realizaram anotações no bloco de notas. Ao final, pedimos para alguns relatarem o que entenderam daquela atividade e discutimos cada ponto abrindo para participação de toda a classe.
        Foram propostas 5 atividades a serem realizadas dentro do período não presencial, a serem entregues na próxima aula presencial:
·        Fazer um uma pesquisa das áreas de atuação da Nestlé e da Natura. Tipos de negócios que elas trabalham, produtos, público alvo, etc. Pesquisar em jornais, revistas e Internet
·        Pesquisar qual é missão, visão e objetivo da empresa Petrobrás. Pesquisar usando como fontes: jornais, revistas e Internet ou site http//www.petrobras.com.br
·        Os alunos devem fazer uma análise FOFA das empresas pesquisadas Nestlé e Natura, através dos sites das respectivas empresas
·        O aluno deve escolher uma loja comercial de seu bairro ou de sua cidade e fazer uma entrevista com os diretores ou gerentes do local. Explicar que está fazendo uma atividade do plano de estudos do Telecurso Tec. Fazer o seguinte questionamento:
A organização tem missão, visão e valores bem definidos.
Quais são eles?
     Os funcionários conhecem essas informações?
·        Os alunos devem responder às questões de múltipla escolha sobre A primeira loja da rede de pão de queijo e do texto “Os segredos de sucesso da Localiza”. Para cada opção escolhida os alunos devem explicar por quê escolheram a resposta, a partir do texto estudado em sala de aula (Planejamento estratégico).
Para a atividade de montar uma empresa, os alunos se reuniram no final da aula e montaram a missão, a visão, valores e objetivos da empresa criada por eles.
Para a semana vindoura eles irão sair a campo fazendo as pesquisas de orçamento para a montagem de uma empresa segundo um roteiro traçado pelo professor, pesquisando qual o valor para a abertura da empresa e quais os gastos seção necessária por cada departamento da mesma, forma de formação do capital.
        Terminamos a aula com a música "Este ano quero paz no meu coração" na voz dos Incríveis, dando em papel impresso a letra da música e apresentação de um vídeo. A atividade proporcionou um momento de descontração, quando todos cantaram em conjunto.

               
        
Vagner Corrêa Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário